Presidente do Brasil pede transparência de países na redução de ameaça nuclear

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dilma Rousseff participou da reunião de alto nível sobre Segurança Nuclear na Assembleia Geral das Nações Unidas; ela defendeu o trabalho da Aiea e reforçou a necessidade de reforma do Conselho de Segurança como parte do processo de desnuclearização.

A presidente Dilma Rousseff pediu, nesta quinta-feira, a definição de um horizonte previsível para a eliminação de armas nucleares no mundo.

Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, ela reafirmou a importância do uso de tecnologia nuclear para geração de energia por alguns
países.

Intercâmbio

Mas segundo Dilma, é necessário que todos os governos contribuam com “transparência, para o trabalho da Agência Internacional de Energia Atômica”.

“É decisiva a ação internacional da Agência Atômica a fim de supervisionar e fornecer parâmetros que evidenciem quais são as condições de segurança mais adequadas. Um regime de maior transparência e de intercâmbio de conhecimento aumenta a confiança do uso de energia nuclear para fins pacíficos”, defendeu.

Reforma do Conselho de Segurança

No discurso a chefes de Estado e governo, ela também reafirmou a necessidade de uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas no contexto da redução de armas nucleares no mundo.

“Temos sim de avançar na reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele tem sido baluarte da lógica do privilégio nuclear por mais de 65 anos e legitima o acúmulo de material físsil nas potências nuclearmente armadas”, argumentou.

Dilma Rousseff disse ainda que a América Latina serve de exemplo de uso de material nuclear para fins pacíficos.

“Somos, portanto, uma das maiores áreas do mundo livres de armas nucleares e, portanto, modelo para a paz e a segurança mundial”, concluiu.

Com o discurso, a presidente do Brasil encerrou a presença na Assembléia Geral das Nações Unidas. Ela retorna a Brasília ainda nesta quinta-feira.

*Com informações: Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114856 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.