Acontece durante os dias 5 a 8 de outubro o fórum Nacional de Reitores da Abruem no Catussaba Resort Hotel, em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Qualidade da gestão acadêmica, é o tema central que está na pauta dos debates do 49ª Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que acontece de 5 a 8 de outubro, no Catussaba Resort Hotel, em Salvador. O evento vai reunir cerca de 100 gestores de instituições de ensino superior (IES) de todo o país.

O fórum é uma realização da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A organização desta edição tem como parceiras a Uneb e as universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“É uma honra para nós que a Bahia seja anfitriã desse importante evento nacional. O encontro vai permitir que compartilhemos as ações exitosas na administração do ensino superior público aqui no estado, contribuindo com a construção de novos paradigmas para o aprimoramento da educação”, avalia o reitor da Uneb,LourisvaldoValentim.

Segundo o secretário executivo da Abruem, Carlos Roberto Ferreira, a partir do evento, pretende-se construir um relatório apontando novos projetos, dificuldades e sugestões das IES para o ensino superior público. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

“Estamos finalizando um levantamento sobre as instituições, que foi solicitado pelo MEC após reunião realizada em agosto. A intenção é que as propostas que serão apresentadas no encontro possam intensificar a parceria com o governo federal, garantindo novos recursos para as instituições estaduais e municipais”, pontua Carlos Roberto, que é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg), no Paraná (PR).

A partir da reunião com o MEC, acrescenta o secretário executivo, foram formadas câmaras de apoio técnico para avaliar as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior nas áreas de graduação e pós-graduação, extensão, educação a distância (EaD) e internacionalização, e sobre hospitais de ensino. “Os resultados desse trabalho também serão apresentados nesta edição do fórum”.

Autonomia

O 49ª Fórum Nacional de Reitores da Abruem vai reunir representantes das 41 instituições públicas filiadas à associação, em uma intensa programação.

A abertura do evento, prevista para as 20h do dia 5, contará com a apresentação musical do cantor e compositor Tonho Matéria.

No dia seguinte, serão iniciadas as discussões acadêmicas. Destaque para a palestra Autonomia universitária e financeira das IES, que será proferida, às 14h, pelo professor Júlio Cezar Durigan, reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O reitor Lourisvaldo Valentim vai mediar o debate sobre o tema.

No mesmo dia, às 16h45, o coordenador de educação a distância da UNEB, Silvar Ribeiro, participa da apresentação da câmara sobre apoio técnico em EaD – presidida pelo professor Sebastião Iberes, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Vamos fazer uma síntese sobre as conquistas e os desafios da EaD, detalhando propostas para possíveis parceria com o MEC”, adianta Silvar.

Inovação tecnológica e o Sistema Nacional do Ensino Superior estão entre os assuntos que serão abordados nos últimos dois dias de evento.

Informações: e-mail [email protected]

*Com informações: UEFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]