Sistema de câmeras foi instalado em toda a área do Parque de Exposição para monitorar a EXPOFEIRA 2011.Confira mais notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O esquema de segurança da Expofeira 2011 conta com um completo sistema de monitoramento. A estrutura disponibilizada através do Programa Feira Digital em parceria com a Polícia Militar foi vistoriada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na noite deste domingo (04/09/2011), após a abertura oficial do evento. A Exposição Agropecuária de Feira de Santana segue até o dia 11 de setembro.

O sistema de monitoramento conta com 10 câmeras e uma central com monitores instalados no estande da Polícia Militar no Parque de Exposições João Martins da Silva. A partir da estrutura é possível registrar as ações que acontecem em toda a área do evento. O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), o coronel Hélio Alves Godin, observa que o sistema de monitoramento é fundamental para um policiamento eficiente durante a Expofeira.

“As câmeras funcionam ininterruptamente e tudo é gravado durante 24 horas. Qualquer situação suspeita é detectada e a equipe que trabalha na central aciona as patrulhas através do rádio. Esse mesmo sistema funcionou no São Pedro de Humildes e tivemos um índice zero de ocorrências graves”, aponta.

Acompanharam o prefeito durante a visita a primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta, o deputado federal Fernando Torres, o ex-deputado federal Jairo Carneiro, além dos vereadores Sebastião Soares e David Neto.

Muito forró na primeira noite da Expofeira

Repertório de músicas já conhecidas fez o público dançar

A primeira noite de shows da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2011) foi de muito forró. Apesar do frio, o público compareceu no Parque de Exposição João Martins da Silva para prestigiar as atrações. A mostra agropecuária foi aberta neste domingo (04/09/2011) e prossegue até o dia 11 de setembro.

O grupo Forrozão Livres para Voar abriu a noite de shows. As músicas selecionadas fizeram o público dançar. Em seguida a banda Balanço Gostoso, que participa da Expofeira pelo segundo ano, incluiu no repertório composições próprias e músicas já conhecidas do público como, “Vai a pé” e “Casa das Primas”, da banda Aviões do Forró, e “Amar não é Pecado”, do cantor Luan Santana. As duplas de dançarinos levaram para o palco um espetáculo de coreografias.

Durante a noite de shows, os visitantes da maior festa do agronegócio do interior da Bahia também curtiram a animação da banda Menina Faceira, Nildo Leal e Vibra Hoots. Homens da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar garantiram a segurança do público nos portões de acesso e em patrulhas distribuídas por todo o parque.

Nesta segunda-feira (05/09/2011) vão apresentar-se os artistas Roy Cigano, Sela Vaqueira, Forrozão do França, Luciana Alves e Beto Botho, a partir das 20 horas. As atrações mais aguardadas pelo público são o grupo Seu Maxixe, no dia 6, e os cantores Amado Batista, Roberta Miranda e Jauperi, na quarta-feira, sábado e domingo, respectivamente.

Há também as apresentações dos cantores Fernanda Brum e Irmão Lázaro no encerramento do Festival de Música Gospel, na quinta-feira (08/09/2011). Segundo o diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Edson Porto, as atrações da Expofeira 2011 foram escolhidas de forma a agradar o público e as que tinham disponibilidade na agenda.

“Esta é a única festa de todo o país no seguimento do agronegócio, que não se cobra o ingresso para entrar na área de shows e com atrações reconhecidas nacionalmente”, afirma. Ele acrescenta que no sábado (10/09/2011), quando haverá a apresentação da cantora Roberta Miranda, a previsão é de público de aproximadamente 50 mil pessoas.

Estudantes se preparam para o 7 de setembro

Antônio Elói da Costa apresenta programa à comunidade

Com o tema “Feira, Cidade Educadora com Mais Educação” os alunos da Escola Municipal Antônio Elói da Costa preparam-se para desfilar na avenida Presidente Dutra, no dia 7 de setembro, no qual comemora-se o Dia da Independência do Brasil. A proposta da instituição de ensino é apresentar e valorizar os programas “Mais Educação” e “Cidade Educadora”, do Ministério da Educação (MEC), que são desenvolvidos nas escolas municipais.

Segundo a diretora da escola, Maídia Alves de Lima, o principal objetivo é mostrar a importância dos programas para que outras unidades de ensino possam aderir. “Estamos ensaiando e confeccionando as roupas que serão usadas na fanfarra composta pelos próprios alunos. É de grande importância aproveitar esta oportunidade para divulgar para a comunidade feirense os resultados positivos alcançados através dos programas”, ressalta.

