Secretários Municipais de Educação se reúnem nesta sexta-feira (30/09) para fazer balanço do Pacto

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para fortalecer a articulação em torno do Pacto com os Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, secretários de Educação de 217 municípios se reúnem nesta sexta-feira (30/09/2011), no Hotel Vilamar, em Salvador. O encontro é mais um espaço para o planejamento articulado e um maior compartilhamento de responsabilidades na implementação das ações do pacto, que tem como propósito alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, por meio de cooperação com os municípios baianos. A parceria envolve 136 mil estudantes, 11 mil professores, 417 formadores e 217 coordenadores.

Durante o evento, com a presença do secretário Osvaldo Barreto, será apresentado um balanço das atividades realizadas. Entre elas, as reuniões com os coordenadores, a capacitação dos formadores, acompanhamento dos municípios para fazer o alinhamento das ações, orientar as equipes municipais, tirar dúvidas e visitar as unidades escolares e salas de aula.

“Esse momento é uma ação que consolida e fortalece o processo de colaboração entre Estado e município, visando assegurar o direito de aprender e da criança se alfabetizar na escola e no tempo certo”, diz o coordenador do pacto, Clóvis Caribé.

No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, cujo propósito é alfabetizar letrando, a Secretaria da Educação distribuiu kits contendo um livro com a proposta didática de alfabetização e dois cadernos de atividades para os professores alfabetizadores e os alunos das classes do 1º ano do ensino fundamental de todos os municípios participantes. Também está sendo viabilizada a aquisição de livros de literatura infantil para serem distribuídos nas salas de aula, estimulando o prazer da leitura entre os estudantes.

O pacto hoje conta com a adesão de 217 municípios. A meta da secretaria é de congregar todos os 417. Os que ainda não aderiram podem manifestar o interesse, enviando solicitação para o email [email protected]

A secretaria oferece a formação dos profissionais, o material didático e o acompanhamento dos municípios que, em contrapartida, disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística destinada à formação no município.

Programa

O Pacto pela Educação tem como meta principal alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. O programa foi lançado pela Secretaria da Educação para promover a melhoria da qualidade das escolas públicas do estado da Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios, e já conta com 217 municípios parceiros.

Também é meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, além de assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]