Muquém de São Francisco: 165 famílias do povoado de Javi recebem hortaliças orgânicas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A primeira remessa de hortaliças orgânicas cultivadas por agricultores do assentamento Manoel Dias, localizado no município de Muquém do São Francisco, no Território de Cidadania Velho Chico, será entregue na próxima sexta-feira (14/10/2011) a 165 famílias do povoado de Javi, no mesmo município.

Além da entrega dos produtos, a equipe de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) do Núcleo Operacional (NO) de Ibotirama, juntamente com entidades parceiras, promoverá, a partir das 9h na biblioteca do povoado, um evento para incentivar e esclarecer às famílias sobre a importância da alimentação saudável.

Ao longo de um ano, as hortaliças cultivadas no assentamento Manoel Dias e no assentamento de Nice vão alimentar duas comunidades carentes do município de Muquém do São Francisco.

As famílias vão receber os alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que é executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e tem como parceiros a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A equipe de Ates orientou a realização de um cadastro por família, onde a Paróquia, juntamente com a Pastoral da Criança, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Agentes de Saúde do município, e uma comissão formada por três pessoas da entidade fornecedora (Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Manoel Dias), farão a seleção das pessoas para o recebimento dos produtos.

O PAA garante a compra antecipada da produção agrícola dos agricultores familiares e assentados. O dinheiro é depositado em uma conta bloqueada, que só é liberada quando as entregas dos produtos são realizadas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]