No dia 13 de setembro mais de 400 alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno vão participar da oficina de leitura e escrita, que será realizada na própria instituição. Para a coordenadora pedagógica, Alexandra Silva Correia, a leitura é fundamental para obter uma boa escrita. “Além das oficinas, desenvolvemos também diversos projetos na unidade como, coleta seletiva e aprender matemática através dos jogos”, pontua.

A paralisação de professores da rede municipal, articulada pela APLB desde o dia 17 de agosto, não atingiu a totalidade das unidades de ensino. Mais de 70% das escolas continuam mantendo suas atividades normais.

Moradores aprovam recuperação de praça

Serviços visam garantir um novo espaço de lazer no Morada do Sol

“Um sonho que hoje é realidade”. A declaração foi dada pela moradora Cleide Santana ao comemorar o início das obras de recuperação da praça do conjunto Morada do Sol, situada no bairro Calumbi. Os serviços executados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, visam garantir uma nova área de lazer com equipamentos e projetos paisagístico modernos.

De acordo com Carlos Almeida, morador do conjunto há 29 anos, o espaço estava abandonado. “A praça era usada como ponto de tráfico de drogas e esconderijo para marginais. Com a reforma da praça acreditamos que será um lugar mais seguro e tranquilo”, salienta.

A dona de casa, Tereza Cristina Rodrigues afirma que as expectativas são as melhores. “A recuperação vai nos proporcionar muitos benefícios: uma área humanizada e melhor frequentada. Este será um novo espaço para os nossos filhos se divertirem”, ressalta.

Segundo Tereza Cristina, o início das obras representa uma conquista para toda a comunidade. “Esperávamos por essa recuperação há muito tempo. Agora estamos confiantes e alegres, pois teremos um novo espaço para a diversão de toda a família”, confessa.

No local serão realizadas a recuperação da quadra esportiva, a construção de uma quadra de vôlei de areia, além da eficientização da iluminação e paisagismo. A praça esportiva fica situada entre as ruas C e B.

Centro Comunitário da Queimadinha concluído

Equipamento será inaugurado na próxima sexta-feira (09/09)

O Centro Comunitário do bairro Queimadinha será inaugurado na próxima sexta-feira (09/09). Dotado de sete salas, o equipamento visa atender a cerca de 800 pessoas mensalmente, através de cursos profissionalizantes e serviços como atendimento odontológico. O local foi visitado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (05/09).

A iniciativa tem o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. O vereador Sebastião Soares explica que as atividades do Centro Comunitário serão uma extensão do Projeto Esporte e Cidadania, desenvolvido há 13 anos no bairro. “O projeto atende as crianças, mas a partir do centro comunitário toda a família irá dispor de serviços assistenciais”, destaca.

No local serão oferecidos os cursos de corte e costura, tricô, bordado, informática, além do acesso gratuito a internet, através do Programa Feira Cidade Digital. “São cursos importantes e que podem representar uma nova alternativa de trabalho e renda para as famílias. O prefeito tem dado todo o apoio ao projeto e tem entendido a importância do equipamento para a comunidade da Queimadinha”, salienta Sebastião.

O Centro Comunitário também oferecerá atendimento odontológico para as famílias. “A Prefeitura tem tido a preocupação em apoiar e incentivar iniciativas como essa, de cunho social, e que oferece serviços importantes. Este é um projeto consolidado na Queimadinha e muito importante para essa comunidade”, avaliou o prefeito. A inauguração do Centro Comunitário está prevista para as 19 horas.

Centro Comunitário da Queimadinha concluído

Equipamento será inaugurado na próxima sexta-feira (09/09)

O Centro Comunitário do bairro Queimadinha será inaugurado na próxima sexta-feira (09/09/2011). Dotado de sete salas, o equipamento visa atender a cerca de 800 pessoas mensalmente, através de cursos profissionalizantes e serviços como atendimento odontológico. O local foi visitado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (05/09).

A iniciativa tem o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. O vereador Sebastião Soares explica que as atividades do Centro Comunitário serão uma extensão do Projeto Esporte e Cidadania, desenvolvido há 13 anos no bairro. “O projeto atende as crianças, mas a partir do centro comunitário toda a família irá dispor de serviços assistenciais”, destaca.

