Nesta noite, os médicos veterinários estarão reunidos em Feira de Santana com objetivo de comemorar a data

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Uma importante categoria para a sociedade é formada pelos médicos veterinários. Profissionais responsáveis pela saúde animal, os médicos veterinários comemoram no dia 9 de setembro (2011) os 250 anos da profissão no mundo e 100 anos de Medicina Veterinária no Brasil. Outro motivo de celebração para a categoria é que 2011 foi declarado como o ano mundial do Médico Veterinário.

Em Feira de Santana, a ASMEV (Associação de Médicos Veterinários) se reúne no Spazzio Tutti, com objetivo de homenagear o médico veterinário do ano e pessoas que contribuem para o aprimoramento técnico e mercadológico da categoria. Presidida por Delsique Borges a entidade tem avançado no intuito de congregar a categoria na busca de uma ação técnica que objetivo o bem estar da sociedade através do correto tratamento dos animais que ficam sob os cuidados dos médicos veterinários.

ASMEV

A Associação dos Médicos Veterinários de Feira de Santana e Região – (ASMEV) é uma Entidade Regional da Classe Médica Veterinária, fundada em 1992, e que atualmente congrega aproximadamente uma centena de profissionais, trabalhando nas mais diversas áreas de atuação, seja pública ou privada.  Entre as entidades afins no Estado da Bahia é uma das mais atuantes buscando sempre a promoção da classe, no intuito que seus integrantes venham a cumprir da melhor maneira possível seu papel na sociedade. Está sempre promovendo a integração dos profissionais, a sua atualização nos mais diversos temas técnicos, e também intercedendo em todos os momentos em que acha oportuno se posicionar na defesa da profissão e na orientação e esclarecimento á sociedade.

A cidade de Feira de Santana e a região ao seu entorno, possui uma atividade pecuária forte, além de um parque industrial com muitas empresas que processam produtos de origem animal e para animais, possuindo também uma faculdade particular com curso de Medicina Veterinária, Escolas  Agrotécnica, Repartições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, diversas clínicas para o atendimento de animais, enfim, um grande número de entidades responsáveis pela contratação dos serviços dos médicos veterinários.

Na ASMEV, tornou-se tradição, a confraternização e comemoração do dia do Médico Veterinário  ( 09 de setembro ), onde nos reunimos colegas e familiares para um encontro descontraído no intuito de festejar e louvar a nossa MEDICINA VETERINARIA, indiscutível para o bem da humanidade, indispensável para nos, profissionais, e nossas famílias.

Diretória Atual:

Presidente: José Delsique de Macêdo Borges

Vice: Paulo Fontes de Amorim e Santana

Secretária: Ângela Cristina de Oliveira Lima

Tesoureiro: Heitor Lima Ribeiro Filho

Importância do Médico Veterinário

O médico veterinário tem grande destaque nos diversos setores da sociedade devido ao seu amplo leque de competências, que se estende desde a prevenção e cura das afecções de diversas espécies animais, produção e inspeção de alimentos, defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural até a preservação ambiental e ecológica.

Seus conhecimentos o capacitam a planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades, visando melhorar e ou  manter elevados níveis de saúde da população. Além disto, sua formação básica em ciências biomédicas, com conhecimentos nas áreas de epidemiologia e saneamento ambiental, o torna apto a desenvolver atividades que antes eram comuns apenas a outros profissionais das equipes de saúde coletiva.

A Saúde Pública, com sua estrutura profissional multidisciplinar não deixa dúvidas da importância do Médico Veterinário como promotor da saúde humana, haja vista, o reconhecidamente pela Organização Mundial de Saúde   ( OMS ) que tem solicitado, insistentemente, aos países membros, a participação destes profissionais nas equipes de administração, planificação e coordenação de programas de saúde.

No amplo leque de competências de atuação do médico veterinário na saúde pública, podemos destacar o controle e vigilância de zoonoses, ( doenças transmissíveis do homem aos animais e vice-versa), como uma das maiores preocupação dos organismos de saúde dos cinco continentes.

Dentre os fatores de risco no aparecimento das zoonoses podemos destacar: crescimento populacional, globalização do comércio, devastação do meio ambiente com redução dos “habitats” de animais silvestres, comércio e criação de animais silvestres, ecoturismo, dinâmicas populacionais, adaptação e mudanças de agentes patogênicos e utilização indiscriminada de antibióticos.

História da Medicina Veterinária no Mundo

A Medicina Veterinária data do Século XVIII AC, com informações gravadas no “Papyrus Veterinarius” de Kahun. Enretanto, a Medicina Veterinária Moderna originou-se em 1762, quando Claude Bourgelat criou em Lyon, na França, a primeira Escola Veterinária tendo ele próprio, em 1765, instalado a segunda Escola em Maison Alfort nos arredores de Paris. Estas duas escolas se constituíram em verdadeiros polos irradiadores para as demais nações do mundo. Até o final do Século XVIII, foram instituídos 20 estabelecimentos de ensino Veterinário na Europa.

Já no Brasil, a criação de estabelecimentos voltados ao estudo da Medicina Veterinária foi despertada quando o Imperador Dom Pedro II, em 1875, visitou a Escola Veterinária de Alfort e em 20 de outubro de 1910, com o decreto 8.319, determinou a obrigatoriedade do ensino da Medicina Veterinária no país; este decreto foi assinado pelo então Presidente da Republica Nilo Peçanha. No mesmo ano, foram criadas a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas no Rio de Janeiro.

A primeira turma da escola Civil graduou-se em 1917. Três anos depois, fundava-se a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária – SBMV. O primeiro diploma legal a regulamentar a Medicina Veterinária veio com o decreto 23.133 de 9 de setembro de 1933. Essa data foi escolhida posteriormente como o dia do Médico Veterinário.

Em 23 de outubro de 1968, houve a aprovação da Lei 5.517, que estabelece a segunda regulamentação e cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.

Ano mundial do Médico Veterinário

Foi declarado 2011 como o ano mundial do Médico Veterinário, comemorando 250 anos da profissão no mundo e 100 anos de Medicina Veterinária no Brasil. A declaração foi feita em abril deste ano no Palácio de Versalles, em Paris, na presença do presidente francês Nicolas Sarkozy, reunindo 700 personalidades de vários países da América, Europa, Ásia e Oceania.

Nesta ocasião, a diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Margarete Chan, resumiu a importância da medicina veterinária para saúde, alimentação e para o planeta”. Da mesma forma, o presidente da Associação Mundial Veterinária e da Associação Americana de Medicina Veterinária Tjeerd Jorna, assinalou: “O médico tem se ocupado historicamente de cuidar do homem,  já o veterinário tem obrigação de cuidar da humanidade”. Nesse sentido, complementaram o discurso, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat :  o veterinário está no coração da relação homem-animal; e o diretor geral do Fundo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, reforçando a responsabilidade dos médicos veterinários em relação à quantidade e qualidade dos produtos agropecuários, que representam 40% do PIB do planeta.

Juramento Médico Veterinário

Sob a proteção de Deus PROMETO que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial atenção ao Código de Ética, sempre buscando uma harmonização perfeita entre ciência e arte, para tanto, aplicando os conhecimentos científicos e técnicos em benefício da prevenção e cura de doenças animais, tendo como objetivo o Homem. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes, mantendo o mais restrito segredo profissional das informações de qualquer ordem, que, como profissional tenha eu visto, ouvido ou lido, em qualquer circunstância em que esteja exercendo a profissão. Assim o prometo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]