Violência na Bahia é noticiada nos Estados Unidos e aumento da criminalidade é destaque no The New York Times, um dos maiores jornais do mundo

violencia-na-bahia-e-noticiada-nos-estados-unidos-e-aumento-da-criminalidade-e-destaque-no-the-new-york-times-um-dos-maiores-jornais-do-mundoA onda de criminalidade que assola a Bahia foi assunto em um dos principais jornais do mundo nessa quarta-feira, 31 de agosto. O periódico norte-americano The New York Times (NYT)noticiou o aumento do número de homicídios e do tráfico de drogas no estado, o qual considerou “um dos lugares mais perigosos do Brasil”.

Em discurso no Plenário, o deputado Fábio Souto (DEM/BA) lamentou a forma como a Bahia é noticiada atualmente mundo afora e cobrou medidas efetivas do governo estadual para conter a violência. “O sistema público de segurança é uma vergonha. Ineficaz, mal preparado e mal equipado, perde de lavada a guerra contra os criminosos que tomaram conta da Bahia. Precisamos de investimentos para reestruturação e melhor preparação dos profissionais dessa área”, reclamou.

violencia-na-bahia-e-noticiada-nos-estados-unidos-e-aumento-da-criminalidade-e-destaque-no-the-new-york-times-um-dos-maiores-jornais-do-mundoIntegrante da Comissão Especial para Elaboração de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara Federal, Souto sugeriu que as autoridades baianas elaborem um plano para controlar a entrada e o repasse de drogas no estado, já que a crescente da violência está diretamente ligada ao tráfico de substâncias ilícitas. “É preciso ação imediata de combate às drogas na sociedade baiana. Isso só será possível com o comprometimento do governo estadual num trabalho minucioso junto às prefeituras e também às comunidades mais afetadas. Só assim começaremos a reverter a situação caótica a que chegamos, motivo de muita vergonha para todos”, destacou.

 Leia a matéria do NYT

As Prosperity Rises in Brazil’s Northeast, So Does Drug Violence

Veja as fotografias

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9745 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).