Sábado e domingo ocorre, no distrito de Jaguara, a Festa do Vaqueiro 2011. Confira as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Festa do Vaqueiro no distrito de Jaguara

Desfile de vaqueiros, missa e shows musicais. Tudo isso faz parte da programação da Festa de Vaqueiros de Jaguara, que acontece neste sábado (24) e domingo (25). O palco do evento, que este ano acontecerá pela 26ª vez será a Praça da Matriz, onde haverá ainda a coroação da rainha e das princesas eleitas.

A programação de domingo será aberta com o desfile de vaqueiros, saindo da ponte que dá acesso à sede do distrito com destino à praça e concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Bom Despacho. Após a missa que será celebrada no local, serão entregues prêmios aos vaqueiros que se destacaram no desfile.

De acordo com o administrador do distrito, José Robson de Freitas, serão premiados os vaqueiros mais bem trajados, mais velho, o que vem de mais distante e o menos trajado. Os escolhidos nas três primeiras modalidades receberão uma novilha cada, enquanto o último será premiado com um carneiro.

Nos dois dias haverá uma vasta programação de shows, com início às 19 horas de sábado. A primeira atração da noite será Eletrohed, seguido de Xama Muleka, Catuaba com Amendoim, Viola de Doze e Sandro de Castro. No domingo se apresentarão Omolukê, Neine do Arrocha, Noda de Caju, Pablo, Mazinho Venturine e Márcio Alves.

Ruas do Fogo e Castro Alves recebem asfalto

O Governo Municipal deu início nesta quinta-feira (22) às obras de pavimentação asfáltica em mais duas ruas de Feira de Santana. Os serviços contemplam as ruas do Fogo, no bairro Kalilândia, e Castro Alves, Centro, que estão sendo recapeadas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

As intervenções envolvem recursos próprios do Município da ordem de R$ 3 milhões. Ao todo serão aplicadas 11.400 toneladas de asfalto em 14 vias. Até o momento já foram concluídos os serviços nas ruas Aristides Novis, Aeroporto, Antonio Carvalho e Praça Tiradentes. Ainda serão contempladas as ruas Coronel José Pinto, São Salvador, avenida Pax, Lopes Rodrigues, Rua A do conjunto Jomafa, Vespaziano, Araújo Pinho e Comendador Gomes.

Ao acompanhar o início dos trabalhos, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou o andamento dos trabalhos. “Várias ruas do centro da cidade estão recebendo asfalto. Estas intervenções são para melhorar o pavimento da cidade, em especial nos corredores de trafego, para oferecer melhores condições ao trânsito e garantir mais qualidade de vida aos cidadãos de Feira de Santana”, afirmou o gestor municipal.

O mecânico João José de Souza elogiou as intervenções que contemplam diversas ruas do centro de Feira de Santana. “Com as ruas pavimentadas os motoristas vão poder transitar com mais segurança e os comerciantes e moradores não vão mais precisar enfrentar poeira, buracos e barulho”, afirma.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a rua Araújo Pinho será a próxima via asfaltada. “Os trabalhos nas ruas Castro Alves e do Fogo devem ser concluídos até esta sexta-feira. Estamos seguindo em ritmo acelerado”, informa.

Proposta curricular para melhorias nas escolas

A partir de junho de 2012 os trabalhos nas escolas da rede municipal serão norteados com base na Proposta Curricular, que está sendo elaborada por 13 representantes convidados pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O grupo é formado por técnicos da secretaria, professores e representantes da Educação Especial; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação para Relações Étnico-Raciais, que são as modalidades de ensino a serem contempladas com o projeto.

De acordo com a pedagoga e coordenadora pedagógica da Proposta Curricular, Conceição Vilas Boas, para a execução da proposta está sendo realizada a formação de, aproximadamente, 100 professores. “O projeto tem como objetivo fazer escuta sensível desses educadores, que estão representando a rede, visando identificar os estudos sobre currículos para levantar a proposta”, explica.

Além da formação de professores, será realizada a escuta sensível da comunidade para subsidiar a elaboração. “A Proposta Curricular é importante não só para a comunidade escolar, mas para a comunidade dizer a escola que se quer. Vale ressaltar que o ponto central da preparação deste projeto é que o documento será elaborado em coletivo para atender as necessidades da escola e da comunidade”, destaca a coordenadora.

As reuniões do grupo acontecem as terças e quartas-feiras, das 8 às 12 horas, na Secretaria de Educação, situada na rua Germiniano Costa, 212. O curso de formação dos educadores teve início neste mês e será concluído em março do próximo ano.

Procon passa integrar Sistema de Informação

A visita da Superintendente do Procon na Bahia, Cristiana Santos, à sede do Procon em Feira de Santana marcou na tarde desta quarta-feira (21) o retorno do diálogo entre as instituições sobre a participação do Município no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

“O diálogo foi iniciado no ano passado e retomado hoje, com o intuito de discutir uma integração no Sistema de Informação de Defesa do Consumidor. Este é um banco de dados em todo o Brasil e que já funciona em 24 estados de maneira integrada trazendo uma radiografia da defesa do consumidor no país”, ressalta Cristiana Santos.

Segundo o superintendente do Procon, Rafael Cordeiro, as informações cadastradas no órgão municipal estarão disponíveis no âmbito nacional via cadastro online. “Foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Procon Feira de Santana e o Procon Bahia. Assim a unidade estadual ficará responsável pelo treinamento de um software disponibilizado pela União”, explica.

Pela primeira vez no Procon feirense, a superintendente elogiou a atuação do órgão. “A visita também teve o objetivo de conhecer o órgão que tem prestado importantes serviços à população”, salienta.

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Mulheres de diversos segmentos estarão reunidas na próxima quarta-feira (28), durante a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana, para discutir e elaborar políticas públicas voltadas para a construção da igualdade e defesa dos direitos da mulher.

Com o tema “Autonomia e Igualdade para as Mulheres”, a Conferência é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ). O encontro será realizado, das 7 às 17 horas, na Fundação Senhor dos Passos, situada na rua Deraldo Alves Costa, bairro Baraúnas.

Na oportunidade serão levantadas as necessidades locais e apresentadas propostas para elaboração do Plano de Políticas Públicas para Mulheres. “As propostas aprovadas serão defendidas na Conferência Estadual pelas delegadas, que serão eleitas em nosso encontro. Este é um meio para impulsionar que Feira de Santana tenha um organismo direcionado às políticas para as mulheres deste município”, explica a coordenadora do CRMQ, Maria Luíza Coelho.

Serão realizadas palestras sobre o panorama atual das políticas públicas para mulheres em Feira de Santana, saúde das mulheres, autonomia, participação política e poder, prevenção e enfrentamento a violência contra mulher, dentre outros.

Governo Municipal oferece mais acessibilidade em Feira de Santana

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, representantes da União Baiana dos Cegos ocuparam as galerias da Câmara Municipal de Feira de Santana. O vereador Maurício Carvalho destacou que o Governo Municipal tem melhorado as condições de acessibilidade na cidade.

Maurício Carvalho citou o projeto Pró-Rampas, desenvolvido em Feira de Santana, que assegura o direito de ir e vir dos deficientes e foi aplaudido pelas pessoas presentes nas galerias da Câmara.

“Mais 150 rampas estão espalhadas em ruas e praças, inclusive, nos prédios públicos municipais, além das pistas táteis que atendem aos deficientes visuais. Este governo cuida das pessoas para que elas superem as suas dificuldades. Vamos continuar trabalhando, junto ao prefeito Tarcízio Pimenta, para garantir a inclusão social dos portadores de deficiência em Feira de Santana”, declarou o vereador.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]