Copa dos Bairros será iniciada neste domingo (02/10) mais de 1.500 atletas participam das competições. Confira outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A 11ª edição da Copa dos Bairros movimentará o final de semana nos quatro cantos da cidade. A competição conta com a participação de 52 bairros e 1.560 atletas e tem como objetivo construir uma integração entre os moradores. Os jogos têm início neste domingo (02/10).

“Um bairro visita o outro proporcionando o encontro das comunidades, entretenimento para as famílias, além de revelar novos valores”, afirma Wilson Passos, diretor do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Ele destaca que além de proporcionar o lazer para o feirense, o evento também oferece opção de uma renda extra. “A competição movimenta a economia da cidade, pois no entorno dos campos de futebol há comida e bebida sendo comercializadas”, destaca.

Os 52 bairros estão divididos em 13 grupos com quatro times cada. Na primeira fase todas as equipes realizam três jogos, em seguida dois times de cada grupo são classificados para a próxima fase, enquanto dois de cada grupo são eliminados.

Na primeira rodada estarão em campo 26 equipes em 13 campos da cidade. Wilson Passos destaca que o vencedor será conhecido através de dois jogos que devem ocorrer no mês de dezembro. O ganhador da Copa dos Bairros enfrenta o campeão da Copa Interdistrital, conhecendo assim o Campeão da Cidade.

A Copa Interdistrital reúne oito distritos de Feira de Santana, com um total de 240 atletas, 30 por cada equipe, que realizam sete partidas na primeira fase. A competição foi iniciada no último domingo(25) com dois jogos Humildes 0 x 1 Bonfim de Feira e Tiquaruçu 0 x 0 Matinha. Neste final de semana a Copa Interdistrital segue com quatro jogos.

Conclusão de asfaltamento da rua Pax

As obras de pavimentação asfáltica em diversas ruas de Feira de Santana seguem em ritmo acelerado, proporcionando mais conforto e segurança para motoristas e pedestres nos principais corredores de tráfego. Nesta sexta-feira (30) os serviços estiveram concentrados na finalização da rua Pax, bairro 35 BI.

Com 400 metros de extensão, a rua recebeu recapeamento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, neste sábado (1º de outubro) serão iniciadas as melhorias na rua Coronel José Pinto.

“Concluímos os trabalhos nessa rua garantindo melhores condições de trafegabilidade para motoristas e pedestres. Neste sábado iniciaremos a pavimentação da rua Coronel José Pinto. As obras de recapeamento nas demais ruas previstas no contrato, como a Araújo Pinho, Comendador Gomes e Vespasiano, dependem apenas da finalização de obras da Embasa”, informa Pinheiro.

Os serviços de pavimentação asfáltica em 14 ruas de Feira de Santana envolvem recursos próprios do Município da ordem de R$ 3 milhões. Para melhorias estão sendo aplicadas 11.400 toneladas de asfalto. Já foram concluídos os trabalhos nas ruas Aristides Novis, Praça Tiradentes, Juracy Magalhães, Castro Alves, trecho da avenida Sampaio, Aeroporto, Antonio Carvalho e rua do Fogo.

Tarde Dançante anima 9ª Semana do Idoso

Cerca de 700 idosos vivenciaram uma tarde diferente nesta sexta-feira (30). Com muita animação e disposição, eles participaram de uma “Tarde Dançante”, no Feira Tênis Clube. A atividade fez parte da programação da 9ª edição da Semana do Idoso, iniciada na última terça-feira (27) com uma caminhada.

De acordo com Ana Maria Silva, do Centro de Convivência D. Zazinha Cerqueira, o objetivo foi de promover um baile à fantasia em um momento de distração e interação entre os idosos. “A intenção é trazer alegria e descontração fechando esta semana de atividades promovidas em prol da terceira idade”, ressaltou.

Participando pelo segundo ano da Semana do Idoso, Maria de Lourdes Santos, 61 anos, estava animada em reencontrar amigos. “Participei de todas as atividades ao longo da semana e estou muito contente com a Tarde Dançante”, afirmou. Demonstrando timidez, Manoel Gomes, 75 anos, apenas observava a animada dança. “Não participei dos outros eventos, mas não podia deixar de conferir a Tarde Dançante”, disse.

Foram oferecidos lanche e água para todos os participantes, além de maquiagem, através de uma parceria entre o Laboratório IHEF e a empresa de cosméticos Boticário. Os eventos são uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

A Semana do Idoso termina neste sábado (1º de outubro). Pela manhã, acontece uma caminhada saindo da sede da Casa dos Conselhos, na rua Domingos Barbosa de Araújo, Kalilândia, e segue pelas ruas Edelvira de Oliveira e Aloísio Resende até a Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum) onde ocorrerá um dia de Ação Social para os Idosos.

