Ações para o dia D de combate a dengue terá uma programação composta de atividades educativas e palestras. Confiras as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Distintas ações para mobilizar e alertar a população dos cuidados necessários para combater a dengue estão sendo planejadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). Os trabalhos estão voltados para a semana em que todo o Brasil comemora o Dia D de combate a Dengue – 5 de novembro. Instituições de ensino, bancos, órgãos públicos e empresas privadas estão garantindo apoio às ações.

Conforme a programação, um stand da Viep estará montado no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria de segunda-feira (31/10/2011) a sábado (05/11), para orientar os cidadãos acerca da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Estudantes das maiores escolas dos oito bairros que apresentam índice de infestação predial elevado – Mangabeira, Parque Ipê, Rua Nova, Brasília, Campo Limpo, Tomba, conjuntos Feira X e Feira IX, irão empreender ações junto às comunidades locais.

A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que a realização de atividades de caráter educativo é fundamental para a prevenção e combate da dengue. “Quanto mais a população receber orientações sobre a doença, mais estará atenta aos cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito. Instruir pode garantir a conscientização, e isso resultar na prática de tais cuidados”, ressalta.

A programação das ações de mobilização prevê, ainda, exibição de vídeos e realização de palestras nas unidades de saúde, sobretudo, naquelas localizadas nos oito bairros citados. A divulgação da campanha será realizada também através da inclusão de mensagens nos contra-cheques dos servidores municipais.

Na sexta-feira (04/11), os trabalhos de orientação serão realizados nas três Estações de Transbordo – Central, Norte e Sul. O Dia D será marcado com uma carreata no Centro, com saída das proximidades do Palace Hotel em direção ao Paço Municipal.

Mais calçamento no bairro Calumbi, pavimentação em paralelepípedo nas ruas Taruaçu e Taruaça

A Prefeitura de Feira de Santana continua percorrendo todo o município com as obras de pavimentação em paralelepípedo, seja na sede ou zona rural. Mais duas comunidades beneficiadas com a melhoria são das ruas Taruaçu e Taruaça, no Calumbi.

A obra foi autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quinta-feira (27/10/2011), juntamente com os vereadores Ewerton Carneiro, Alcione Cedraz, José Carneiro e Sebastião Alves. Logo em seguida, a máquina patrol deu início aos trabalhos nas duas ruas.

Os serviços serão executados pela empresa FMS Construções e Projetos Ltda., contratada pela Prefeitura de Feira de Santana através de licitação pública. O prazo estipulado pela construtora para terminar os serviços é de 30 dias.

“Ao todo, serão 2.500 metros quadrados de calçamento só nessas ruas, e um investimento próprio de R$ 110. 480.00”, informa o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

Os moradores acompanharam de perto o início dos trabalhos. Residente na rua Taruaça, o pastor Luciano Monteiro diz que a obra trará vários benefícios à população local. “O calçamento dá outra vida à rua, além de valorizar as casas. A gente sofre muito com os buracos, o que prejudica até os carros”, declara o pastor.

Alerta verde em Feira de Santana: Quartas Ambientais chama atenção para mudanças climáticas

“Desenvolvimento e Natureza: Um alerta verde em Feira de Santana” foi o tema da 12ª edição do Projeto Quartas Ambientais, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (26/10/2011) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), através do Projeto Guardiões do Futuro.

Durante o encontro, a professora titular do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Marjorie Nolasco, chamou a atenção dos participantes para a responsabilidade local quanto às mudanças relativas ao clima nas cidades.

“O processo de verticalização que vem sofrendo as cidades promovem barreiras físicas para o vento. Isso modifica o processo de circulação do ar, o que vai resultar no aquecimento”, destacou.

Houve também mesa redonda com os temas: Agrotóxico e Saúde; Os desafios dos resíduos sólidos, Caminhos e Parcerias abordados pelos palestrantes Flavia Ferreira, da Universidade Federal da Bahia; Aurea Chateubriand da equipe de Educação Ambiental (UEFS) e Eduardo Macário, da Secretaria de Meio Ambiente, respectivamente.

Participaram do evento representantes do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Corpo de Bombeiros, 35 BI, além das faculdades UNISA, FTC, Anhanguera (UNIDERB), Uniasselv, FAN e Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Comemorações pelo Dia do Servidor Público,dois almoços serão realizados nesta sexta-feira para celebrar a data

O sindicato dos servidores públicos municipais celebra a passagem do Dia do Servidor, comemorado nesta sexta-feira (28/10/2011), com a realização de dois almoços. A data será ponto facultativo nas repartições municipais, sendo mantidos serviços essenciais à população.

De acordo com o presidente do sindicato, Hamilton Ramos de Lima, um almoço será realizado no Centro de Abastecimento, na área administrativa, para os funcionários do equipamento com o sorteio de brindes.

Trabalhadores do setor de Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), e Usina de Asfalto, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), participam de um almoço comemorativo na garagem da Sedur. Também haverá sorteio de prêmios.

