Surfistas prometem disputa acirrada durante a 2º etapa do VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011. Evento ocorre no Rio Grande do Norte

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Atletas das três categorias brigam por uma melhor colocação no ranking nacional a partir desta quinta-feira (08/09). De 14 a 18/09 são os melhores do mundo quem se apresentam em Barra do Cunhaú (RN).

A dois dias do início da 2ª Etapa do VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011, em Barra do Cunhaú (RN), atletas das três categorias se preparam para mais uma fase da competição mais importante da modalidade no Brasil. De 08 a 11 de setembro, kitesurfistas de diversas partes do país brigarão por preciosos pontos a fim de garantir a vitória da etapa e uma melhor colocação no ranking nacional. Em seguida, de 14 a 18/09, os melhores atletas mundiais do Freestyle se enfrentam no Kitesurf Wind Riders.

Modalidade mais olímpica do esporte, a Regata, que segue as regras da Federação Internacional de Vela, se torna mais competitiva a cada temporada. Repetindo a boa fase do ano passado quando se tornou campeão da categoria, o paraibano Wilson Bodete, garantiu a liderança ao conquistar a vitória na primeira etapa do campeonato, em Cumbuco (CE), vencendo oito das dez provas realizadas. No feminino, Nayara Licarião, conterrânea de Bodete, deixou suas adversárias para trás garantindo, também, a primeira colocação da categoria e a vitória da etapa.

“Vou continuar seguindo minha linha de treinamento e deixar a mente tranqüila para a competição em Barra do Cunhaú. Dessa forma espero manter a liderança até o final da temporada 2011”, contou Nayara, que luta pelo tetracampeonato nacional.

Assim como na Regata, as competições de Freestyle e Waves prometem muita competitividade e alto nível técnico por parte dos participantes. Ao derrotar a revelação da primeira etapa, Martina D´Eustáquio (CE), a pentacampeã e representante do Brasil no Circuito Mundial, Bruna Kajyia (SP) garantiu a vitória no Freestyle, saindo na frente no campeonato ao lado de Eudázio Silva (CE). No Waves, liderança dos irmãos cariocas Milla e Fillippe Ferreira.

“Eu mesma me surpreendi ao chegar na final com a Bruna. Agora já sei até onde posso ir e vou lutar pela vitória da etapa do Rio Grande do Norte e pela liderança no ranking”, disse Martina de apenas 13 anos, que realizou sua primeira competição na primeira etapa da competição, este ano.

Logo após o Tour nacional, entram em cena os melhores do mundo no Kitesurf Wind Riders, Circuito Mundial de Kite, que terá sua 9ª Etapa também realizada no paraíso do Cunhaú. Diversos atletas de dezenas de países brigarão por uma melhor colocação no ranking mundial, já que a espanhola Gisele Pulido e o holandês Youri Zoon garantiram, por antecipação, a vitória do campeonato na última etapa, realizada na Alemanha.

Nesta temporada, o VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois das etapas do Ceará e Rio Grande do Norte, será a vez dos atletas da categoria Waves enfrentarem os ventos fortes de Florianópolis. Já as disputas no Freestyle e Regata acontece em Vitória (ES), de 27 a 30 de outubro, como dito anteriormente. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.

Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Emprotur e Tam Viagens, operadora de turismo oficial do campeonato.

Também uma realização da Dream Factory Sports, a Etapa Brasileira do Circuito Mundial tem a parte técnica a cargo da PKRA.

Resultados da última etapa do VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011 (Campeonato Brasileiro):

FREESTYLE

MASCULINO
1- Eudázio Silva – CE – 1000 pontos
2- Tomás Teixeira – CE – 900 pontos
3- Ivanildo Ferreira – CE – 810 pontos
4- Evandro Silva – CE – 730 pontos
5- Carlos Madson – CE – 680 pontos

FEMININO
1- Bruna Kajiya – SP – 1000 pontos
2- Martina D´Eustáquio – CE – 900 pontos
3- Carol Freitas – RJ – 810 pontos
4- Stefânia dos Santos – CE – 730 pontos
5- Samy Marins – SC – 680 pontos

INICIANTE
1 – Set Teixeira – CE – 1000 pontos
2 – Carlos Mário – CE – 900 pontos
3 – Erick – CE – 680 pontos

REGATA

MASCULINO
1- Wilson Bodete – PB – 1000 pontos
2- Victor Adamo – SP – 900 pontos
3- Ricardo Dutra – PB – 810 pontos
4- George Feitosa- PB – 730 pontos
5- Pedro Carvalho – PB – 680 pontos

FEMININO
1- Nayara Licarião – PB – 1000 pontos
2- Carol Freitas – RJ – 900 pontos
3- Luana do Anjos – CE – 810 pontos

MASTER

1 – Luiz Nuno – 1000 pontos
2 – Chicó Moura – 900 pontos
3 – Cristobal Saubidet – 810 pontos

WAVES

MASCULINO
1- Fillipe Ferreira – RJ – 1000 pontos
2 – Fábio Nunes – SC – 900 pontos
3- Anderson Santos – PB – 810 pontos
3- Bruno Bordovsky – CE – 730 pontos
5 – Guilly Brandão – SP – 680 pontos

FEMININO
1- Milla Ferreira – RJ – 1000 pontos
2- Carol Freitas – RJ – 900 pontos
3- Maria Angélica – CE – 810 pontos
3- Nayara Licarião – PB – 680 pontos

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113628 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]