Pacientes com câncer de mama participam de campanha que incentiva a autoestima

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
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A campanha Encontro com a Autoestima, que tem o apoio da AstraZeneca, já passou por diversas cidades do país e chega a Salvador na terça-feira, dia 20. A iniciativa leva às pacientes a mensagem de que a autoestima é a melhor escolha contra o câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

No dia 20 de setembro, a AstraZeneca leva a Campanha Encontro com a Autoestima ao Núcleo de Oncologia da Bahia, em Salvador. Com o objetivo de levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama, a ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento 40 instituições receberam o projeto, com a participação de cerca de 1250 pacientes e cuidadores.

Durante o encontro, as participantes poderão assistir a uma palestra da pedagoga e artista plástica, Claudia Vasconcellos, que enfrentou e superou o câncer de mama. Ela irá falar sobre resgate e manutenção da autoestima. A programação conta ainda com uma sessão de fotos, em que as participantes são incentivadas a usar adereços e posar para um fotógrafo profissional. A melhor foto é impressa e entregue as pacientes. Após as atividades, o Coral da Petrobras fará uma apresentação especial para as participantes.

As participantes responderão a um questionário de avaliação e um formulário de redação. A partir desse questionamento as pacientes refletem sobre quais valores são importantes para a mulher que enfrenta o tratamento de um câncer.

Além de ter a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas, as mulheres receberão ao final do encontro três guias explicativos: um voltado para as próprias pacientes, outro para parceiros e familiares e um terceiro destinado a crianças e adolescentes. Os três materiais abordam de forma distinta, de acordo com cada público, temas de interesse como: o que é o câncer de mama, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.

“Nosso foco é trabalhar a humanização, o resgate e manutenção da autoestima, que muitas vezes é difícil de ser reestabelecido. Acreditamos que com isso, as mulheres ganham mais confiança para superar as dificuldades. E a melhor maneira que vimos para conseguir isso foi apoiando várias instituições e profissionais da área de saúde que tem experiência no tratamento do câncer de mama,” diz Selma Kochen, diretora de marca da AstraZeneca. “A iniciativa casou com o objetivo do Grupo Bem Viver que é formado por pacientes do Núcleo e seus acompanhantes e busca levar apoio e ajuda mútua para pessoas e familiares que receberam um diagnóstico recente de câncer”, completa Clarissa Mathias, oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia.

A Campanha Encontro com a Autoestima é um evento aberto ao público e gratuito, porém as vagas são limitadas. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato através do telefone (71) 4009-7059 ou email: [email protected]

Sobre a AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com um foco principal na descoberta, desenvolvimento, e comercialização de remédios sob prescrição. Como líder em medicamentos para doenças gastrointestinais, cardiovasculares, neurológicas, respiratórias e inflamatórias, oncológicas e infecciosas, a AstraZeneca gerou receitas globais de US$ 33,2 bilhões em 2010. Para obter mais informações, visite o website: www.astrazeneca.com.br

Sobre o Núcleo de Oncologia da Bahia

Fundado em 25 de Setembro de 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia tem como missão a saúde integral do paciente oncológico através do tratamento multidisciplinar. A melhor abordagem terapêutica é discutida em equipe a fim de garantir eficácia e a preservação da qualidade de vida dos pacientes. O corpo clínico é composto por oncologistas clínicos, hematologistas, nutricionistas, algologistas, reumatologistas, cirurgiões, psicólogos, pesquisadores e uma equipe de enfermagem coesa e altamente qualificada para dar todo o suporte para os pacientes em tratamento, além de uma rede de relacionamento com profissionais renomados de diversas especialidades. Mais informações no site http://www.nucleodeoncologia.com.br/

Sobre Carlos Augusto 9455 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).