Feira de Santana: prefeito Tarcízio Pimenta destaca asfaltamento de vias no centro da cidade e melhorias nos principais corredores de tráfego

Prefeito Tarcízio Pimenta destaca asfaltamento de vias no centro da cidade e melhorias nos principais corredores de tráfego.
Prefeito Tarcízio Pimenta destaca asfaltamento de vias no centro da cidade e melhorias nos principais corredores de tráfego.
Prefeito Tarcízio Pimenta destaca asfaltamento de vias no centro da cidade e melhorias nos principais corredores de tráfego.
Prefeito Tarcízio Pimenta destaca asfaltamento de vias no centro da cidade e melhorias nos principais corredores de tráfego.

A pavimentação asfáltica de diversas ruas do centro da cidade e as melhorias nos principais corredores de tráfego foram destacadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante entrevista ao programa Acorda Cidade, na rádio Sociedade de Feira, na manhã desta segunda-feira (26/09/2011). O programa jornalístico é ancorado pelo radialista Dilton Coutinho.

Tarcízio lembrou que a Prefeitura já está concluindo a pavimentação asfáltica de várias ruas do bairro Kalilândia. Ele ressaltou também a importância das intervenções nos bairros e regiões periféricas. “Os corredores de tráfego têm uma relevância muito grande na vida das pessoas. Facilita o acesso ao trabalho, ao centro da cidade, e dar mais comodidade para a locomoção de um modo geral”, observou.

O prefeito informou ainda que mais ruas serão pavimentadas até o final do ano. Uma das principais vias a serem contempladas é a rua Lopes Rodrigues, que liga a região do conjunto Jomafa à avenida Presidente Dutra. “Essa obra será muito importante para desobstruir o trânsito no centro da cidade, facilitando para as pessoas que moram ou precisam se deslocar para aquela região”, destacou.

Na oportunidade Tarcízio Pimenta também anunciou que será realizada dentro em breve a licitação para a operacionalização do Voo Livre, na localidade de Pé de Serra, no distrito de Maria Quitéria. O local fará parte do circuito nacional do esporte radical. “Um investimento importante para o esporte e o lazer no nosso município”, assegurou.

Também foi destacado pelo prefeito intervenções na organização do comércio do centro da cidade, projeto Shopping a Céu Aberto, organização do Centro de Abastecimento, aquisição de equipamentos para a zona rural, e obras futuras como a implantação da Zona Azul.

15 câmeras da Seprev sendo testadas

As 15 câmeras que integram a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) já estão sendo testadas. Os equipamentos foram instalados nas principais vias do centro da cidade. Na manhã desta segunda-feira (26/09/2011), a estrutura foi visitada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo comandante da 64ª Companhia Independente, major Amon Pereira Gomes.

Durante o encontro foram discutidas questões técnicas da operacionalização. Conforme o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, as câmeras serão operadas por seis prepostos em cada turno – seis da Polícia Militar e dois da Guarda Civil Municipal. A Central de Monitoramento também integrará as demais esferas da Segurança Pública no município, como Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU.

Na sala da Central de Monitoramento foram implantados 12 monitores de 42 polegadas e um monitor de 55 polegadas. Para dar suporte ao sistema, o equipamento conta com um provedor independente, considerado um dos melhores do país. “É um equipamento que não deixa nada a dever ao que encontramos nas grandes metrópoles”, aponta Tarcízio.

Para o comandante da 64ª Companhia, major Amon Pereira, o sistema facilitará bastante a ação da polícia no centro da cidade. “Todos os principais pontos serão monitorados durante 24 horas e os policiais farão o contato simultâneo via rádio. É um significativo avanço para Feira de Santana”, considera o comandante.

Café com Autor traz José Ricardo Moreira

Feira de Santana foi o primeiro município a implantar o programa Cidade Educadora, com o objetivo de investir na leitura e escrita dos alunos da Educação Infantil. Nesta terça-feira (27/09/2011), o autor das narrativas literárias da coleção Cidade Educadora, José Ricardo Moreira, estará na cidade participando do projeto Café com o Autor, na Gelateria Italiana, a partir das 9 horas.

O objetivo do projeto é promover o encontro entre autores e leitores sobre o universo literário. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em parceria com a Editora Aymará.

