Presidente da Microsoft visita Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Presidente da Microsoft visita Feira

O presidente da empresa Microsoft, Michel Levy, que esteve em Feira de Santana em 2010 durante a assinatura do convênio entre o Município e a empresa, retorna à cidade nesta quinta-feira (22/09/2011).

Levy cumpre agenda na capital baiana no período da manhã, e tem chegada prevista em Feira de Santana às 13h30, onde almoça com prefeitos da Região Metropolitana e recebe a Comenda de Admissão da Ordem Municipal do Mérito 2011.

Ainda no período da tarde, o presidente da Microsoft segue para a inauguração do Centro Digital da Rua Nova, às 15h30.

Medicamentos para pacientes do ProAr

Para evitar que os pacientes assistidos pelo Programa de Asma e Rinite Alérgica (ProAr), desenvolvido pelo Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda permaneçam por mais tempo sem os medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará em caráter emergencial licitação para adquirir a medicação. A falta do medicamento se deve ao fato do Governo do Estado não ter cumprido a contrapartida.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, os pacientes deverão receber os medicamentos a partir da próxima segunda-feira (26). “Como o processo licitatório dura em média de 30 a 45 dias, o coordenador da Assistência Farmacêutica da SMS, Juracy Leite, vai buscar junto a Cefarba (Farmácia de Medicamentos Excepcionais) da Sesab, nesta sexta-feira (23), o abastecimento de uma quantidade mínima, mas o suficiente para suprir a necessidade do momento”, informa.

Gilberte Lucas afirma que o Município está adotando a mesma postura que foi assumida para garantir os medicamentos aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que também enfrentaram a falta de medicação por um período.

“Infelizmente são situações que podem ocorrer, já que os abastecimentos são feitos por contrapartidas. Da mesma forma que o Município garantiu a medicação aos pacientes do Caps, vai garantir também aos pacientes do ProAr, que não podem ficar sem os remédios necessários para o tratamento”, salienta.

Creas Pop garante inclusão social

As pessoas que vivem em situação de rua têm a oportunidade de serem reinseridas no ambiente familiar através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop) – Elizabeth Gomes Martins. A unidade foi inaugurada no mês de agosto e até o momento mais de 30 pessoas já conseguiram retornar para casa.

Segundo a coordenadora do equipamento, Vanusa Barreto, reinserir o assistido ao convívio familiar é uma das propostas desenvolvidas pelo Creas Pop.

“Após a abordagem, entrevistas e acompanhamento, a equipe observa se há condições do indivíduo retornar para o lar. Se houver alguma resistência por parte do familiar em recebê-lo nós continuamos o acompanhando normalmente até que a situação de vulnerabilidade social seja superada”, explica. Ela acrescenta que são pessoas provenientes, muitas vezes, de outros municípios e estados como, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outros.

Conforme Vanusa Barreto, o uso das drogas é um dos principais motivos que leva o cidadão a viver em situação de rua. “Dos casos que já foram atendidos, em 98 % são constatados o uso das drogas. Alguns centros de recuperação da cidade estão nos dando suporte para que essa pessoa possa voltar a viver dignamente na sociedade”, informa.

Daniel Alves, 25 anos, é morador de rua há cinco meses e agradece a iniciativa do Governo Municipal. “Devido a problemas familiares hoje moro na rua. Quero resolver minha situação social e voltar a trabalhar novamente. O atendimento aqui é maravilhoso, pois somos tratados muito bem”, observa.

Enéas Cruz, 41 anos, que morava em Campinas (SP), veio para Feira de Santana em busca de emprego. “Gostei da cidade e resolvi ficar para trabalhar. Preciso de uma nova oportunidade”, ressalta. O Creas Pop conta com uma equipe multidisciplinar formada por quatro educadores sociais, dois assistentes sociais, um psicólogo e um psicopedagogo. O equipamento é o primeiro do gênero a ser implantando no estado da Bahia.

Atenção especial à Educação Infantil

O resultado obtido pelas escolas públicas de Feira de Santana no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é consequência da educação oferecida não apenas nos ensinos Médio e Fundamental, mas também na Educação Infantil. E é justamente por isso que o Governo Municipal tem investido nas séries iniciais com novos projetos e tecnologias.

Porém, o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, explica que o resultado será alcançado a médio e longo prazos, o que significa um período de aproximadamente 12 anos. “O aluno que fez o Enem agora cursou o Ensino Fundamental há 12 anos. Então, essa avaliação reflete o ensino dos anos anteriores”, detalha.

