Múltiplos olhares femininos na 5ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileira de Museus (Ibram)

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com a exposição “Mulheres em diferentes caminhos: arte, ciência e cotidiano, presentes nos museus da Uefs”, aberta na manhã de segunda-feira (19/09), teve início uma programação conjunta dos três museus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As atividades fazem parte do projeto dos museus da Uefs para a 5ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e inclui ainda palestras, ações educativas e oficina de pintura.

Na exposição e nas palestras, cada museu, de acordo com o tema, homenageia mulheres cujos trabalhos fazem parte de seu acervo: O Museu Regional destaca a arte de Nanja, artista feirense que pinta máscaras humanas e depois fotografa; o Observatório Antares, apresenta a contribuição da física e química Marie Curie, pioneira na descoberta do Raio X e primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobels, e da astrônoma Henrieta Leavitti, que descobriu a distância entre as estrelas. O museu Casa do Sertão evidencia a arte cotidiana de duas artesãs feirenses, Cripina dos Santos, com sua arte de barro e Marilene Brito com suas bonecas terapêuticas.

Joseane Macedo, museóloga da Casa do Sertão, explica que esta quinta edição da Primavera de Museus traz como tema “Mulheres, Museus e Memórias”, destacando a atuação do Ibram na área museal e a preocupação do instituto com temas atuais. “Este evento é uma forma de integração dos três museus da Uefs, apresentando-os para a comunidade como um espaço de aprendizado, conhecimento e difusão da cultura regional”, acrescenta Macedo.

Para Cristiano Cardoso, museólogo do Museu Regional, o evento amplia o debate sobre temas que não estão circunscritos apenas ao acervo, mas também a toda comunidade. Lise Marcelino Souza, responsável pelo Museu do Observatório Antares, destaca o trabalho conjunto, integrado, dos três museus da Uefs, criando uma rede de colaboração, além de inserir esses museus nas ações realizadas pelo Ibram.

O evento prossegue até quinta-feira, 22, com palestras pela manhã e ações educativas à tarde, no auditório 3 , Módulo 4. A exposição segue até sexta-feira, 23, no Hall da Reitoria. Confirma a programação completa no portal.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]