A coleção Cidade Educadora é composta por quatro livros de histórias, que abordam assuntos da realidade social das crianças, enfocando a valorização da família, os amigos e o meio ambiente, além de quatro livros de atividades e um diário entregue para cada aluno. O programa é desenvolvido em mais de 100 escolas da rede municipal.

Novo fardamento para agentes de endemias

Os agentes de endemias de Feira de Santana passam a contar com um fardamento completo para execução de suas atividades. O material, composto por duas camisas, duas calças, um par de botas e uma bolsa, foi entregue na manhã desta segunda-feira (26/09/2011), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A solenidade contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta. Estão sendo disponibilizados ao todo 840 camisas, 840 calças, 420 pares de botas e 420 bolsas. “Nada mais justo vocês receberem o material de trabalho. É um material que vocês puderam escolher, avaliar e opinar. Nossa preocupação é valorizar e dar condições, pois é fundamental o trabalho dos agentes no processo de melhoria da saúde”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias de Feira de Santana, Roberto Carvalho, considerou o novo fardamento como uma conquista para a categoria. “Há três anos trabalhávamos com o mesmo material. E esta é a primeira vez que tivemos a oportunidade de escolher o fardamento. O Governo Municipal mostra a sensibilidade em estar nos ouvindo”, destacou.

A diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas, chamou a atenção para a qualidade do material fornecido. “O fardamento é necessário para a identificação dos profissionais que trabalham no contato direto com as pessoas, nas residências, e é muito importante que os agentes tenham a disposição materiais de qualidade”, ressaltou.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias diariamente. “O trabalho de campo desenvolvido por esses profissionais é fundamental para o controle de várias doenças no nosso município, a exemplo da dengue, que é uma preocupação de todo o país”, completou.

Solução para ruas da Queimadinha

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana vai solicitar junto ao Ministério Público Estadual um Termo de Ajustamento de Conduta com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), a fim solucionar os problemas de várias ruas do bairro Queimadinha. A informação foi dada pelo prefeito Tarcízio Pimenta aos moradores da localidade na manhã desta segunda-feira (26/09/2011).

O prefeito esteve no local acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; e Serviços Públicos, Luiz Araújo. O esgoto a céu aberto e alagamento em períodos chuvosos são os principais problemas enfrentados pelos moradores. De acordo com o levantamento inicial, serão contempladas com as intervenções as ruas Rondônia, Espírito Santo e Goiás.

“A Prefeitura está disposta a dar uma solução. Mas cada órgão terá que assumir as suas responsabilidades. Toda a estrutura de saneamento deverá ser feita pela Embasa. E para agilizar isso vamos pedir a intervenção do Ministério Público, através de um Termo de Ajustamento de Conduta”, salientou.

O prefeito observou que as intervenções devem ser feitas com urgência. “Essa situação coloca em risco a saúde das pessoas e compromete a qualidade de vida. A lama, o mau cheiro, o esgoto aberto, todos esses problemas deverão ser sanados para que o povo deste bairro não continue sofrendo com isso”, frisou.

A vendedora ambulante Rogéria Miranda diz que a situação compromete principalmente a saúde das crianças. “A gente tem que conviver com isso o tempo todo. Almoçamos com esse mau cheiro, as crianças quase sempre estão doentes, e sem contar que quando chove a situação é muito triste”, destacou.

Conferência para as Mulheres nesta quarta

A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece nesta quarta-feira (28/09/2011), às 7 horas, na Fundação Senhor dos Passos, localizada na rua Ederaldo Alves Costa, 171, Baraúnas. Baseados no tema “Autonomia e Igualdade para as mulheres”, a sociedade civil e o poder público vão deliberar diretrizes e prioridades que serão levadas para as etapas territorial, estadual e nacional da conferência.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ). Inicialmente será realizada uma conferência magna com a mestra de Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Valdecir Nascimento.

Em seguida será feito um panorama atual das políticas públicas para as mulheres e orientações para os grupos temáticos. Às atividades retornam às 13 horas com seis grupos de trabalho sobre Relações étnico raciais; Saúde das mulheres, Direitos sexuais e direitos reprodutivos; Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica.

Os outros três grupos de trabalho vão tratar sobre Cultura, comunicação e mídias igualitárias, democráticas e não discriminatórias; Autonomia, participação política e poder; e Prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contras as mulheres.

