CRAS comemora seu quarto ano e o bairro Rua Nova participa da ação social. Confiras outras notícias da PMFS

Oficinas, apresentações musicais e teste de glicemia na Rua No

A comunidade do bairro Rua Nova participa, neste sábado (08/10/2011), da ação social “O Cras na Praça”. O evento será realizado na praça Dona Pomba e marca as comemorações pelo quarto ano de fundação do Centro de Referência de Assistência Social Vanilda Barros Boaventura.

A programação terá início às 7h30 com atividade física para o grupo de idosas e mulheres do CRAS. Às 8h30 acontece a abertura oficial do evento. Dando seguimento à programação, haverá apresentação do grupo de música do Projovem Adolescente, às 9 horas.

As atividades seguem com a palestra “O que é o Cras e os serviços ofertados”, às 10 horas. A partir das 11 horas serão realizadas apresentações de flauta, dança do ventre e dança afro com os grupos do Projovem Adolescente. A ação será encerrada às 16 horas.

De acordo com a coordenadora do Centro, Priscila Souza de Feitas, a iniciativa tem como propósito divulgar para a comunidade os serviços oferecidos no equipamento. “O trabalho do CRAS consiste na prevenção e integração das famílias. Durante a ação social estaremos mostrando para as pessoas o trabalho que é desenvolvido na unidade e ofertando outros serviços na promoção à cidadania”, informa.

Além de atendimento com equipe técnica do Cras, o público terá acesso às oficinas de pintura em tecido, confecção de embalagens, corte de cabelo, manicure, reciclagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação para prevenção de DSTs e prevenção de doenças bucais com aplicação de flúor e distribuição de kits para escovação.

O Cras Rua Nova situado na rua da Mantiqueira, número 25, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16 horas. Segundo a coordenadora da unidade, 2.300 famílias estão cadastradas no Cras, que realiza uma média mensal de 200 atendimentos.

Treinamento para Guardas Municipais

Prepostos da Guarda Civil Municipal estão recebendo curso de capacitação para aprimorar técnicas de defesa pessoal, imobilização tática e operações especiais. Na manhã desta sexta-feira (07/10/2011), a terceira turma composta por 25 integrantes recebeu instruções sobre armamento de tiro com espingarda calibre 12. As aulas estão sendo ministradas na Escola de Segurança Acerto, localizada na rua Cupertino Lacerda.

“O treinamento também serve para testar o psicológico e a resistência física dos guardas. Precisamos estar bem preparados para qualquer situação adversa que possa acontecer em nosso trabalho”, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves. O curso é divido em aulas teóricas e prática, e vai capacitar 85 prepostos da corporação.

Para o guarda municipal Eliedson da Silva, o curso é um incentivo para a categoria. “A atualização é muito importante e nós só temos a ganhar”, considera. Alessandra Regina Brito diz que ganhou mais agilidade e autonomia no trabalho através do curso. “Aprendemos a resguardar a nossa vida e a do colega”, afirma.

O curso foi iniciado no mês de agosto e o encerramento está previsto para o dia 15 de outubro. A formatura será realizada na nova sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), localizada na rua Castro Alves, nº1038, Centro

Índios conhecem Museu Parque do Saber

Índios da aldeia Pataxó hã- hã -hãe, localizada no município de Pau Brasil, extremo sul da Bahia, visitaram o Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, na manhã desta sexta-feira (07/10/2011). Na oportunidade, eles fizeram apresentações da dança sagrada do Toré e, depois, assistiram clipes de alguns vídeos sobre a formação do universo.

“Nossa tribo tem uma relação muito forte com o céu, a lua e estrelas. O sol é o que nos dá força. Fazemos sempre rituais ao nascer do sol e ao entardecer, à luz da lua, para nos livrar das energias negativas, retirar as impurezas de nossas almas”, destacou o índio Rodrigo Rocha, coordenador do grupo.

