Prefeitura e Pirelli lançam o projeto De Peito Aberto para contemplar jovens carentes de Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Promover a inclusão social, saúde e revelar talentos através do esporte. Estes são alguns objetivos do projeto De Peito Aberto que foi lançado nesta quarta-feira (13/09/2011, através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, Ministério do Esporte e Pirelli em acordo com a Lei de Incentivo ao Esporte.

A solenidade foi realizada, às 15 horas, na Sala de Imprensa do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf) e contou com a presença da diretoria da empresa patrocinadora. Na oportunidade foram apresentados todos os detalhes, como logística e metodologia de trabalho do projeto. O prefeito Tarcízio Pimenta foi homenageado pelas iniciativas desenvolvidas no município em prol do esporte e do social.

A iniciativa irá beneficiar 100 crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 17 anos, residentes nos bairros Aviário e Subaé. Durante 12 meses serão desenvolvidas atividades, em horário oposto à sala de aula, nas modalidades futsal e vôlei com o acompanhamento de um professor de educação física e um monitor.

“As aulas e treinos acontecerão na Quadra de Esportes do bairro Subaé, que está sendo recuperada para melhor atender ao projeto. As atividades serão supervisionadas pelo Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O intuito desta iniciativa é estimular a prática esportiva, incentivar o gosto pelo estudo e proporcionar qualidade de vida aos nossos jovens”, explica Wilson Passos, diretor do Departamento de Esportes da Secel.

Após apresentação do projeto à imprensa, às 16h30, o prefeito e empresários seguiram para Quadra de Esportes do Subaé, localizada entre as ruas Professora Celina Vidal de Moura e Tupirandi, onde os jovens atletas selecionados para a primeira etapa do “De Peito Aberto” receberam kits de material esportivo que deverão ser utilizados durante as aulas.

Feira de Saúde estará na UBS do bairro Irmã Dulce desenvolvendo trabalhos como: orientação sobre alimentação e controle do peso

Os moradores do bairro Irmã Dulce serão beneficiados com distintos serviços de saúde na próxima sexta-feira (16/09/2011), quando ocorrerá mais uma edição da Feira de Saúde. A ação é uma iniciativa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do local, que desenvolverá atividades nas dependências da UBS e da Associação de Moradores do bairro, das 8 às 12 horas.

Aferição de pressão arterial, palestras com temas voltados à saúde do homem e saúde da mulher, teste de glicemia e atualização do cartão vacinal, com aplicação de doses atrasadas, estão entre os serviços que serão oferecidos. A programação inclui também o trabalho de orientação sobre alimentação e controle do peso, que será realizado por nutricionistas.

De acordo com a enfermeira da unidade, Daniela de Jesus Costa, o evento visa, sobretudo, promover uma manhã com atividades educativas de promoção e prevenção à saúde. “A Feira de Saúde se propõe a difundir conhecimentos imprescindíveis para uma boa qualidade de vida, e certamente vai aproximar a comunidade da equipe que atua na UBS, favorecendo assim a prestação de serviço”, salienta.

Daniela Costa ressalta, ainda, que o evento tem como objetivo chamar a atenção da população, que muitas vezes deixa a saúde em segundo plano, em decorrência da correria do dia a dia. Ela observa que toda a comunidade foi convidada a participar. “Os agentes comunitários de saúde distribuíram convites durante as visitas domiciliares. Esperamos atrair um grande público para promovermos uma conscientização maior”, pontua.

O ambulatório do Hospital da Mulher será reformado e os equipamentos serão reentregues nesta sexta-feira (16/09)

A comunidade de Feira de Santana e região vai contar com novos serviços oferecidos no moderno ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). O equipamento será reentregue à população nesta sexta-feira (16/09), às 17 horas. Após receber reforma em toda sua estrutura, pintura, reparação da rede elétrica e hidráulica e aquisição de novos equipamentos, o ambulatório foi contemplado também com o Sistema Saúde Digital.

Com a implantação do Saúde Digital, o ambulatório passa a integrar os órgãos municipais de saúde em rede informatizada, oferecendo serviço totalmente digital para os pacientes. Segundo o presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus, o atendimento ao paciente na recepção será por leitura de digitais, bem como emissão de prontuário e receita impressos através do computador.

“Vamos dispor também de novas especialidades médicas como angiologista, proctologista, cardiologista e ginecologista. Com a implantação dos novos serviços será oferecido um pré-natal de qualidade para as mães que são atendidas no hospital. Elas serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar com todo suporte necessário”, afirma Jair de Jesus.

