Salvador ganha moderno terminal marítimo de passageiros; investimento de R$ 36 milhões promete modernizar Cidade Baixa

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Ilustração do Terminal Marítimo de Passageiros e Receptivo Turístico do Porto de Salvador.
Ilustração do Terminal Marítimo de Passageiros e Receptivo Turístico do Porto de Salvador.
Ilustração do Terminal Marítimo de Passageiros e Receptivo Turístico do Porto de Salvador.
Ilustração do Terminal Marítimo de Passageiros e Receptivo Turístico do Porto de Salvador.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba publicou nesta sexta-feira (16/09/2011), no DOU e em jornais de grande circulação, o aviso de licitação, na modalidade de concorrência, para a contratação de empresa objetivando a execução das obras de implantação do Terminal Marítimo de Passageiros e Receptivo Turístico do Porto de Salvador. A licitação ocorrerá no dia 19 de outubro próximo, na sala de Licitação da Companhia, no bairro do Comércio, Salvador/Ba.

O diretor presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, disse que o novo Terminal Marítimo do Porto de Salvador atende aos requisitos portuários e aos objetivos do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. “Será a construção de um projeto porto-cidade, voltado para a contemplação da Baía de Todos os Santos, ao lazer e entretenimento de quem mora, trabalha, frequenta e visita o bairro do Comércio”, acrescentou.

Trata-se de uma ação conjunta dos governos Federal, Municipal e Estadual, que envolverá recursos do PAC da Copa previstos em 36 milhões de reais. O projeto pretende contemplar a área do centro antigo de Salvador com uma perfeita integração visual e funcional do Porto com a Baía de Todos os Santos, deixando de ser um projeto pontual para ser um projeto de cidade.

O empreendimento prevê a retirada dos armazéns 01 e 02, bem como do atual Terminal Marítimo de Passageiros, liberando a área para construção de uma esplanada com 3.393,48 m², com tratamento paisagístico. Dentro desse cenário se insere a edificação do novo Terminal, com uma concepção arquitetônica moderna e funcional, atendendo a todos os requisitos técnico-programáticos, específicos desse tipo de equipamento, totalmente integrado a um Terminal de Transporte Turístico, o qual disporá de uma área de 2.052,04 m². A área total a ser destinada no Porto de Salvador é de 16.409,03 m2.

Os interessados em participar da concorrência poderão adquirir o Edital mediante o recolhimento da taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais), na Tesouraria da CODEBA, no horário das 13h30min às 17 horas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123126 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.