Após longa batalha, recém-nascido com uma cardiopatia congênita é transferido do HEC para o Ana Nery em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois de uma longa batalha, o recém-nascido Alisson Felipe Santos da Conceição, internado no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, com uma cardiopatia congênita, foi transferido nesta tarde de sexta-feira para o Ana Nery, em Salvador. O bebê, que precisa de uma cirurgia de emergência para corrigir o problema, deve realizar o procedimento na próxima semana no local.

Segundo o deputado estadual Targino Machado, que liderou a campanha para salvar a vida da criancinha, isso é uma vitória. “Tem que se fazer um carnaval agora. Depois de muita pressão, diversos pedidos e o risco de ser preso por desacatar uma liminar, o governador resolveu transferir a criancinha. Mas, como nem tudo é perfeito, a Secretaria de Saúde de Governador Mangabeira teve que pagar 2.800 reais para alugar uma ambulância e levá-lo até a capital”, disse.

De acordo com o parlamentar, a saúde no estado está um caos. “Esse foi um exemplo que a saúde em nosso estado está cada dia na UTI. Quantas pessoas estão precisando de uma ajuda como essa, mas não tem o apoio de um parlamentar? Precisamos lutar por mudanças na nossa querida Bahia”, afirmou.

A criança nasceu no dia 6 de setembro e teve alta em seguida. Contudo, ele retornou ao hospital dois dias depois para ser internado com o seguinte histórico: desconforto respiratório e dificuldade para mamar. Ao chegar à emergência do HEC, o bebê foi encaminhado para a UTI, saturando em 50%.

Os médicos resumiram a situação de Alisson com seguinte quadro clínico: acidose metabólica, insuficiência respiratória, distúrbio de coagulação plaquetopenia, transposição de grandes vasos, risco infeccioso e piora infecciosa, e acrescentam risco iminente de morte. Há mais de um mês, os responsáveis pelo caso no HEC pedem socorro às autoridades, sem sucesso.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108873 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]