Sociedade baiana não quer Horário de Verão, afirma Deputado Carlos Geilson

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O governo do Estado está inclinado a ceder as pressões dos empresários e incluir, esse ano, a Bahia no Horário de Verão, contrariando os interesses da maioria da sociedade, segundo dados divulgados pelo próprio governador. No ano passado, Jaques Wagner disse que 46% da população preferiria manter os relógios sincronizados com o restante do país e somente 30% gostaria que a Bahia aderisse ao horário de verão. Outros 20% seriam indiferentes. Os dados foram divulgados pelo site oficial do governo da Bahia (Agecom).

Para o deputado Carlos Geilson (PTN) a medida é inócua para a Bahia, tanto que o governo federal, através do Operador Nacional do Sistema, que gerencia o setor energético, não recomenda que os estados das regiões norte e nordeste adiram à mudança em nome de uma economia de energia elétrica considerada insuficiente para impor uma mudança de hábitos à população. De acordo com a Coelba, a suspensão do horário de verão na Bahia é justificada por estudos do Ministério das Minas e Energia, que apontam uma queda no consumo de energia elétrica praticamente nula no estado.

“Eu fico preocupado porque já existe um lobby muito grande na Bahia para a volta do horário de verão em nosso estado. Mas sabemos que os tralhadores são os grandes prejudicados, enquanto a economia é praticamente nula no Norte e Nordeste. O próprio governador Jaques Wagner disse que não iria aderir ao horário de verão pois, diante dos outros estados do nordeste, a Bahia estaria se negando a acompanhá-los, e apoiando os estados das regiões sul e sudeste”, disse o deputado.

“Minha preocupação é que hoje, o governador negue o que disse anteriormente e ceda as pressões dos empresários dando as costas aos trabalhadores. Analise e veja a vida do trabalhador, daquele pai de família que vai acordar ainda no escuro, do estudante que vai acordar de madrugada e se expor a toda sorte de violência. Veja como toda a sociedade pensa e avalie os malefícios que o horário de verão pode causar”, concluiu.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109846 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]