Ele ressaltou ainda a importância dos astros no dia a dia da tribo. “O plantio é orientado pelas fases da lua e até na hora do parto das mulheres sabemos se a criança é menino ou menina pela lua”, acrescentou.

Os índios vieram à Feira de Santana para fazer uma apresentação cultural no Encontro de Desenho, Cultura e Interatividade, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e demonstraram interesse em conhecer o Planetário do Museu Parque do Saber.

“A visita foi uma surpresa e muito importante como experiência cultural. Os índios vieram em busca de conhecimento e também aprendemos muito com eles”, observou o diretor do equipamento, Basílio Fernandes.

Alunos da rede particular de ensino em visitação ao Museu adoraram a presença dos índios no local. “Muito legal ver as danças e como eles se vestem”, afirmou o estudante de apenas 10 anos, Marcos Oliveira. “O Planetário é incrível e ainda pudemos ver os índios de perto. Gostei muito”, completou Vinicius Souza.

Serviço de retirada e podas de árvores

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, realizou a retirada de uma árvore que tombou na rua Honorato Bonfim, no bairro Serraria Brasil, na manhã desta sexta-feira (07/10/2011). A ação imediata da Sesp desobstruiu o local, promovendo o fluxo de veículos e transeuntes na via pública.

“Fomos acionados por moradores do bairro e, de imediato, nos deslocamos até o local para liberar a área para pedestres e motoristas”, afirmou o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges. Ele acrescenta que qualquer solicitação sobre retirada de árvores caídas ou com risco de tombamento pode ser encaminhada ao departamento.

Os trabalhos de manutenção nas áreas verdes do município são feitos regularmente pela Sesp. Durante esta semana, os serviços estão concentrados na praça do Jardim Acácia. Somente no mês de setembro foram realizadas 390 podas de revitalização com levantamento e arredondamento de árvores em praças e vias públicas de Feira de Santana.

“Esta atividade é bastante comum em nosso departamento, pois os vegetais precisam ser renovados e limpos, evitando um futuro tombamento”, declara Jurandir Borges. O trabalho de poda é executado a partir de um diagnostico prévio desenvolvido pela equipe da Sesp, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

As solicitações podem ser feitas através dos telefones disponibilizados pela Sesp em horário comercial, de segunda-feira a sábado: (75) 3602-8121 / 3603-7771 ou na própria sede da secretaria, situada na rua Tupinambás, s/n , bairro São João.

Oportunidade de negócios na Expoceape

As pessoas que circulam pelo centro de Feira de Santana estão convidadas a visitarem a 7ª Expoceape, evento que reúne no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, mais de 140 expositores. A mostra é uma iniciativa do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, que acontece nesta sexta-feira (07/10/2011) até as 18 horas, e sábado (08/10), das 8h às 16 horas.

No local podem ser encontrados produtos como artesanato, biscoitos, doces, material de limpeza, acessórios de cozinha, todos fabricados em unidades do PAGER (Programas Associados de Geração de Renda) promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Departamento de Trabalho.

De acordo com o coordenador de Capacitação do Ceaf e organizador da feira, Herbert Schinke Martleld, a Expoceape tem como objetivo criar oportunidades para os comerciantes fazerem novos negócios e a sociedade conhecer o trabalho apoiado pela instituição.

“O Ceape trabalha com crédito, cursos e assessoria técnica. A nossa ideia é, além de proporcionar o comércio destes produtos, mostrar aos produtores como funcionam as vendas na prática. É uma oportunidade também de fazerem novos contatos e um momento de confraternização”, afirma.

Ivone Vitória Magalhães, diretora do Departamento de Trabalho da Sedeso, a Expoceape é uma excelente oportunidade para mostrar os resultados do programa de geração de renda que beneficia mais de 40 famílias no município. “Estamos expondo produtos das fábricas do PAGER e de nossos parceiros. Aqui estão presentes estandes das fábricas de vassouras, fraldas descartáveis, roupas íntimas, temperos, panos de prato, dentre outros”, afirma.

