A semana nacional do livro em Feira de Santana teve como objetivo incentivar o hábito da leitura. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Feira de Santana foi marcada por uma série de atividades na Biblioteca Municipal Arnold Ferreira de Silva, promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa. A mobilização aconteceu no período de 25 a 27 de outubro e contou com a participação de mais de mil pessoas, entre jovens e adultos.

O evento teve como objetivo incentivar o gosto pela leitura e fomentar manifestações culturais relacionadas à realidade regional, contribuindo ainda para a formação de conhecimentos e promovendo a cidadania.

Durante a Semana foram realizadas algumas atividades, como curso de recuperação de livros, feira de livros, exposições, apresentações de dança, teatro e coral, rodas de leitura, sorteio de livros e visita à Biblioteca.

Vera Vilene Ferreira, diretora da Biblioteca Municipal, destaca a importância da realização de atividades que estimulem o hábito da leitura, em especial direcionadas ao público infantil. “A Semana Nacional foi instituída visando sensibilizar a comunidade para os benefícios da leitura. O hábito de ler promove o resgate de valores e proporciona conhecimentos”, afirma.

A professora da Educação Infantil, Milena de Araújo Rocha, também elogiou a iniciativa. “Eventos como este não podem deixar de acontecer. A Semana Nacional busca incentivar o hábito de ler, a promoção da cultura e, consequentemente, contribuir para boa formação social”, destaca.

Situação do homem do campo é discutida em reunião, os agricultores ainda enfrentam os efeitos do período de estiagem

Embora as fortes chuvas tenham contribuído para abastecer os reservatórios de água na zona rural de Feira de Santana, o homem do campo ainda enfrenta os efeitos do longo período de estiagem. A situação do trabalhador rural foi discutida entre representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), Ozeny Moraes, na manhã desta quinta-feira (27/10/2011).

De acordo com Ozeny Moraes, a situação na zona rural ainda é preocupante. “Apesar da chuva que tem caído nos últimos dias na cidade, os moradores do campo ainda precisam de assistência porque perderam 70% da produção”, afirma.

Ele ressalta que muitos produtores não tiveram suporte do Seguro Garantia Safra. “A Prefeitura de Feira de Santana, dentro dos programas de atendimento à agricultura familiar, assiste 12 mil produtores, porém mais de 9.500 não puderam contar com este benefício. A preocupação são essas famílias”, aponta.

Por conta da perda da safra do feijão e milho foi solicitado apoio junto ao Ministério da Integração Nacional e Defesa Civil, além do Governo do Estado, para viabilizar o fornecimento de cestas básicas e carros pipa. “O Conselho de Desenvolvimento Rural em conjunto com a Seagri busca amenizar a situação daqueles que ainda estão necessitando de apoio”, ressalta.

O encontro do CMDR é realizado mensalmente e conta com representantes da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), EBDA, SEBRAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, APAEB, CREA e Associação do Caroá.

A polícia Civil integrada à Central de Monitoramento, o reforço na segurança pública tem como obejtivo a redução da criminalidade

A Polícia Civil de Feira de Santana passará a integrar a equipe da Central de Monitoramento da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), situada na rua Castro Alves. O equipamento foi apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, nesta quinta-feira (27/10/2011), ao novo coordenador regional de Polícia Civil, delegado Ricardo Brito.

O delegado elogiou a estrutura moderna do equipamento e parabenizou o prefeito pelos investimentos aplicados em prol da segurança pública em Feira de Santana. Segundo Ricardo Brito, a Central de Monitoramento irá contribuir para a redução dos índices de criminalidade no município.

“Através do monitoramento das áreas com maiores índices de criminalidade, vamos discutir estratégias e ações de combate para garantir mais segurança à comunidade. É grande a necessidade de integração das polícias neste trabalho. Vamos disponibilizar agentes para atuarem 24 horas na Central e na próxima semana estaremos reunidos com o prefeito para discutir novas ideias”, afirma.

De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, o sistema de monitoramento, que já conta com aproximadamente 70 câmeras instaladas em diversas vias da cidade, já está interligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Estamos com imagens de novos locais, como Estação de Transbordo Central, Centro de Abastecimento, dentre outros. A cada final de mês, com as estatísticas em mãos, será realizada a análise de crimes para levantamento dos locais mais críticos da cidade. A partir disso serão reforçadas as ações de combate à violência”, informa.

O secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, destacou os avanços do Município no setor de segurança pública. “A Central de Monitoramento é o reconhecimento da necessidade que o cidadão tem de atendimento digno e garantia de segurança”, observa.

