Secretaria da Saúde de Feira de Santana promove edição 2011 da Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero

Prefeitura de Feira de Santana lança campanha de saúde.
Prefeitura de Feira de Santana lança campanha de saúde.
Prefeitura de Feira de Santana lança campanha de saúde.
Prefeitura de Feira de Santana lança campanha de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), vai promover mais uma edição da Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, que será realizada no período de 3 de outubro a 30 de novembro de 2011. O lançamento da quarta edição da campanha acontecerá no dia 27 de setembro, às 14h, no auditório da SMS.

De acordo com a coordenadora do PAISM, Rita Rios, todos os profissionais envolvidos na rede de patologia cervical em Feira de Santana, como enfermeiros e médicos que atuam nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), Unidade Básica de Saúde (UBS), laboratórios e clínicas credenciadas constituem público-alvo do evento.

Segundo Rita Rios, a campanha visa, sobretudo, estimular os médicos e enfermeiros que realizam os exames preventivos nas unidades a colherem mais lâminas. “O câncer do colo uterino pode ser prevenido com a realização de exames preventivos. Então queremos empenhar estes profissionais a atuarem mais na busca das pacientes, colhendo mais lâminas, e assim incentivando a prevenção da doença”, salienta.

Ainda de acordo com a coordenadora do PAISM, serão premiados os profissionais que colherem os maiores números de lâminas no período da campanha. “Estamos definindo as premiações e iremos anunciá-las durante o lançamento da campanha. Na oportunidade, vamos apresentar as metas de cada unidade e vídeos com depoimentos dos médicos e enfermeiros, traçando uma análise da rede. Certamente, será o momento oportuno para avaliarmos formas de qualificar a rede de patologia cervical”, considera Rita Rios.

Relatos das pacientes acompanhadas pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) também serão apresentados nos vídeos.

SMT tem novo superintendente

O novo superintendente municipal de Trânsito de Feira de Santana é Denílson Santiago Santos, ex-diretor do Departamento de Transportes Públicos da SMTT. Ele substitui o major da Polícia Militar, José Roque Santana Pinho, exonerado pelo Prefeito Tarcízio Pimenta nesta sexta-feira (23/09/11).

De acordo com Santiago, ele já havia sido convidado pelo prefeito anteriormente para assumir o cargo, mas não aceitou em função de estar envolvido na renovação da frota do transporte coletivo e aumento no número de ônibus.

“Agora como superintendente pretendo acelerar o Plano Diretor e Zona Azul juntamente com o prefeito Tarcízio Pimenta. Também vamos aumentar a fiscalização referente às filas duplas e fortalecer o trabalho de educação para o trânsito, trabalhando junto à Escola Pública de Trânsito”, afirma o novo superintendente.

Santiago é graduando em Direito pela FTC Salvador e pós-graduando em Gestão Pública na UNIASSELVI, possui cursos de instrutor de Trânsito pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), examinador de Trânsito pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e especialização em inspeção veicular.

Também realizou cursos de gerenciamento de crises, integrou a Companhia de Trânsito da Polícia Militar da Bahia e é servidor público há mais de 15 anos. Além disso, o novo superintendente de Trânsito serviu na assistência militar do Tribunal de Justiça da Bahia e na Coordenadoria de Trânsito da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN).

Quem assume o Departamento de Transportes Públicos é Vitor Aparecido de Paula. Ele está respondendo cumulativamente, por tempo indeterminado, pelo cargo de diretor do Departamento de Planejamento e Estatística da SMTT.

Pavimentação no Centro de Abastecimento

O estacionamento do Centro de Abastecimento começou a receber pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) na manhã desta sexta-feira (23/09/11). A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela comissão especial, constituída para diagnosticar os problemas do entreposto comercial e realizar melhorias.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a previsão é que as obras sejam concluídas até quarta-feira (28/09/11). “Disponibilizamos vários homens para realizar o serviço justamente para que a pavimentação seja concluída o quanto antes”, disse Pinheiro.

Com a realização das obras, o acesso ao estacionamento foi interrompido. Portanto, orienta o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, consumidores e vendedores devem buscar outros locais para estacionar os veículos, a exemplo das ruas Juvêncio Erudilho, Praça Dois de Julho e ruas que ficam no entorno do equipamento.

Desde que o prefeito Tarcízio Pimenta constituiu a comissão na quinta-feira (22), também foi realizada manutenção em 10 pontos de iluminação do Centro de Abastecimento. De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, os trabalhos de manutenção na iluminação vão continuar neste domingo (25/09/11).

“As árvores também começaram a ser podadas no entorno do Restaurante Popular. Já a remoção de entulhos está sendo feita e continua nesta sexta-feira, na área entre o alambrado e o canal. Pedimos às pessoas que não joguem mais lixo em local inadequado”, orienta o secretário de Serviços Públicos.

