Repórter da Record é expulsa de delegacia em Franco da Rocha

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No mesmo fim de semana em que um profissional do Estadão foi detido por desacato ao questionar a expulsão de jornalistas de uma delegacia no Rio de Janeiro, a repórter policial Fátima Souza, da Rede Record, denunciou ter enfrentado situação semelhante em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

No sábado 24 de setembro, segundo o Portal Imprensa, ela teria sido expulsa e insultada pelo titular da delegacia de Franco da Rocha, Luís Roberto Faria Hellmeister, ao fazer perguntas sobre o caso do ex-árbitro de futebol Oscar Roberto Godói, que havia atropelado uma jovem naquele mesmo dia.

Em depoimento disponível aqui, a repórter contou que “Hellmeister parecia não estar muito contente com minhas perguntas, mas esta é a minha função de repórter. Como última pergunta eu disse a ele: “Doutor, o senhor disse que se fosse um ‘Zé Ninguém’ a imprensa não estaria aqui. E, se fosse um ‘Zé Ninguém’, o senhor estaria aqui? Teria saído de casa, na sua folga, para vir atender a ocorrência?”Ah! Aí a autoridade perdeu a classe! Levantou da cadeira, esticou o dedo em direção ao meu nariz e começou a gritar de forma insana: “A senhora é uma repórter espúria!” (…) “Enquanto eu for delegado aqui você não pisa mais aqui dentro!””.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo considerou a atitude do delegado “inaceitável” e pediu uma retratação imediata. “O delegado, um servidor com a responsabilidade que a função exige, não pode e não tem o direito de expulsar qualquer cidadão de uma delegacia, ainda mais uma jornalista no exercício da profissão, de um espaço público, que não lhe pertence e que tem apenas o dever de preservar”, argumento o sindicato.

*Com informações: Knight Center | Por Adriana Prado

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]