Servidor público municipal mais valorizado, os funcionários destacam os anos de atuação na Prefeitura municipal de Feira de Santana

Anos de trabalho dedicados à Prefeitura de Feira de Santana e à população. Este é o resumo da trajetória de muitos funcionários municipais, que nesta sexta-feira (28/10/2011) comemoram o Dia do Servidor Público. Das dificuldades encontradas outrora às vitórias conquistadas, em especial a valorização profissional, são décadas de distância. Eles são o maior patrimônio do Governo Municipal.

Com uma vida dedicada ao serviço público, a assistente administrativa Josélia Carneiro é uma apaixonada pelo que faz. Já são 31 anos no funcionalismo municipal. Após atuar 18 anos como chefe do Arquivo Público, está há pelo menos 12 no Gabinete da Prefeitura Municipal. Com tantos anos na casa, ela é testemunha viva da história política e administrativa da cidade.

“Houve uma grande valorização do profissional. O Governo Municipal investe na qualificação, na melhoria do atendimento e na formação intelectual dos seus servidores”, destaca Josélia. Ela destaca ainda os avanços alcançados pela Guarda Civil Municipal neste ano. “Os nossos colegas da Guarda Municipal agora têm seu Estatuto próprio e assim os seus direitos respeitados”, afirma.

Há 18 anos como guarda municipal, Reginaldo Conceição Pinto sabe muito bem a diferença do tratamento que hoje é dado à corporação. Ele relembra as condições precárias que enfrentou na sua chegada e avalia a grande evolução. “As melhorias se deram em vários sentidos: humanitário, de valorização do profissional e melhoria na qualificação”, diz Reginaldo, que está cursando Jornalismo.

Ele acredita que seu trabalho tem sido um grande aprendizado. “É uma experiência fantástica. Atuei oito anos na Secretaria de Educação e há 10 estou no Gabinete, mas sempre no atendimento ao público, algo que faço com muito prazer”, salienta o guarda municipal.

Para Vera Lúcia de Oliveira, a amizade no ambiente de trabalho é uma grande riqueza obtida nos 32 anos de atuação na Prefeitura. “Aqui fiz grandes amigos, que estiveram comigo nos momentos mais difíceis”, diz. Feliz com o que faz, a auxiliar de serviços gerais acredita que o profissional hoje é mais valorizado. “O servidor municipal ganhou mais respeito”, observa.

Estudante de Pedagogia, a assistente administrativa Maria do Carmo Oliveira está também há 32 anos na Prefeitura de Feira de Santana. “Encontrei no trabalho uma oportunidade de ampliar os meus conhecimentos, inclusive melhorando o meu atendimento. Hoje me sinto mais capacitada”, diz. Ela acrescenta que o curso de nível superior tem contribuído muito para melhorar o seu desempenho na função.

Autorizada pavimentação no Jardim Acácia, o calçamento foi iniciado nas ruas Shalon, Gênesis e Estrela da Manhã

Os moradores do bairro Jardim Acácia foram contemplados com o início de obras de pavimentação de mais três ruas. O serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta sexta-feira (28/10/2011). Serão pavimentadas a paralelepípedo as ruas Shalon, Gênesis e Estrela da Manhã.

As obras são oriundas de recursos próprios do município, com investimentos na ordem de R$ 123.607,00. O serviço será executado pela empresa Metro e Cia Construção Ltda, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura Municipal. O prazo para conclusão é de 60 dias.

Na oportunidade o prefeito Tarcízio Pimenta destacou que a pavimentação irá complementar os investimentos que vem sendo aplicados na localidade nos últimos anos. “Esta região do Jardim Acácia está recebendo as obras da Creche Escola, assim como a construção de uma quadra poliesportiva, além de ser uma das localidades contempladas com a praça do PAC, projeto do Governo Federal”, frisou.

O prefeito também garantiu a execução de um projeto para solucionar os problemas de drenagem pluvial e esgotamento sanitário no bairro. “Este é um problema crônico e uma reivindicação antiga dos moradores. E a Prefeitura vai fazer sua parte. No dia 10 terei uma audiência com o governador Jaques Wagner e vou pedir para que ele dê prioridade a essa questão”, salientou.

O início do serviço também foi acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. Na rua Shalon serão implantados 615 metros quadrados de paralelepípedo, mais 602 metros quadrados na rua Gênesis, enquanto na rua Estrela da Manhã serão colocados mais 707 metros quadrados de paralelepípedo.

* Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.