Os atendimentos ambulatoriais contam com profissionais da área de nutrição, psicologia, fonoaudiologia e endocrinologia, além de fisioterapia e odontologia. Por ser referência na região, o Hospital da Mulher é procurado por pacientes tanto de Feira de Santana como de municípios vizinhos. A unidade dispõe de 68 leitos para partos normais, seis leitos na UTI Neonatal e sete leitos na UTI de Médio Risco.

Mostras de educação ocorrerá nesta sexta-feira (16/09) no Museu do Parque do Saber

Os projetos e ações desenvolvidos pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), serão apresentados à população nesta sexta-feira (16/09), às 19 horas, na 1ª Mostra de Educação “Feira Cresce, A Gente Vê”. Os trabalhos serão expostos no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em comemoração ao aniversário de emancipação política do Município.

Dentre as principais ações realizadas pela Seduc, algumas delas são os projetos de leitura, a exemplo do Cidade Educadora, reforma e construção de novas escolas e a distribuição de fardamento completo para todos os estudantes da rede municipal de ensino.

Segundo o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, o Governo Municipal desenvolveu uma série de ações ao longo dos últimos dois anos e meio. “Por isto a importância de mostrarmos o trabalho realizado para a comunidade. Contamos com a participação de todos, como pais, estudantes e imprensa”, disse.

Inicia nesta sexta-feira (16/09) a Olimpíada Estudantil de Feira de Santana

A partir desta sexta-feira (16/09) serão iniciadas as partidas de futebol masculino da X Olimpíada Estudantil de Feira de Santana. As competições começaram no último dia 03 de setembro e seguem até 02 de outubro incentivando a prática desportiva como meio educacional para os jovens.

O evento é uma realização da Associação de Atletas Corredores (Afac) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e apoio do Governo do Estado, Faz Atleta e Coelba.

As disputas da categoria A (12 a 14 anos) masculino serão realizadas a partir das 14 horas, do dia 16, no SESI com o jogo entre CPM e Ubaldina Régis. A equipe Juíza Lourdes Trindade enfrenta a seleção Eduardo Fróes da Mota, às 14h50. O time de futebol da escola Assis Chateaubriand enfrenta o time do colégio Wilson Falcão.

As equipes das categorias B (15 a 17 anos) e C (18 a 20 anos) se enfrentam, a partir das 08h30, nos campos de futebol da Fundação de Amparo ao Menor de Feira de Santana (FAMFS). No sábado e domingo as partidas acontecem nos mesmos locais e horários.

A programação completa pode ser conferida no site do evento esportivo:

olimpiadasestudantisdefeiradesantana.wordpress.com

Trinta e cinco escolas da rede municipal aderiram ao projeto de capacitação de gestores para a Educação

Capacitar a equipe gestora para implantação da administração democrática das escolas públicas. Este é o propósito do ProGestão (Programa de Capacitação de Gestores), uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os governos Municipal e Estadual, que visa atender as principais demandas das instituições de ensino.

Em Feira de Santana uma média de 35 escolas da rede municipal já aderiu ao projeto. De acordo com a multiplicadora municipal, pedagoga Rosana Fernandes Falcão, o curso tem favorecido o diálogo nas escolas para resolução de problemas.

“O ProGestâo está em sua primeira edição. A capacitação é realizada através de módulos, são dez ao total. Os gestores das unidades fazem o estudo dos módulos que respondem às indagações com relação às maiores demandas das escolas e direcionam às atividades com todos os segmentos da comunidade escolar para solucionar as dificuldades”, explica.

A avaliação dos resultados é apresentada durante encontros mensais e favorecem discussões sobre experiências. “Os profissionais estão tomando conhecimento dos conceitos fundamentais para exercício da gestão democrática. A expectativa é abrir novas turmas e desenvolver mais ações para fortalecer o projeto, implantar novas atividades e implementar o que já existe como o colegiado escolar”, destaca a pedagoga Rosana Falcão.

O ProGestão promove, ainda, rotina de trabalho com reuniões e avaliações tendo em vista a criação de um plano para fortalecimento da gestão democrática. Os tutores do projeto realizam visitas às instituições de educação para conferir a aplicação das teorias e avaliar os resultados obtidos.

Aprovado reajuste salarial para professores:Docentes contemplados com mais de quatro por cento de aumento

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou nesta quarta-feira (13/09), com unanimidade dos votos, a mensagem enviada pelo Poder Executivo, que altera a Lei nº 3.198 e prevê acréscimo de 4% nos vencimentos dos professores, especialistas e secretários escolares da rede municipal de ensino. O reajuste será incorporado ao salário a partir do dia 1º de outubro de 2011.

