Comissão da ALBA ouve denúncia de abandono da Guarda Municipal de Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Guarda Municipal, a situação de abandono em que se encontra a instituição de Salvador pautou a discussão com a categoria na audiência pública da Comissão de Promoção da Igualdade (Cepi) do Legislativo estadual, nesta terça-feira (11/10/2011). Os agentes querem medidas urgentes para melhoria dos serviços, convocação de concurso público para aumentar o efetivo e um plano de carreira.

“Nós não temos estrutura nenhuma, falta até água”, alertou Jeiel Soares, coordenador do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps). Como encaminhamento, os deputados estaduais Bira Corôa (PT) e Bruno Reis (PRP) se comprometeram em apresentar um Projeto de Lei criando um Conselho Estadual para regulamentar e estabelecer as diretrizes da categoria.

“Temos que reconhecer o trabalho dos agentes nos municípios e estabelecer mecanismos que assegurem direitos para o trabalhador e qualidade dos serviços para a população”, afirmou Bira Corôa, que preside o colegiado. Já Bruno Reis destacou o papel do conselho para impedir possíveis desvios de função. “Tem lugar que o guarda municipal está sendo utilizado como porteiro e até como coveiro”, disse o republicano, proponente do debate.

Além da milícia de Salvador, a audiência contou com representantes da Guarda Municipal de Irará, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Tucano, Santa Bárbara e Cruz das Almas. Estiveram na mesa do debate o secretário de Reparação de Salvador, Ailton Ferreira, e o chefe da GM da capital, coronel Sérgio Raykil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109816 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]