Na oportunidade, secretários municipais visitaram algumas bancas e boxes do Centro de Abastecimento para ouvir os comerciantes e verificar as necessidades de cada um deles. Estavam presentes os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, além de Magno Felzemburgh, Flailton Frankles e Luiz Araújo.

Também acompanharam o lançamento da obra os vereadores José Carneiro e Roque Pereira, secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, e superintendente municipal de Trânsito, Denilson Santiago.

Procon Móvel no conjunto Viveiros

A comunidade do conjunto Viveiros recebe na próxima terça-feira (27/09/11) o “Procon Móvel, em defesa dos direitos dos consumidores”. O serviço itinerante será oferecido no ônibus do Programa Feira Cidade Digital que estará estacionado na praça principal do conjunto, das 9 às 17 horas.

Na oportunidade será oferecido atendimento jurídico gratuito e registro de queixas e denúncias de má prestação de serviços e fornecimento de bens. Serão realizadas, ainda, ações educativas com o propósito de levar informações sobre os direitos dos consumidores.

O Procon Móvel é uma iniciativa da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor, em parceria com a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, e já atendeu quatro bairros de Feira de Santana.

“O projeto foi iniciado no conjunto Feira X e já atendeu também as comunidades dos bairros Tomba, Cidade Nova e Rua Nova. Após atendimento no conjunto Viveiros estamos planejando levar o serviço para os distritos”, informa o superintendente do órgão, Rafael Cordeiro.

Policlínicas ganham novos equipamentos

As salas de estabilização das seis policlínicas de Feira de Santana estão sendo reforçadas com a chegada de novos equipamentos, adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de licitação realizada em julho na modalidade pregão eletrônico. Já foram distribuídos entre as unidades seis desfibriladores e três monitores cardíacos.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, os materiais estão sendo somados aos que se encontram atualmente em uso nas unidades. “A aquisição destes equipamentos visa garantir um reforço nas policlínicas, tendo em vista que as salas de estabilização já contam com tais equipamentos. As policlínicas são unidades que registram grande fluxo de pacientes, daí a necessidade de estarem mais equipadas”, observa.

Segundo ela, as unidades estão sendo contempladas também com seis eletrocardiógrafos (aparelhos usados para realização do eletrocardiograma – ECG) e seis unidades de foco cirúrgico portátil. “A distribuição destes equipamentos encontra-se em andamento. Estamos aguardando a chegada de outros aparelhos que também foram inclusos na licitação”, ressalta.

No total, foram adquiridos 75 equipamentos. Ainda serão entregues pela empresa vencedora da licitação, 36 unidades de maca fixa, seis aspiradores cirúrgicos, seis oxímetros de pulso (dispositivo que mede a quantidade de oxigênio no sangue) e seis carros de emergência.

CMPC prorroga Semana de Saúde do Homem

Devido a grande demanda registrada durante os cinco dias da Semana de Saúde do Homem, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) vai estender as ações até a próxima quarta-feira (28). As atividades do evento foram iniciadas na segunda-feira (19/09/11) e seriam encerradas nesta sexta-feira (23/09/11).

A prorrogação das ações, conforme a coordenadora administrativa do CMPC, Liamara Oliveira, visa elevar ainda mais o número de atendimento e conscientizar uma parcela maior da população masculina. “Tivemos uma média de 300 pacientes atendidos por dia, sem contar a demanda de agendamentos ambulatoriais, que tem como pacientes as mulheres. Os homens estão comparecendo para buscar orientações, assistir palestras e realizar exames. A receptividade está sendo ótima”, avalia.

Segundo Liamara Oliveira, os serviços têm atraído também o público idoso. “Homens de várias faixas etárias estão participando. Muitos idosos estão se deslocando da zona rural de Feira de Santana em verdadeiras caravanas, com grupos formados por até dez homens. Estamos alcançando resultados satisfatórios e superando nossas expectativas”, afirma a coordenadora do CMPC.

A programação da Semana de Saúde do Homem desta sexta-feira está voltada a prestação de serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do índice de massa corpórea. Na segunda-feira (26/09/11) e terça-feira (27/09/11), o foco das ações estará voltado à coleta de sangue para o exame PSA, que detecta o câncer de próstata.

“Os resultados dos exames serão disponibilizados dentro de cinco dias. Caso sejam detectadas anormalidades, o paciente passará a ser acompanhado pelo CMPC”, explica Liamara Oliveira. O evento será encerrado na tarde de quarta-feira (28/09/11) com a realização de palestras e consultas com urologista.

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz é referência em prevenção e tratamento do câncer em Feira de Santana e está situado na rua Barão do Rio Branco, 621.