De olho nos bairros no Sítio Novo

A Prefeitura de Feira de Santana reconhecendo a força do rádio apoia mais um projeto idealizado pela direção dos programas “De olho na Cidade”,“Bom Dia Feira” e “Linha direta com o povo”, veiculados na Rádio Sociedade AM. O projeto “De Olho nos Bairros” foi promovido na sexta-feira (30/09/2011), e segue até este sábado (1º de outubro), na Escola Municipal Oyama Figueredo, no bairro Sítio Novo.

A ação tem como objetivo abrir espaço no rádio para as comunidades apresentarem suas reivindicações, além de oferecer serviços gratuitos de saúde, atendimento jurídico, oficinas de artesanato, dentre outros.

“O nosso foco é trabalhar a responsabilidade social. Utilizamos o espaço da unidade escolar como referência, oferecendo serviços de aplicação de flúor, teste de glicemia, acuidade visual, palestras sobre saúde bucal e saúde da mulher, noções de primeiros socorros, além de ouvir as reclamações e sugestões dos moradores desta localidade”, explica o radialista Jorge Biancchi.

A vice-diretora da Escola Oyama Figueredo, Ainê Barbosa Fernandes, elogiou a iniciativa e destacou a importância de estimular os jovens a buscarem informação. “Nesse tipo de ação as nossas crianças têm a oportunidade de acompanhar de perto o que está acontecendo na cidade. Outro ponto positivo é a oferta de serviços gratuitos de saúde e cidadania para pessoas carentes”, avalia.

A dona de casa Eliete Bonfim participou da oficina de pintura em tecido e demonstrou interesse em se qualificar. “Às vezes as pessoas não dão valor a esse tipo de ação e perdem muitas oportunidades. Hoje eu descobrir que posso contribuir com a renda da minha família pintando toalhas, panos de prato e vendendo”, afirma.

Neste sábado, o projeto “De Olho nos bairros” conta com a presença de equipes das secretarias municipais de Habitação, Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Procon e com o ônibus do programa Feira Cidade Digital. “A nossa meta é atender duas mil pessoas nestes dois dias de ação. Hoje (sábado) os serviços serão realizados das 8 às 12 horas. Toda a comunidade está convidada a participar”, convida o radialista.

Novas ações para Aeroporto de Feira

A Prefeitura de Feira de Santana e o Governo do Estado vão dar início a uma série de ações no Aeroporto João Durval Carneiro para que o equipamento entre em funcionamento. Os primeiros passos são a conclusão do estudo de viabilidade econômica, execução do balizamento para voos noturnos, disponibilidade de equipamentos para o Corpo de Bombeiros e o georeferenciamento da área para que o Governo Municipal realize o zoneamento.

Além disso, as condições da estrada que dá acesso ao aeroporto serão aperfeiçoadas. As ações foram definidas na manhã desta sexta-feira (30), durante reunião entre os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, deputado estadual Zé Neto e o superintendente de Transportes da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Ivan Barbosa.

Também participaram da audiência o presidente do Aeroclube de Feira de Santana, Júlio Flávio, e o assessor do senador Walter Pinheiro, Cláudio Santos, além de outras autoridades. A reunião aconteceu na sede do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Na oportunidade, o chefe de Gabinete da Seinfra, Marcus Cavalcanti, informou que serão investidos em torno de R$ 6 milhões no aeroporto, no sentido de oferecer melhores condições de funcionamento. “O primeiro esboço do estudo de viabilidade econômica vai ficar pronto dentro de 20 dias para que o setor privado comece a se movimentar e trabalhe conosco”, disse.

Segundo o secretário Magno Felzemburgh, é necessário que o Governo do Estado realize o georeferenciamento da área para que a Prefeitura de Feira de Santana execute o zoneamento. “A partir dessa medida serão identificadas as construções em volta do aeroporto para que o equipamento entre em funcionamento”, afirma.

O deputado Zé Neto, por sua vez, afirma que os primeiros serviços desenvolvidos serão parciais, mas devem servir na ampliação do equipamento. Durante a reunião foi divulgado ainda que uma empresa aérea demonstrou interesse em operar no aeroporto, mas fez algumas solicitações como um prédio de combate à incêndio, extensão da pista em 600 metros e criação do procedimento Instrument Flight Rules (IFR)

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]