Reunião de Trabalho discutiu hoje (29/09) na CDL em Feira de Santana a implantação do novo sistema SPED para adesão de notas fiscais eletrônicas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na manhã desta quinta-feira (29/09/2011), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, aconteceu uma Reunião de Trabalho, com o propósito de discutir e esclarecer questões tecnológicas, tributárias, contábeis e fiscais, correlacionadas à troca do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA), pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

O objetivo é auxiliar no esclarecimento do uso do novo software, que será utilizado para substituir as notas fiscais por eletrônicas, além de integrar os dados dos contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federais, por meio do compartilhamento das informações contábeis e fiscais. Estes dados ficarão disponibilizados não apenas para as empresas, a SEFAZ ou o Ministério Público, mas para todos os cidadãos.

O deputado Zé Neto (PT), falou sobre a importância de modernizar as informações fiscais das empresas. “A implantação do software trará benefícios e facilidades a todos. Hoje estamos melhorando a relação da CDL com o Governo do Estado”, explanou.

No encontro, esperava-se a participação de empresários dos diversos ramos e portes, mas na ocasião a presença massiva era de contabilistas. Dando sequência, o presidente do Sindicato dos Contabilistas, Miguel Ângelo, comentou sobre a necessidade de chamar os profissionais de contabilidade para a discussão. “Queremos ser ouvidos, porque, afinal, somos nós que fazemos as contas. Toda vez que o Estado tomar uma decisão dessas, temos que participar”, ressaltou.

Falando sobre o novo sistema, Miguel Ângelo diz que não é contra a nota fiscal eletrônica, porque torna tudo mais fácil. “Pedimos que o prazo seja adiado, pois as empresas de softwares não estão fazendo o trabalho delas”, argumenta.

Obedecendo às solicitações dos empresários, o prazo para instalação do novo sistema, que era dia 25 de junho deste ano, foi alterado para o dia 25 de dezembro de 2011. O deputado Zé Neto garantiu auxílio àqueles que necessitarem de mais prazo. “Eu me proponho a ajudar quem não tiver condições de instalar agora. Vou marcar outro encontro em dezembro, com a presença do secretário da Fazenda, para discutir a questão”, afirmou o deputado.

*Com informações: Reportagem: Airam Costa | Edição: Carlos Augusto

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.