Congresso de Lideranças Estudantis, terá como objetivo eleger a nova chapa da Casa do Estudante, com realização de palestras e sorteio de brindes

A Casa do Estudante de Feira de Santana vai promover o 6º Congresso de Lideranças Estudantis no dia 2 de dezembro, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a partir das 8 horas. O evento tem o objetivo de eleger a nova chapa da Casa do Estudante, além de reunir alunos para assistirem a palestras e participar do sorteio de brindes.

Segundo o presidente da entidade, Alessandro Falcão, o congresso está aberto aos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, e pais de discentes. “Esperamos um público de aproximadamente 1.000 pessoas. Os estudantes que possuem sua carteira já estão convidados a comparecer para votar na chapa que o agradarem”, pontua.

Na manhã desta quinta-feira (27/10/2011), o presidente da associação e representantes da entidade se reuniram com o prefeito Tarcízio Pimenta, no Paço Municipal Maria Quitéria. O presidente da Casa do Estudante aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito pelo apoio dispensado à entidade. O 6º Congresso de Lideranças Estudantis tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

De Olho nos Bairros no Centro de Abastecimento irá oferecer diversas ações para comerciantes e clientes

Comerciantes, trabalhadores e clientes do Centro de Abastecimento terão a oportunidade de expor reivindicações e sugestões de melhorias durante a segunda edição do projeto “De Olho nos Bairros”, que será realizado no próximo sábado (29/10/2011), a partir das 8 horas, na área do estacionamento do entreposto comercial.

O projeto é uma iniciativa dos programas “De Olho na Cidade”, “Bom Dia Feira” e “Linha Direta com o Povo”, veiculados na Rádio Sociedade AM, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Estarão presentes as Secretarias Municipais de Serviços Públicos (Sesp); de Desenvolvimento Social (Sedeso) com equipe do Programa Bolsa Família; de Saúde (SMS) e de Comunicação Social (Secom). Haverá ainda a participação da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), Casa do Trabalhador e ônibus digital, disponibilizado pelo Programa Feira Cidade Digital.

A proposta do “De Olho nos Bairros”, comandado pelo radialista Jorge Biancchi, é oferecer à comunidade serviços gratuitos de saúde, atendimento jurídico e abrir espaço no rádio para a comunidade fazer reclamações e reivindicações.

“O público vai contar com serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia, palestras, orientações, além de terem a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pelas secretarias municipais”, destaca Biancchi. O “De Olho nos Bairros” já esteve no bairro Sítio Novo, no último dia 1º de outubro.

340 alunos da Escola Antonio Eloi da Costa, participam do desfile que marcará o encerramento do Mais Educação

Alunos da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, situada no bairro Baraúnas, participam nesta sexta-feira (28/10/2011) do desfile cívico de encerramento das atividades do Programa Mais Educação. O ato marca também as comemorações ao Dia das Crianças e à chegada da primavera. As 340 crianças e adolescentes saem do prédio da escola, às 9h, e percorrem as principais vias do bairro.

A principal atração do evento será a apresentação da fanfarra do Mais Educação, formada por 25 jovens.O programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece aos alunos da rede municipal a oportunidade de desenvolverem atividades lúdicas, no turno oposto à sala de aula, como oficinas de pintura, letramento, dança, além de reforço escolar em matemática e letramento.

O objetivo do programa é melhorar a qualidade de ensino, retirando jovens da situação de vulnerabilidade social. De acordo com a educadora Dilma Amparo dos Santos, a ideia é divulgar para a comunidade os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo. “O desfile é uma oportunidade para os alunos exporem e à comunidade conhecer o resultado dessa iniciativa”, afirma.

A 7ª Festa do Pescador no distrito de Ipuaçu irá apresentar alternativas para aprimorar a vida dos pescadores e ribeirinhos

A Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) promove entre esta sexta-feira (28/10/2011) e domingo (30/10/2011) a 7ª festa do Pescador e o I Seminário para o Desenvolvimento do Lago da Pedra do Cavalo. O evento que tem a parceria do Governo Municipal visa discutir e apresentar alternativas para aprimorar a vida de pescadores e ribeirinhos.

“A nossa meta é estimular a atividade em cooperativa, criar condições para a venda do pescado em valores justos com garantia de compra da produção e conscientizar os moradores da região da importância da preservação do Rio Jacuípe e Paraguaçu”, ressalta Jurandir Carvalho, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de Ipuaçu.

Durante o evento serão disponibilizados diversos cursos profissionalizantes, atividades voltadas para o estimulo pesqueiro, além de debates e palestras ministradas pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, Técnico da Bahia Pesca e o Superintendente Federal da Pesca, Abelardo filho.

A 7ª edição da Festa dos Pescadores acontece na Fazenda Mergulho, localizada na Margem do Rio de Jacuipe, próximo do lago da Pedra do Cavalo. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: http://www.sertaosustentavel.com.br/.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110047 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]