Nigéria quer programa de cooperação com a Bahia. Pedido de apoio técnico agroindustrial foi solicitado pelo embaixador nigeriano no Brasil

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os esforços do governo da Bahia em promover a agroindustrialização do Estado chamaram a atenção da Nigéria, país com uma população de 160 milhões de pessoas e área nove vezes menor que o Brasil. O país africano enviou uma delegação, liderada pelo embaixador Vincent A. Okoedion, que visitou hoje (5) a Secretaria da Agricultura (Seagri), onde foi recebida pelo chefe de gabinete, Jairo Carneiro.

Os nigerianos vieram solicitar apoio para um programa de cooperação entre a Bahia e a Nigéria, visando obter conhecimento em áreas como assistência técnica e extensão rural, com ênfase na agricultura familiar. Com 665 mil famílias de agricultores, a Bahia possui o maior percentual desse segmento no País.

O embaixador Vincent Okoedion disse que a Nigéria é grande produtora de mandioca, batata e tomate, dentre outros alimentos, mas praticamente não os processa industrialmente, o que acarreta desequilíbrios na oferta à população. O país também tem grande produção de óleo de palma (dendê) e está interessado no seu uso como biocombustível.

“A secretaria da Agricultura está de portas abertas para contribuir nas áreas em que possui conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento de seu país”, afirmou Jairo Carneiro ao embaixador da Nigéria no Brasil.

Na reunião, ficou acertado que os representantes nigerianos formalizarão um documento especificando essas suas áreas de interesse e que num segundo momento será acertada uma visita dos dirigentes nigerianos aos campos de produção da Bahia, bem como aos projetos agroindustriais instalados no Estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.