Parceria da EBDA com o Banco do Nordeste potencializa atividades agrícolas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) iniciou na última terça-feira (13), nas comunidades de Cascalheira e Vila Velha do Jequiriça, no município de Valença, um ciclo de reuniões com agricultores familiares para apresentar os benefícios e facilidades do Programa Agroamigo, do Banco do Nordeste. Novos encontros acontecerão no decorrer dos próximos meses, sempre que os técnicos da EBDA identificarem a necessidade deste crédito para os produtores.

O objetivo deste trabalho é aumentar a capacidade produtiva das comunidades, que, através do programa Agroamigo, poderão ampliar as suas produções, a exemplo do plantio de banana da terra, criações de bovinos, suínos e de aves, aquisição de canoas para pesca, e ainda atividades não agrícolas, no meio rural, como a produção de doces e polpas de frutas, oficinas de bicicletas, salão de beleza, barraca de beijus e pequenas mercearias.

Os trabalhos dessas comunidades foram conduzidos pela técnica agropecuária da EBDA, Valquiria de Jesus, e pelo Coordenador Territorial do Programa Agroamigo do BNB, Lázaro de Aguiar. Na apresentação do programa foram discutidos temas como: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Condição para financiamento de proprietários, posseiros e arrendatários, Adimplência, Operações de crédito, Projetos, Propostas e Liberação de parcelas.

Para a técnica da empresa, responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dessas comunidades, as reuniões fazem parte do compromisso social dos trabalhos da EBDA. “Estamos vivenciando o dia a dia dessas famílias, por isso sabemos as reais necessidades deles. Com esta ação queremos proporcionar a ampliação das atividades destes agricultores”, comentou Valquiria de Jesus.

Agroamigo

O Agroamigo é o Programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e na Bahia, com a Seagri/EBDA e outras instituições. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, que visa à concessão de financiamento para a área rural, adotando metodologia própria de atendimento, cuja principal premissa consiste na concessão de crédito orientado e acompanhado.

No Baixo Sul do Estado, o Agroamigo já aplicou, em operações de microcrédito rural, em torno de R$ 6,45 milhões, correspondendo a 2.915 operações, onde a maioria das unidades familiares são assistidas com Ater pública pela EBDA.

O programa garante a sustentabilidade das unidades familiares e tem cumprido seu papel social de gerar emprego e elevar a renda das famílias rurais, assim como aumentar a produção de alimentos e evitar o êxodo rural.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108662 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: e[email protected]