Coletivo Regional de Jovens comemora chegada da UFRB no semiárido da Bahia; Campus será implantado em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS), entidade de jovens que atua em mais de 26 municípios dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II, tem motivos de sobra para comemorar depois que o governo estadual e federal anunciou a instalação de um campus de extensão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana.

A educação é uma das áreas estratégicas para o desenvolvimento da juventude, e tem sido pauta do Coletivo deste a sua fundação, que defende a regionalização e manutenção de ensino contextualizado com a realidade da juventude rural. Em municípios como Antônio Cardoso, Capela do Alto Alegre e Araci, o CRJPS conseguiu garantir através de apresentação de emendas ao orçamento municipal e parceria com representantes do poder público cursinhos preparatórios para o vestibular e o pagamento de despesas com transporte de jovens que estudam em universidades em outras cidades.

“A chegada da UFRB em nossa região estimulará a formação de capital social e garantirá que nós jovens possamos ajudar na contribuição do desenvolvimento de nossos municípios” afirma Dailson Andrade, diretor geral do CRJPS.

Durante os dias 01 e 02 de outubro (2011), membros do Coletivo Regional se reúnem em Valente para debater estratégias de mobilização dessa juventude, e trata, dentre outros temas, de uma forma de pressionar o Governo Federal para que acelere a chegada do campus para no território.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9606 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).