Para garantir melhorias no ensino público, a Prefeitura de Feira de Santana tem investido na capacitação de professores, distribuição de material didático e incentivo à leitura com diversos projetos, a exemplo do “Ziraldo e seus Amigos”, “A Tarde Educação” e “Baú de Leitura”.

Além disso, os estudantes da rede municipal de ensino têm sido contemplados com a informatização na sala de aula através dos centros digitais, laboratórios de informática e formação dos professores para utilizarem a nova tecnologia. “Tudo isso é uma grande ferramenta para os docentes usarem, motivarem os alunos e obtermos uma melhoria na qualidade do ensino”, afirma o secretário de Educação.

Aberta Semana Nacional de Trânsito

Com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito em todo o país, inclusive em Feira de Santana, foi lançada na manhã desta terça-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito. No município, a campanha educativa foi lançada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), onde haverá palestras, apresentação com fantoches e vídeos para o público.

Neste ano a campanha acontece até sexta-feira (23) e traz como tema “Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito 2011/2020, juntos podemos salvar milhões de vidas”. Durante a semana, comandos educativos de trânsito também vão circular em vários pontos da cidade para levar uma mensagem de paz através de cartilhas e panfletos.

“É necessário que todos tenham consciência que somos responsáveis pelas boas regras na circulação do trânsito e diminuição dos acidentes. Estaremos todos envolvidos no sentido de trazer mais ações e empreendimentos para reduzir os acidentes”, declara o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

O evento também vai contar com a visita de diversas escolas e será encerrado às 14h30 desta sexta-feira, com apresentação da banda da Polícia Militar e a presença do poeta Arailton Públio.

A Semana Nacional de Trânsito é coordenada pela 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e tem o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 2º Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sest/Senat.

64ª Companhia da PM sob novo comando

A 64ª Companhia Independente da Polícia Militar de Feira de Santana tem um novo comandante. O novo titular é o major Amon Pereira Gomes, que substituiu o major Jader Martins Marques. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu nesta manhã, em frente a sede da Cia Independente da PM.

O novo comandante será responsável pelo policiamento no centro da cidade e afirma que, inicialmente, vai conhecer a área para elaborar o planejameto que será adotado no combate à violência. “Busco fazer o melhor trabalho para minimizar a intranquilidade por onde passo”, assegura.

Amon se encontrava na direção de uma companhia independente da PM em Juazeiro e já atuou em Feira de Santana quando era capitão. Já o major Jader foi designado para a diretoria do Colégio da Polícia Militar Diva Matos Portela, em substituição ao major Domingos José de Oliveira Filho. O ex-diretor ainda não foi designado pelo comando geral da PM para outra função.

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, que representou o prefeito Tarcízio Pimenta, o major Jader foi um dos oficiais mais operativos da PM e deu uma grande contribuição ao Município nas diversas operações realizadas.

“E o major Amon tem uma vasta experiência no trabalho de comando da Polícia Militar. Ele chega para dar continuidade ao trabalho e, certamente, um toque pessoal ao comando”. A solenidade também contou com a presença do secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, e vereador Otávio Joel de Araújo.

Iniciadas aulas do Projeto Aprender Brincando

Capoeira, teatro e dança são algumas das diversas atividades desenvolvidas através do projeto “Aprender Brincando” destinado a crianças e adolescente de 4 a 18 anos do bairro Aviário. As oficinas culturais estão sendo oferecidas gratuitamente no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Júnior.

Na manhã desta terça-feira (20) os alunos tiveram aulas de teatro e capoeira. A coordenadora do Cras Aviário, Moema Pedreira, informa que ainda existem vagas disponíveis. “Mais de 60% das vagas já foram preenchidas. Os interessados em se inscrever nas oficinas devem vir acompanhados por um responsável. A iniciativa é muito importante, pois, dá oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolvam atividades esportivas, culturais e educacionais, auxiliando no seu aprendizado”, destaca.

Para Nilmara dos Santos, mãe do pequeno Mikael, 9 anos, o projeto é um bom aliado para retirar as crianças da rua. “Agora eles podem brincar com segurança, e aprendendo também coisas novas. Meu filho está muito feliz por participar da aula de capoeira, ele até já aprendeu alguns passos”, afirma.

A estudante Poliana Amorim, 7 anos, participa da oficina de teatro pela primeira vez. “Estou gostando muito. Conheci novos amigos e já tenho outra atividade, além de estudar”, conta. Nesta quarta-feira (21), os alunos terão aula dança e oficina de leitura. Já na quinta-feira (22) será a vez das oficinas capoeira e orientação profissional.

Na sexta-feira (23) as aulas serão de dança, leitura, e teatro de fantoches. O projeto “Aprender Brincando” é resultado da parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a empresa Pirelli.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]