Sispumur/CUT denuncia perseguição e práticas antissindicais em Matina

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A ostensiva perseguição da prefeitura de Matina(BA) a seus servidores e à atuação do sindicato da categoria, SISPUMUR, estão sendo denunciadas pela presidente da entidade, Wilma Moura, que é diretora executiva da CUT-BA. A prefeita Olga Gentil Cardoso (PCdoB) é acusada abusar de práticas antissindicais que incluem tentativas de acordos entre a Prefeitura e servidores para que haja desfiliação do sindicato, além de remoções arbitrárias e retaliações aos que continuam filiados.

Wilma considera a situação grave e ressalta que é inadmissível que condutas reacionárias de combate ao movimento sindical e a suas lideranças continuem acontecendo no interior do estado. “Reativamos a delegacia sindical em 2011 e, a partir disso, a perseguição tomou corpo. Os que mantêm a filiação ao Sindicato ficam proibidos até de acompanhar os colegas nos veículos da prefeitura para frequentarem as aulas de formação continuada”, lamenta.

Apesar das constantes ameaças, o Sindicato tem se mantido firme e atuante em defesa da categoria. “Não vamos permitir que essa estratégia de amedrontar os trabalhadores consiga desorganizar o Sindicato e enfraquecer a luta sindical. Continuaremos a nossa luta para que a Prefeitura cumpra e lei. Nossa luta é para que os trabalhadores tenham finalmente os reajustes salariais, que há anos não acontecem”, destaca.

Em protesto por conta dos abusos cometidos pela Prefeitura de Matina, o Sispumur agendou um ato público para o dia 10 de setembro, às 14h. “Os trabalhadores irão às ruas para mostrar que não aceitam o descaso com que estão sendo tratados. Exigimos respeito e dignidade”, finaliza Wilma Moura.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário