6º Leilão da Fazenda Garcez promete reunir, em Coração de Maria, importantes criadores de gado Nelore PO da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os primos Roberto e Luiz Garcez promovem a sexta edição do Leilão Nelore PO da Fazenda Garcez, localizada no município de Coração de Maria, vizinho a Feira de Santana. O evento promete reunir importantes criadores de Gado Nelore da Bahia e está programado para ocorrer neste sábado (29/10/2011), a partir das 11 horas.

O médico veterinário Francisco Sales Campos (Chico Sales) desenvolve a consultoria técnica do Leilão Garcez e a Bahia Leilões é a responsável pela organização comercial do evento. Chico Sales destaca que tradicionais criadores de gado Nelore PO estarão presentes ofertando e comprando um gado baiano que possuí 40 anos de aprimoramento genético.

“Vamos ofertar 38 lotes e preparamos o espaço para receber 400 convidados. Será um belo evento promovido para a família de criadores de gado Nelore. Em 2010, esteve presente o secretário de agricultura do estado da Bahia, Eduardo Salles, além de outros representantes de segmentos governamentais.”, explica.

Confira a entrevista com Chico Sales

Jornal Grande Bahia – O gado Nelore PO está em grande expansão no país, como consultor técnico da área, você se considera um dos pioneiros?

Chico Sales – Na veterinária na área de reprodução zootécnica somos realmente os pioneiros. Sempre trabalhei como autônomo dando consultoria a grandes empresas. Rodei o Brasil todo, vivi na região Norte, em Rondônia e no Pará, dando consultoria ao grupo Opportunity, Nas fazendas de Xinguara e Marabá.

Realizei um trabalho também no México de 1989 a 1991. Foram três anos, desenvolvendo aplicando técnicas de manipulação de embriões. Hoje dou consultoria a empresas como a Boa Luz, em Sergipe; Bahia Embrio do Doutor Elsimar Coutinho, Roberto Garcez e pequenos criadores que estão iniciando o trabalho de preservação e melhoramento da raça Nelore.

JGB – Por que o nome “Garcez”?

Chico Sales – Nós somos os promotores desse Leilão: João Roberto Garcez e Luiz Garcez, a consultoria é nossa. Orientamos essa genética baiana, que vem da importação de 1906, ou seja, são 105 anos de criação.

JGB – Da onde vem à genética do gado que vai ser vendido?

Chico Sales – A base genética do gado de Roberto Garcez vem do gado Suvarna, da fazenda Soraia e de João Zito Andrade, Fazenda Trindade.

JGB – Quantos e quais convidados estarão presentes?

Chico Sales – Em média 16 convidados. Como convidado especial teremos o lotes da Fazenda Trindade, como forma de homenagear o falecido criador João Zito Andrade. O Leilão contará com gado a campo e gado de elite, de criadores do porte de Paulo Brandão (Nelore EDAP), Roberto Freire (Nelore Fama), Miguel Pinto (Nelore Jacuricy). Também destacamos criadores como Wilson Marques (Nelore Ouro Bahia) e Marcos Mariane (Nelore API). São 16 convidados que colocaram a venda destacados animais de seus planteis.

Leia +

Morre um dos mais destacados criadores de gado Nelore do mundo, Joãozito Andrade

TCM emite nota de pesar por Joãozito Andrade

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9605 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).