Medalha do Mérito Meio Ambiente Rio Subaé

A Medalha do Mérito Meio Ambiente Rio Subaé, destinada a personalidades e instituições com relevantes serviços prestados ao meio ambiente no município, foi entregue na manhã desta sexta-feira (23/09/11), durante sessão solene realizada na Câmara Municipal. O evento atendeu ao Projeto de Decreto Legislativo nº 39/2011, de autoria da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

A sessão foi ministrada pelo presidente Legislativo Municipal, o vereador Antônio Francisco Neto. O técnico de segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sérgio Aras, esteve representando o secretário Antonio Carlos Daltro Coelho.

Também receberam a medalha, Carlos Romero Carvalho, presidente da ONG SOS Rio Paraguaçu, também membro do Condema e do Comitê Estadual da Biosfera Caatinga; Paulo Pedro, da Fundação Ecológica Buriti, representado por José Oliveira Coelho e Frederico Dominguez Fonseca, Coordenador de Meio Ambiente do SENAI Feira de Santana.

A medalha é concedida anualmente na Casa da Cidadania desde 1998. Também estiveram presentes os vereadores Carlos Alberto Costa da Rocha e José Carneiro Rocha; Gildo Carvalho Costa, líder técnico do SENAI de Feira de Santana; Flávia Taís de Oliveira Santos, bióloga da entidade Planeta Ativus Sustentável; Carlos Lacerda, representando o Núcleo de Educação Física e Esporte Adaptado da Uefs e a Academia de Ciências e Artes de Feira de Santana; além de profissionais de imprensa e pessoas da comunidade.

I Fórum sobre Drogadição em Feira de Santana

Com o intuito de discutir ações de prevenção no uso das drogas, mais de 300 pessoas de Feira de Santana e região participaram do I Fórum sobre Drogadição, realizado nesta sexta-feira (23), no Centro de Cultura Amélio Amorim. O evento faz parte das atividades promovidas durante a II Semana Anti Drogas, e será realizado até este sábado (24/09/11).

A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Direitos Humanos (SEPREV) em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). Segundo o coordenador da CUFA em Feira de Santana, Evaldo Alves, o principal objetivo do encontro é discutir ações de prevenção, tratamento e políticas públicas sobre drogas.

“É muito importante debater um assunto que tem levado milhares de jovens para criminalidade tanto na cidade quanto na região. A droga causa um dano grande nas famílias e principalmente na vida dos usuários”, explica. Andrea Galassi, representante da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas parabenizou o município pela iniciativa.

“A oportunidade é muito válida, pois serve para discutirmos ações que já são desenvolvidas pelo Governo Federal no que diz respeito ao enfrentamento das drogas. Vamos discutir e articular propostas que resultem de forma positiva na sociedade”, afirma.

Estiveram presentes no encontro representantes de Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Irará, Serrinha, Santo Estevão, Água Fria, Santanópolis, dentre outros. A abertura da palestra neste sábado será realizada pelo compositor e ativista social MV Bill.

Apresentado diagnóstico urbanístico de Feira de Santana

Representantes da empresa Prisma Consultoria e Engenharia Ltda apresentaram nesta sexta-feira (23/09/11) o Diagnóstico do Tecido Urbano de Feira de Santana, que tem como objetivo identificar demandas e apresentar soluções para problemas na infraestrutura do Município.

O documento foi apresentado durante reunião na Secretaria Municipal de Planejamento. O diretor da empresa, Marco Antônio Machado Diniz, destacou a necessidade do laudo para melhor elaboração e execução de projetos no Município. Segundo ele, a elaboração do diagnóstico consistiu em elencar dentre as prioridades aquelas que seriam mais urgentes.

“Percebemos claramente o ônus que é gerado para a Prefeitura em consequência da implantação de empreendimentos, como condomínios, sem a análise prévia de impacto dentro do ambiente como problemas de sistema viário e a ausência de equipamentos urbanos para atender os setores de educação e saúde, por exemplo”, explica.

Conforme o laudo, as empresas responsáveis pela instalação de novos empreendimentos na cidade devem disponibilizar áreas para viabilização de equipamentos para assistência à comunidade. Para assegurar a disponibilização foi apontada a necessidade de aprovação de Projetos de Leis. “Entendemos que todo e qualquer instrumento de Lei pode trazer ferramentas de controle e gestão de processos de implantação de novos aparelhos no território municipal”, justifica.

Dentre as soluções para melhoria da qualidade de vida da população, foram apontadas a necessidade de expansão das avenidas Fraga Maia e Ayrton Senna, a construção do viaduto que irá ligar as avenidas Maria Quitéria e Presidente Dutra, obras de macrodrenagem na região central de Feira de Santana e construção de passarelas para segurança de pedestres.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, após apresentação do diagnóstico, serão iniciados os trabalhos de captação de recursos para execução dos projetos. “A perspectiva é de R$ 150 milhões para viabilização das intervenções sugeridas pela equipe de diagnóstico. Com esses projetos, o Governo está tratando Feira de Santana para o futuro”, afirma Brito.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]