Maria do Carmo Brandão, que trabalha na Fábrica de Biscoitos e Unidade de Beneficiamento de Camarão, situada no distrito de João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), afirmou que eventos deste tipo implicam resultados positivos para os produtores rurais.

“As exposições são a melhor forma para as pessoas conhecerem o nosso trabalho, reconhecerem a qualidade dos produtos. Tem muita gente que se surpreende com o sabor dos sequilhos que é produzido na fábrica de Ipuaçu e acaba se tornando cliente. Isso contribui para aumentar a nossa renda”, destaca.

A artesã Maria Claudia Rodrigues acredita que a exposição irá impulsionar muitos negócios. “Acredito que várias pessoas vão se interessar pelos produtos que estão sendo comercializados durante esta feira, inclusive outros empresários”, afirm

Destino para mercadorias apreendidas

As mercadorias comercializadas de forma ilegal e apreendidas no centro da cidade estarão disponíveis aos proprietários mediante solicitação, após cinco dias úteis. É o que estabelece a portaria 22/2011, em vigor desde o último sábado (1º de outubro).

De acordo a portaria, os produtos recolhidos pela equipe de fiscalização do programa “Feira Cidadã” em vias públicas, feiras livres e mercados serão entregues aos donos após comprovação de sua propriedade, através de documentos, exceto em caso de reincidência.

“Estamos sempre recolhendo mercadorias das mesmas pessoas. Embora a gente ofereça a oportunidade deles retirarem os produtos sem pagamento de multa, os comerciantes retornam a cometer irregularidades”, afirma o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg.

Para os comerciantes que infringirem a lei novamente, as mercadorias serão doadas a entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O objetivo da portaria visa também alertar os comerciantes para o tempo que eles têm para buscar as mercadorias. Em alguns casos, os produtos ficam por longo período no depósito da Prefeitura e acabam estragando”, ressalta Magno Felzemburg.

Ainda conforme a portaria, o tempo máximo que as mercadorias recolhidas ficarão sob custódia da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) aguardando proprietários é de 30 dias, quando não se tratar de produtos perecíveis. Neste caso, se os donos não procurem a Setdec em tempo hábil, terão suas mercadorias doadas para entidades cadastradas no PAA.

Governo dialoga com agentes de trânsito

O Governo Municipal está em negociação com os agentes de trânsito. A categoria anunciou paralisação de advertência nos dias 10 e 11 de outubro (segunda-feira e terça-feira, respectivamente). O objetivo da intermediação é evitar eventuais prejuízos nos serviços prestados à população.

O secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, assegurou o diálogo entre a categoria e o Município. “As solicitações feitas pelos agentes dizem respeito a equipamentos e ao próprio operacional, e algumas já foram reparadas. Quanto à principal reivindicação, que é o reconhecimento do agente como fiscal de trânsito, já foi encaminhada ao setor jurídico”, informa.

O secretário ressalta que o diálogo sempre esteve aberto. “O prefeito Tarcízio Pimenta já recebeu os representantes da categoria por diversas vezes e providências estão sendo tomadas. Agora é preciso serenidade para aguardar o posicionamento do Município”, afirma.

Flailton Frankles observa que mesmo com a paralisação, 30% do efetivo estará trabalhando. “Tomaremos as medidas necessárias para que a cidade tenha o mínimo de atendimento necessário para o bom andamento do trânsito”, assegura.

Mil toneladas de asfalto na Comendador Gomes

A primeira etapa do serviço de pavimentação asfáltica da rua Comendador Gomes, no bairro Panorama, está sendo concluída nesta sexta-feira (07/10/2011). A via que é considerada um dos principais corredores de tráfego daquela região da cidade está recebendo cerca de mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

A execução dos serviços foi acompanhada pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta manhã. A obra está sendo feita pela Construtora Paisart, vencedora de licitação pública promovida pelo Município. Para os moradores e comerciantes que utilizam a via diariamente, a obra irá proporcionar uma nova realidade no local.