Para finalizar o evento serão apresentadas e aprovadas as propostas sugeridas, e eleitas as delegadas para a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. A conferência será encerrada com uma apresentação cultural.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, o evento é uma oportunidade para conscientizar o município sobre a importância das mulheres junto às políticas públicas. “É a chance que temos de dirimir muitas dúvidas com psicólogos e assistentes sociais. As mulheres estão resgatando sua auto-estima e são tão capazes quanto os homens”, destaca Gerusa Sampaio.

Queimadinha recebe Ronda nos Bairros

Moradores do bairro Queimadinha aproveitaram o último sábado (24/09/2011) para apresentar reivindicações e fazer solicitações de melhorias para a comunidade durante a segunda edição do projeto “Ronda nos Bairros”. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana juntamente com a direção do programa Ronda Policial, transmitido pela Rádio Subaé AM.

A ação tem como objetivo disponibilizar para as comunidades mais carentes serviços gratuitos oferecidos pelas secretarias municipais, a exemplo de assistência jurídica, aferição de pressão, teste de glicemia, internet gratuita através do ônibus do programa Feira Cidade Digital, além de orientações sobre prevenção e combate a dengue, programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, dentre outros.

O radialista Valter Vieira lembrou que a ação integra as comemorações aos 46 anos do programa Ronda Policial e visa promover cidadania. “A nossa proposta é levar os pleitos locais às autoridades responsáveis. Escolhemos as comunidades a partir dos números de reclamações e solicitações que recebemos diariamente no programa. Durante a ação, o Ronda Policial é transmitido ao vivo direto da praça dando voz ao povo”, destaca.

O prefeito Tarcízio Pimenta parabenizou a atuação da equipe da emissora de rádio em defesa dos cidadãos. “Quando se dispõe a fazer o programa direto dos bairros expõe as necessidades dos moradores. A Queimadinha necessita de obras e vamos batalhar para conseguir oferecer qualidade de vida a estas pessoas”, declarou o prefeito.

O secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida destacou a importância da atuação dos meios de comunicação em prol do social. “O Ronda nos Bairros é um projeto que a Prefeitura abraçou por entender a responsabilidade do rádio. É uma iniciativa que permite que se entenda a realidade social dos bairros”, afirma.

O projeto contou com a participação de equipes das secretarias municipais de Saúde, Comunicação, Desenvolvimento Urbano, Habitação, Serviços Públicos e apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

33ª Semana Espírita com vasta programação

“Morte e Imortalidade” foi tema apresentado pelo médium e diretor da Editora Vinha de Luz, Geraldo Lemos Neto, na abertura da 33ª Semana Espírita da Feira de Santana, na noite deste domingo (25), no Ginásio de Esporte do Colégio Castro Alves. O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou o evento e compôs a mesa na abertura solene.

Durante a abordagem do tema, Geraldo Lemos lembrou o que rege o espiritismo e definiu conceitos como saúde e doença segundo a doutrina. “O espiritismo traz Jesus ao coração do homem. Todos nós somos convocados a conhecer o Evangelho de Cristo sob a doutrina espírita, para construirmos um mundo com paz, justiça e compreensão”, destacou.

Para o médium, saúde é o pensamento em harmonia com a Lei de Deus. “Doença, entretanto, é o processo de retificar este pensamento, corrigindo erros e abusos perpetrados por nós mesmos. A doença é o resultado do adoecimento da alma, provocado pela desconexão da criatura em relação ao Criador”, acrescentou, chamando a atenção para o sentimento egoísta do ser humano. “O egoísmo é a grande chaga da humanidade. É através dele que são gerados outros vícios e males, como a inveja, rebeldia e violência”, pontuou.

A noite de abertura da 33ª Semana Espírita foi marcada também pela apresentação do Coral Fabiano de Cristo, para uma platéia formada por centenas de pessoas. Até o próximo domingo (2/10/2011), outros temas estarão em evidência no evento.

Além do prefeito Tarcízio Pimenta, compuseram a mesa também o coordenador do Conselho Regional de Espiritismo 3, Carlito Moreira; comandante do 35º Batalhão de Infantaria, coronel Bélico; Márcio Campos, representando a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Valter Dias Oliveira (Centros Espíritas de Feira de Santana) e Manoel Dias Neto (Instituto Espírita Maria de Nazaré).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.