Com a aprovação, o Governo Municipal contabiliza o aumento de 9,9% para os servidores da Educação neste ano, já que no mês de maio foi concedido reajuste de 5,9% para categoria. A mensagem do Governo Municipal, contida no projeto de lei, também firma o compromisso de conceder aos professores aumento de 5% em 1º de maio de 2012 e criar as referências para mestres e doutores.

Segundo o vereador e líder do governo, Maurício Carvalho, o projeto de lei aprovado deve ser sancionado hoje (15/09) pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Maurício ressalta a continuidade do diálogo com os servidores.

“Estamos com todos os canais de diálogo abertos com a categoria”, assegura. Ainda nesta quarta-feira, será realizada assembleia da categoria para decidir sobre o retorno às atividades, que estão paralisadas desde 17 de agosto.

24ª Festa do Vaqueiro de Alecrim Miúdo contará com a presença de atrações como:Diego Costa, Viola de Doze e Audácia Pura entre as atrações

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promove a 24ª Festa do Vaqueiro, nos dias 17 e 18 de setembro (sábado e domingo), no povoado de Alecrim Miúdo, distrito da Matinha. Durante o evento diversas atrações vão se apresentar como Diego Costa, Viola de Doze, Kixote é esse, Audácia Pura, dentre outras.

Segundo o organizador do evento, Ubiratan de Jesus, a festa já virou tradição e atrai pessoas de diversas localidades. “Há um expectativa que o número de participantes ultrapasse ao do ano anterior. A festa também é certeza de bons negócios para os comerciantes e população”, destaca.

No sábado haverá shows de Diego Costa, Viola de Doze, Pegada Love e Mister Axé. Já no domingo as atrações a apresentar-se são Amor de Cinema, Baiá e Banda, Audácia Pura, e Doce Mel.

Ainda neste dia, na parte da manhã, terá o desfile dos vaqueiros com saída prevista para as 9 horas do povoado de Alecrim Miúdo até Candeia Grossa. Às 12 horas acontecerá a entrega de prêmios para os vaqueiros e melhor grupo.

II Conferência Municipal de Juventude em Feira,o evento acontece na próxima sexta-feira (16/09), no Centro de Cultura Amélio Amorim

Discutir e propor políticas públicas para a juventude é um dos objetivos da II Conferência Municipal de Juventude, que será realizada nesta sexta-feira (16/09), a partir das 07h30, no Centro de Cultura Amélio Amorim. As inscrições podem ser realizadas na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 160, Kalilândia, ou através do site: http://juventudesba.blogspot.com.

Segundo o organizador do evento, Pedro Américo Lopes, a expectativa é reunir 600 jovens e adolescentes no evento. “Os delegados e as delegadas que participarão da conferência receberão um crachá que dará direito de voz e voto nas plenárias de aprovação de propostas. O principal objetivo é formular políticas públicas para a juventude no município”, explica.

As discussões serão divididas em grupos de trabalhos com os seguintes temas, direito ao desenvolvimento integral, direito ao território, direito à experimentação e qualidade de vida, direito à diversidade, direito à participação.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher escolheu a sua comissão provisória para gestão de dois anos

Cinco representantes foram escolhidas para constituir a Comissão Provisória do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que tem como objetivo apresentar proposta de alteração à Lei 2.658, de 18 d abril de 2006, promover eleições com participação dos órgãos do Poder Executivo Municipal dos Direitos da Mulher para gestão de dois anos e propor diretrizes da Política Municipal de atendimento aos direitos da mulher.

As instituídas para compor a Comissão foram Ione Montenegro Mansur de Carvalho (Representante da Secretaria de Desenvolvimento Social), Maria Luiza da Silva Coelho (Representante do Centro de Referência Maria Quitéria), Solange Costa Guerra (Representante do Movimento Coletivo de Mulheres), Maria Régis Ferreira de Lima (Representante do Parlamento Juvenil), e Marisete Cerqueira Vitória (Representante da OAB), que atuará como presidente da Comissão Provisória.

A portaria foi publicada em 13 de setembro no Diário Oficial do Município e em jornais de circulação municipal.

Professores municipais suspendem greve e as aulas foram retomadas hoje (15/09)

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (14/09), os professores da rede municipal de ensino decidiram suspender a greve deflagrada em 17 de agosto e que paralisou parte das escolas. A decisão, anunciada por dirigentes da APLB, foi tomada depois da aprovação do aumento de 4% concedido pelo Governo Municipal e que entrará em vigor a partir de 1º de outubro.

Além do reajuste, a mensagem aprovada pela Câmara Municipal estabelece a criação de duas novas referências (G e H), para os professores com títulos de Mestrado e Doutorado, que terão 90% e 100% de aumento calculado sobre a referência inicial (A), respectivamente. Também foi aprovado o percentual de 5%, para vigorar em maio de 2012, de 5% de gratificação por regência de classe.