“Depois das obras de esgotamento sanitário essa rua ficou uma buraqueira só. Muita lama e poeira, e pedras soltas no meio da rua. A gente sofria muito. Agora vamos ter asfalto de qualidade, o que irá mudar completamente a nossa situação. E para melhor”, destaca a comerciante Marizete Nunes.

Para Adroaldo Ribeiro, que mora no local há 15 anos, a pavimentação asfáltica é um sonho antigo. “A gente que vive nessa avenida há muito tempo sempre defendeu a ideia que aqui deveria receber esse tipo de pavimentação. Agora o prefeito Tarcízio Pimenta está tornando o nosso sonho uma realidade”, observa.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressalta que proporcionar as melhorias nos corredores de tráfego da cidade também é fundamental para garantir a fluidez do trânsito. “A Comendador Gomes era uma reivindicação antiga da população. Estamos melhorando essa via, dando melhores condições de tráfego para as pessoas”, salienta.

Festival Nacional de Teatro Infantil

Feira de Santana sedia o 4º Festival Nacional de Teatro Infantil (FENATIFS). Participam 28 grupos de teatro amador e profissional dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro. As apresentações acontecem até esta sexta-feira (07/10/2011), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, no bairro Capuchinhos, e Centro de Cultura Maestro Miro, no Muchila I.

“Os espetáculos estão sendo levados para os bairros periféricos e também distritos. Este é um evento importante para o nosso município pois, melhora o nível cultural, formando público. Feira de Santana só tem a ganhar com isso”, destacou a diretora de Departamento de Atividades Culturais do Maestro Miro, Luluda Barreto.

A diretora ressalta ainda que, as salas de projeções disponíveis nos teatros do município comportam um bom público. “Temos capacidade de 315 lugares no Maestro Miro e 250 no Margarida Ribeiro. Nossos espaços estão aptos a receber qualquer produção a nível nacional”, avaliou Luluda Barreto.

Famílias comemoram casa própria

O sonho da casa própria está se tornando realidade para centenas de famílias contempladas pelo programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Em Feira de Santana mais de duas mil pessoas já foram beneficiadas pelo programa. Na próxima segunda-feira (10/10), as 720 unidades dos Residenciais Aviário I e II, localizados na rua Senador Quintino, bairro Aviário, serão oficialmente entregues aos beneficiários.

A solenidade, às 9 horas, contará com as presenças do prefeito Tarcízio Pimenta; governador do Estado, Jaques Wagner, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Para a operadora de caixa, Rosana Jesus de Araújo, que já está residindo no empreendimento, o recebimento das chaves de seu apartamento representaram o início de uma nova fase em sua vida.

“A minha mudança aconteceu em um momento muito especial. Tenho um bebê de dois meses e a loja onde eu trabalhava fechou as portas. Mas, não desesperei com os problemas, porque Deus me deu a minha casa para que eu possa criar o meu filho em um local digno, além de não precisar mais pagar aluguel”, revela.

O sentimento de alegria contagiou também a dona de casa Lucineide da Costa Santos. Ela destaca a infraestrutura do local com equipamentos para o lazer da criançada. “Morava de aluguel em uma casa no bairro Capuchinhos. Esse apartamento é o resultado de anos de trabalho e sacrifícios. Meus filhos agora moram em um condomínio bonito, organizado e com segurança”, afirma.

O estudante Willian dos Santos Barbosa, de apenas sete anos, lembrou do momento de grande emoção vivido por seus pais quando receberam as chaves do imóvel. “Minha mãe chorou muito e dizia que este era o maior presente de Deus em sua vida. Eu também estou muito feliz, já fiz muitos amigos aqui no parquinho e na quadra de futebol”, declara.

Os apartamentos dos dois residenciais dispõem de toda a estrutura necessária, como vias pavimentadas, transporte coletivo e unidades de saúde no bairro. Cada imóvel possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com uma extensão de 42 metros quadrados.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120698 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.