UFRB promete o RECITEC 2012 para Santo Antônio de Jesus e em 2013 está programado para Governador Mangabeira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No último dia de atividades da I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – RECITEC Recôncavo, nesta sexta-feira, 16 de setembro, a comissão organizadora do evento definiu as cidades-sedes das próximas edições. Em 2012, a RECITEC será realizada na cidade de Santo Antônio de Jesus. Já em 2013, será a vez da cidade de Governador Mangabeira receber o evento.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenador geral do evento, Carlos Alfredo Carvalho, demonstrou satisfação com a escolha das cidades e aposta em reuniões cada vez melhores a cada edição. “Sou a favor de que o evento tenha o caráter itinerante. Precisamos fazer com que mais pessoas tenham contato com as pesquisas acadêmicas e possam trocar experiências”, disse.

Na oportunidade, o diretor da Faculdade Maria Milza (FAMAM) Weliton Bastos se colocou mais uma vez disponível para a parceria no evento e expressou o desejo de sediar a edição 2013 no centro de ensino da instituição que está sendo construído em Governador Mangabeira. “A RECITEC deste ano já deu uma demonstração de que não é um evento de uma instituição em particular, mas sim do Recôncavo”, afirmou.

Representadas na reunião pela FAMAM, o pró-reitor Carlos Alfredo Carvalho agradeceu a todas as instituições parceiras da UFRB na realização do evento, a saber Embrapa, EBDA e Prefeitura de Cruz das Almas. Também destacou o financiamento da Petrobras, SEBRAE e Banco do Nordeste. E, por fim, o apoio da CAPES, CNPq, FAPESB, B&K, Colégio Estadual Alberto Torres e secretarias estaduais da Agricultura, Educação e Ciência e Tecnologia.

O pró-reitor anunciou que esses parceiros já sinalizaram a intenção de continuar apoiando o evento e que novos parceiros se somarão, a exemplo do IF Baiano que confirmou participação como realizador nas edições 2012 e 2013, uma vez que a instituição terá novos campi em Santo Antônio de Jesus e Governador Mangabeira. Ao final, ele convocou também os participantes da I RECITEC: “vocês que fizeram o sucesso do evento deste ano sintam-se convidados para as próximas edições”.

A I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – RECITEC Recôncavo foi realizada na cidade de Cruz das Almas, entre os dias 13 a 16 de setembro.

Encerramento da I RECITEC comemora sucesso do evento

O encerramento da I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – RECITEC Recôncavo, na noite da última sexta-feira, dia 16 de setembro, foi marcado pela comemoração do sucesso do evento e pela premiação dos melhores trabalhos da Apresentação Oral e Pôster.

A mesa foi formada pelo vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRB e coordenador geral da RECITEC, Carlos Alfredo Carvalho; o chefe geral da Embrapa, Domingo Reinhardt, e o diretor da Faculdade Maria Milza (FAMAM), Weliton Bastos.

O pró-reitor Carlos Alfredo abriu a cerimônia anunciando os números recorde do evento, que superaram a edição da SPBC Recôncavo sediada pela UFRB no ano anterior. A comissão organizadora registrou 8.542 inscrições, entre 5.532 na programação científica e 3.010 na RECITEC Jovem e 3ª Idade. No total, mais de 10 mil pessoas participaram do evento, incluindo os visitantes das feiras e exposição.

Ainda de acordo com as informações oficiais, foram realizadas 23 palestras, 19 mesas redondas, 78 minicursos, 102 oficinas e 5 feiras e exposição. Na parte acadêmica, foram registrados 1.300 trabalhos submetidos ao evento, dos quais 800 foram selecionados para a apresentação. “Um sucesso incontestável, principalmente para um evento que aconteceu de forma descentralizada”, lembrou o pró-reitor.

O envolvimento e a participação de toda a comunidade acadêmica, desde estagiários até pós-doutores, também foram lembrados. “Esse evento só foi possível graças ao esforço de todos”, disse o pró-reitor Carlos Alfredo. Ele agradeceu também aos parceiros e financiadores do evento. “Conseguimos com a RECITEC realizar o sonho de integração das instituições do Recôncavo”, comemorou.

Para o diretor da FAMAM Weliton Bastos, “fica o exemplo de que o público e o privado podem trabalhar juntos para dar bons frutos, desde que sejam instituições sérias e comprometidas ”. Para o chefe geral da Embrapa Domingo Reinhardt, as instituições do Recôncavo não podem deixar de se integrar para levar desenvolvimento para região. “Não só os números expressam o sucesso da RECITEC; muita coisa é imensurável”, disse.

O vice-reitor da UFRB Silvio Soglia falou sobre o orgulho e a responsabilidade de encabeçar um evento com a magnitude da RECITEC. “A história da UFRB, desde o seu início, é marcada pela superação e, mais uma vez, damos uma demonstração incrível dessa habilidade. Mostramos que somos capazes e temos força de realização”, relatou Soglia.

Na cerimônia, foram apresentados ainda os ganhadores da Premiação UFRB, que reconhece a comunidade acadêmica como forma de incentivo pelo trabalho realizado. Confira os ganhadores.

E, por fim, foram anunciados os premiados nas categorias Apresentação Oral e Pôster. Os 3ºs e 2ºs lugares de cada categoria foram contemplados com certificado do evento e os vencedores levaram, cada um, um netbook doado pela FAPEX. Confira os ganhadores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112884 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]