Os estudantes terão as atividades repostas no mês de janeiro de 2012, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Será elaborado um calendário especial, para que sejam cumpridos os 200 dias letivos. Segundo o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, as aulas perdidas não podem ser ministradas neste ano porque há um calendário em andamento.

O secretário assegura que o calendário especial não trará prejuízos para o período letivo de 2012, já que as aulas começam no mês de fevereiro. Ele lembra que desde a deflagração da greve pela APLB, mais de 60% das unidades de ensino mantiveram as atividades normalmente. Portanto, estas escolas vão manter o calendário até o final do mês de dezembro.

“Em algumas escolas houve professores dando aula e outros em greve. Então, faremos também fará um calendário especial para estas unidades. Vamos fiscalizar rigorosamente o cumprimento dos 200 dias letivos, que é estabelecido por lei federal”, assegura José Raimundo Azevêdo.

Seduc vai elaborar calendário especial para cumprir os dias letivos com reposição de aulas em janeiro de 2012

Os estudantes da rede municipal de ensino que tiveram as aulas suspensas nos últimos 21 dias terão as atividades repostas no mês de janeiro de 2012. A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) vai elaborar um calendário especial para que sejam cumpridos os 200 dias letivos. Os professores suspenderam a greve nesta quarta-feira (15) após assembleia com a categoria.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, as aulas perdidas não podem ser repostas ainda neste ano porque há um calendário em andamento. O ano letivo de 2012 não haverá atraso e as aulas começam normalmente no mês de fevereiro.

Enquanto a APLB deflagrou a greve, mais de 60% das unidades de ensino mantiveram as atividades. Portanto, informa o secretário, estas escolas vão manter o calendário até o final do mês de dezembro, sem qualquer extensão.

“Em algumas escolas houve professores dando aula e outros em greve. Então, a gente também fará um calendário especial para estas unidades. Vamos fiscalizar rigorosamente o cumprimento dos 200 dias letivos, o que é lei federal”, assegura Azevedo.

Bahia Recall premiou o vídeo publicitário da Prefeitura sobre o festival vozes da terra

A peça publicitária sobre o festival Vozes da Terra, realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, foi premiada na 17ª edição do Prêmio Bahia Recall, na categoria institucional. O vídeo foi produzido pela Artecapital Propaganda. A solenidade de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (14/09), no Spazzio Eventos, com a presença de publicitários, empresários e convidados.

Além do Vozes da Terra, o material Super Herói, da agência Mercado Comunicação, também esteve entre os finalistas. Este foi elaborado para a campanha contra a dengue. Concorreram ao prêmio na categoria institucional 25 peças publicitárias.

Já na categoria mercado foram 24 materiais selecionados, sendo escolhido o título Projetos, da agência Nerobianco Comunicações. A empresa também conquistou o Grand Prix e irá representar a TV Subaé, no Bahia Recall em Salvador, no dia 22.

Para o secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida, este prêmio revela o profissionalismo que existe em Feira de Santana no mercado de publicidade e que a cada dia vem se fortalecendo. “A Secretaria Municipal de Comunicação participou ativamente na elaboração do vídeo. Estão de parabéns a agência Artecapital e o profissional que escolheu o material, pois acreditou que o vídeo era a melhor peça na categoria institucional”, afirma.

O Bahia Recall é considerado o maior prêmio da publicidade baiana e é promovido pela Rede Bahia de Televisão. Destina-se a estimular a técnica e a criatividade na realização dos diversos formatos de propaganda, assim como a valorização dos profissionais de agências de propaganda envolvidos no processo. Contempla peças publicitárias de TV, rádio e jornal.

Mais um Posto de Saúde da Família poderá ser instalado no distrito de Maria Quitéria

A comunidade dos povoados de Lagoa da Camisa e Casa Nova, localizados no distrito de Maria Quitéria, pode ser contemplada com a instalação de um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) na região. Inicialmente a diretora de gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, vai verificar a demanda e, posteriormente, um prédio para o funcionamento da unidade.

A implantação do PSF foi solicitada por uma comissão de moradores ao prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quinta-feira (15/09), no Paço Municipal Maria Quitéria. Acompanhados do vereador Reinaldo Miranda, os moradores apresentaram um abaixo assinado com mais de 600 assinaturas.

“Vamos fazer uma avaliação para averiguar a procura e tomaremos as medidas necessárias para atender a comunidade local da melhor forma. A própria comunidade falou sobre a possibilidade de instalar o posto no prédio de uma antiga escola”, disse Tarcízio Pimenta. O distrito de Maria Quitéria dispõe dos PSFs São José I e São José II, onde são atendidas cerca de 1.500 famílias.

*Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]