No local serão oferecidos os cursos de corte e costura, tricô, bordado, informática, além do acesso gratuito a internet, através do Programa Feira Cidade Digital. “São cursos importantes e que podem representar uma nova alternativa de trabalho e renda para as famílias. O prefeito tem dado todo o apoio ao projeto e tem entendido a importância do equipamento para a comunidade da Queimadinha”, salienta Sebastião.

O Centro Comunitário também oferecerá atendimento odontológico para as famílias. “A Prefeitura tem tido a preocupação em apoiar e incentivar iniciativas como essa, de cunho social, e que oferece serviços importantes. Este é um projeto consolidado na Queimadinha e muito importante para essa comunidade”, avaliou o prefeito. A inauguração do Centro Comunitário está prevista para as 19 horas.

3ª Semana de Enriquecimento Profissional

Evento realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Feira de Santana está realizando a 3ª Semana de Enriquecimento Profissional. O evento visa qualificar a equipe de servidores da Associação Bahia Central da Igreja Adventista do Sétimo Dia, abordando tópicos como valores, administração de tempo, trabalho em equipe e ética no ambiente de trabalho.

O prefeito Tarcízio Pimenta participou do evento e destacou a importância de ações que visam à qualificação das pessoas. Na oportunidade, ele também ressaltou as ações do Governo Municipal no âmbito da educação em Feira de Santana, como a reforma e recuperação de mais de 150 escolas, informatização das unidades, distribuição gratuita de fardamentos e material escolar para os alunos.

Durante o evento o prefeito também recebeu das mãos do pastor Geovanni Queiroz, presidente da Adventista no nordeste, o livro A Grande Esperança. A obra será distribuída em toda a cidade a partir do dia 12 de dezembro. O pastor José Wilson, presidente da Associação Bahia Central, destacou as ações sociais desenvolvidas pela igreja.

“O projeto A Grande Esperança consiste em ações que executamos durante todo o ano, pois além da questão espiritual também nos preocupamos com os problemas enfrentados pelas pessoas carentes. E a Adventista tem essa vertente social”, ressalta José Wilson.

Tarcízio parabenizou a igreja pela iniciativa. “Esse projeto vem de encontro com os investimentos do Governo Municipal. E quem mais ganha com isso é a nossa sociedade”, considera. Na oportunidade também foi anunciada a entrega do título “Feira de Santana: Cidade da Esperança”, no aniversário da cidade, no próximo ano.

Prefeitura negocia área para novas moradias

O objetivo é atender 87 famílias assentadas no Novo Horizonte

O secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, manteve contato com os manifestantes assentados no bairro Novo Horizonte, às margens da BR-116 Norte, na manhã desta segunda-feira (05/09). Ele esclareceu que o processo de desapropriação da área reivindicada pelo movimento está em andamento e se comprometeu a agendar uma reunião com o prefeito Tarcízio Pimenta ainda esta semana.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana está em processo de negociação para que a área da antiga Fábrica de Produtos Alimentícios da Bahia S/A (Alimba) seja desapropriada. O Município já convocou o dono do terreno, por meio de edital, para que o processo seja viabilizado.

Os assentados reivindicam moradia para atender 87 famílias. De acordo com o secretário Gilberto Ruy, já estão sendo feitas ações nesse sentido. Seis pessoas do movimento já foram contempladas com imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida” e até o final do ano outras três famílias serão beneficiadas.

Governo Municipal reavalia projeto

Proposta será discutida com Ministério Público do Trabalho

O Governo Municipal de Feira de Santana fará uma consulta ao Ministério Público do Trabalho e à Delegacia Regional do Trabalho a respeito do projeto que cria gratificação por tempo de serviço a ocupantes de cargos comissionados. O objetivo é ampliar as discussões sobre a proposta. Para tanto, o projeto será retirado de pauta na Câmara Municipal, por solicitação do próprio Poder Executivo.

A retirada do projeto, encaminhado à Câmara Municipal na semana passada, foi solicitada na manhã desta segunda-feira (05/09/2011), por meio do Gabinete do Prefeito. A proposta, que será reavaliada, é garantir uma gratificação aos detentores de cargos de confiança (secretários, superintendentes, diretores, chefes de departamento e outros) quando exonerados de suas funções.

De acordo com o projeto, a gratificação será estabelecida pelo tempo de serviço prestado ao Município. Por cada ano o titular do cargo, ao ser exonerado, receberá mais um salário a título de gratificação ou a fração superior a seis meses de exercício da função.

*Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111075 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]