Prefeitura de Feira de Santana investe no desenvolvimento da cidade. Confira as notícias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Melhorias para o Centro de Abastecimento em Feira de Santana

Feirantes e consumidores que frequentam o Centro de Abastecimento de Feira de Santana diariamente vão notar uma série de melhorias no equipamento, nos próximos dias. Desde esta quarta-feira (21/09/11) foi intensificada a limpeza no entorno do Centro e a partir desta sexta-feira (23/09/11) será realizada a pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na área do estacionamento principal.

As ações serão desenvolvidas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da comissão especial, constituída para diagnosticar os problemas que afetam o funcionamento do Centro, além de eliminar entraves e buscar soluções. A comissão é composta pelas Secretarias Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Serviços Públicos (SESP), Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI) e Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV).

Em virtude das obras de pavimentação no estacionamento do Centro, os consumidores e vendedores devem buscar outros locais para estacionar os veículos, a exemplo das ruas Juvêncio Erudilho, Praça Dois de Julho e ruas que ficam ao redor do entreposto comercial.

Todos os secretários que compõem a comissão foram orientados a realizar um levantamento em cada um dos setores e apresentá-lo ainda nesta quinta-feira. Os secretários também vão se reunir com comerciantes para que cada um faça sugestões no sentido de aperfeiçoar o aspecto visual dos boxes.

No que se refere à limpeza, o secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Araújo, informa que deu início aos serviços de capinação e pintura de meio fio. “Já nesta quinta-feira vamos realizar a limpeza na área entre o alambrado do Centro e o canal. Toda a área do equipamento será contemplada com o serviço”, assegura Araújo.

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, a SMTT também vai dar início aos trabalhos a partir desta quinta-feira, identificando e corrigindo os problemas com uma mensagem educativa para trazer um novo aspecto ao Centro de Abastecimento.

“O secretário de Prevenção à Violência também está fazendo seu trabalho, buscando identificar as questões que envolvem a segurança pública. Já pedimos à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que também venha fazer um trabalho aqui para resgatar o exercício da cidadania”, declara Frankles, presidente da comissão. A iniciativa também tem o apoio da Guarda Civil Municipal, que percorre diferentes pontos do Centro diariamente.

Para a feirante do entreposto há mais de 10 anos, Maria de Lourdes Bispo, iniciativas como esta são muito importantes para melhorar as condições do Centro de Abastecimento. “É muito bom porque se o centro estiver mais organizado teremos ainda mais clientes. A segurança e a limpeza precisam melhorar”, afirma.

PM atuando na Central de Monitoramento

Servidores da Secretaria Municipal de Trasportes e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 2º Grupamento de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar vão assumiur a Central Integrada de Monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) nos próximos dias.

Cada um dos órgãos vai realizar a atividade de sua competência através das imagens geradas por 11 câmeras instaladas no centro comercial. A SMTT estará atenta ao trânsito da cidade, a Guarda Municipal aos postos de saúde e prédios públicos e o SAMU dará cobertura aos acidentes que acontecem.

A partir desta quinta-feira (22/09/11), a Polícia Militar vai disponibilizar 10 homens para atuarem na central, sendo dois policiais a cada 24 horas. “Nós temos comunicação com as viaturas através de celular e do rádio, e repassaremos as imagens à Central de Operações do Batalhão para que haja um acompanhamento”, informa o coronel comandante da Polícia Militar, Cláudio Brandão.

Questionado sobre as instalações da central na sede da SEPREV, localizada na rua Castro Alves, centro, Brandão disse que as condições são excelentes. “Sou diretor de Tecnologia da PM e tenho acompanhado algumas centrais de monitoramento no Brasil. Posso garantir que a central está entre as melhores, em termos de instalações e conforto”, destaca.

O secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, e o comandante da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar de Feira de Santana, major Amon Pereira Gomes, também acompanharam o coronel Brandão em visita à Central de Monitoramento da Seprev.

Caminhada da II Semana Anti Drogas

Com o lema “Sou vivo não uso drogas” mais de 150 pessoas participaram da caminhada da II Semana Municipal da Cultura Anti Drogas na manhã desta quinta-feira (22/09/11). O percurso foi iniciado no Feira Palace Hotel em direção ao estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria. Durante a passeata foram distribuídos panfletos educativos para a comunidade feirense mostrando o poder que as drogas exercem sobre o organismo humano.

Para o secretário municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, a caminhada é um meio de conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo uso das drogas. “Cerca de 80 % dos jovens estão envolvidos com as drogas, por isso precisamos unir forças para mudar o quadro que é constatado no país e município. Este é o momento da sociedade civil enfrentar o problema de frente, somente com esta junção será possível combater as drogas que tem levados tantos jovens a morte”, explica.

O presidente do Centro de Recuperação Resgatados por Cristo, Fernando Silva, conta há quinze anos está longe das drogas. “É muito importante mostrar para a comunidade que existe tratamento para o usuário de drogas. A recuperação dura em torno de nove meses, caso haja necessidade o tratamento é prolongado por mais algum tempo. O individuo é quem deve decidir se tratar, pois não podemos obrigá-lo a continuar com o tratamento”, explica.

A diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Lélia Vitor Fernandes, diz que a educação é a ‘bola mestra’ da sociedade civil. “É através da educação que podemos manter os jovens livres das drogas e da marginalidade”, destaca. Durante a semana estão sendo promovidas oficinas e palestras em escolas municipais, estaduais e da rede privada visando abranger o maior número possível de jovens.

O evento faz cumprir a Lei Municipal 3025 de 15 de setembro de 2009. Nesta sexta-feira (23) será realizado um Fórum da Central Única de Favelas (CUFA), a partir das 8h, no Centro de Cultura Amélio Amorim e contará com a presença do artista MV Bill, embaixador da Organização das Nações Unidades (ONU), doutor Bomathiasen, dentre outras autoridades.

9ª Semana Municipal do Idoso

Ações voluntárias de acompanhamento, fiscalização e proteção desenvolvidas em prol das pessoas da terceira idade em Feira de Santana serão intensificadas durante a 9ª Semana Municipal do Idoso, a partir do dia 28 de setembro, no Centro de Convivência Dona Zazinha. Atividades físicas e culturais serão desenvolvidas durante toda a semana.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar a importância destas pessoas para a sociedade e elevação da auto-estima. De acordo com Aisile Monteiro Santana, coordenadora do centro, a Semana do Idoso promove interação entre os idosos, além de conscientizar a sociedade quanto a importância de ações de proteção ao idoso.

“O evento proporciona as pessoas de terceira idade participação em atividades de cultura e lazer, na perspectiva de uma cultura de envelhecimento digno e saudável. O objetivo também é sensibilizar os mais diversos segmentos da sociedade sobre o importante papel do idoso”, afirma.

A expectativa é da participação de cerca de 700 idosos, de 23 grupos a exemplo do Centro Dona Zazinha, AFAS e Unimed. As atividades começam com uma caminhada no dia 27 de setembro, a partir das 15h. “A caminhada serve para divulgar as atividades que ocorrerão ao longo da semana, atraindo assim idosos que ainda não fazem parte de grupos”, explica.

No dia 28 de setembro acontece a abertura oficial às 15 horas, no Centro Cultural Maestro Miro. A programação segue com uma Mostra Cultural no dia 29 de setembro, também no Maestro Miro e o encerramento no dia 30 de setembro, com uma Tarde Dançante, a partir das 14 horas, no Feira Tênis Clube.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]