Questões referentes a dificuldade da cultura cacaueira baiana são discutidas no Ministério da Agricultura

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com o objetivo de discutir assuntos importantes inerentes à cacauicultura, entre eles as questões das regras para as importação de cacau e das dívidas do cacau, uma comitiva baiana composta pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; diretor geral da Ceplac, Jay Wallace; presidente da Associação de Produtores de Cacau (APC), Henrique Almeida; presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau, Durval Libânio; diretor de agropecuária da Seagri, Almeida Júnior; Guilherme Pinto, diretor da APC; José Meneses Lima Júnior, gerente executivo do BNB, e Delcy Andrade, gerente do BNB de Itabuna, reuniram-se nesta terça-feira, (30), em Brasília, com o assessor especial Gerardo Fontelles, na sala da assessoria do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa).

Dívida do Cacau – Pesa

Foi solicitado ao Mapa que o Banco do Nordeste do Brasil assuma as dívidas do Pesa, e a possibilidade de nova prorrogação do Artigo 7º da Lei 11.775, para julho de 2012, permitindo a renegociação das dívidas dos produtores de cacau que ainda não conseguiram renegociar.

Por orientação de Fontelles, o grupo vai preparar simulações e propostas, que deverão ser encaminhadas nos próximos dias para que possam ser estudadas pela diretoria do BNB.

Regras de importação

Participando de reuniões em Hanoi, Vietnã do Norte, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa), Cosam Coutinho, conversou por telefone com o secretário Eduardo Salles, assegurando que nenhuma mudança nas regras de importação do cacau será feita sem que antes o assunto seja discutido com a Ceplac e com a Câmara Setorial do Cacau.

Maior produtor nacional de cacau, a Bahia exporta amêndoas especiais para países da Europa, mas importa cacau da Indonésia e da África.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário