Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence parabenizou o Município pelo sucesso da Expofeira. Confira outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2011) recebeu a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, na noite desta sexta-feira (09/09/2011). Na companhia do secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles; do secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, e do deputado estadual José Neto, ele percorreu os stands instalados no Parque de Exposição João Martins da Silva e presenciou a realização do 5º Leilão Marchador da Princesa.

O ministro destacou a sua forte relação com o município desde o período em que foi secretário do Governo do Estado. “Tenho uma relação muito forte com Feira de Santana. A organização da Expofeira está de parabéns por mais um ano de sucesso. A feira do agronegócio está cada vez melhor”, ressalta.

Para o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, o Governo do Estado não poderia ficar de fora de um evento com o porte da Expofeira 2011. “É uma das exposições mais importantes do Brasil e temos comprometimento em realizar uma parceria entre o Governo e a Prefeitura. Nós vamos estar sempre juntos e lutando para a realização de um evento cada vez melhor como acontece todos os anos”, avalia.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, acredita que foi de grande importância a visita do ministro Afonso Florence e ressalta que o mesmo ficou contente com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal.

“Ele viu o potencial que Feira tem na área do agronegócio, e também ficou sensibilizado vendo os programas que são desenvolvidos para a Agricultura Familiar. O ministro visitou o espaço Caminho da Roça e parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta pela iniciativa e empenho com que tem tratado o pequeno agricultor em igualdade com o grande produtor”, afirma.

Leilão de Mangalarga tem bons resultados participação de 41 cavalos de raça, leiloados em 40 lotes

A 5ª edição do Leilão Marchador da Princesa ocorrido na noite desta sexta-feira (9) foi um grande sucesso. O evento foi organizado por quatro criadores da região e contou com a participação de 41 cavalos da raça Mangalarga, leiloados em 40 lotes.

Com lance inicial de R$ 200, o leilão atraiu aqueles que gostariam de adquirir animais, bem como os interessados em embriões resultados do cruzamento entre cavalos premiados. Considerado o baluarte da criação de Mangalargas na região, o criador Arsênio Sampaio Barreto ficou muito satisfeito com o evento.

“Houve a melhor seleção possível, a qualidade dos animais é muito boa. A criação de cavalos movimenta muitas pessoas, além de oferecer empregos, tanto que mesmo não sendo final de semana o leilão foi realizado com casa cheia”, destaca.

O criador Reginaldo Perna, do Haras Boa Feira, ressalta o mercado feirense para a comercialização da raça. “O mercado está super aquecido e Feira de Santana tem um potencial muito grande, com a participação de criadores não somente da cidade como de adjacências”, avalia.

Ele destaca ainda a nova estrutura oferecida pelo Governo Municipal para a realização dos leilões. “A estrutura é muito boa, melhorou o ambiente para a realização do evento e é preciso agradecer a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. O local propiciou maior conforto e o sucesso foi ainda maior”, afirma.

Forró da Banda Anzo Azul anima noite de sexta-feira (09/09) na Expofeira

O forró agitou a sexta noite da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2011). Um grande público compareceu ao Parque de Exposição João Martins da Silva, nesta sexta-feira (9), que dançou ao som do forró eletrônico. Os visitantes começaram curtindo o som de Elayne e Banda e a animação não parou com o agito de Mychele Borges.

A sensualidade das cantoras Rachel Costa e Kley Brito da banda Anjo Azul levou o público ao delírio, assim como as composições de sucesso e a voz de Berg Rabelo não deixaram ninguém parado. O público cantou ao som de grandes sucessos da banda cearense como “Não Sou de Ninguém” e “Pra você”. A beleza dos bailarinos deram o tom da noite.

Também abusando da sensualidade, a animação continuou com a banda sergipana Forró Safado que sendo uma velha conhecida do público feirense, repetiu o sucesso do São Pedro de Humildes. A noite foi encerrada com o sucesso do grupo Balão Beijo.

A Comunidade feirense discute nesta sexta e sabádo no Seminário Afrodescente assuntos pertinentes a cultura africana

Igualdade racial, cotas universitárias, intolerância religiosa são algumas das temáticas que serão abobadadas durante o XII Seminário Afrodescendente Portal do Sertão, promovido nesta sexta-feira (9) e sábado (10), no Centro de Universitário de Cultura e Arte (Cuca) . Mais de 200 pessoas estão inscritas no encontro dentre elas estudantes, assistente sociais, representantes de entidades, dentre outros.

Mais de 17 cidades pertencentes ao Portal do Sertão participam do evento. O principal objetivo do seminário é promover uma discussão com a comunidade local focando assuntos pertinentes a cultura africana e suas vertentes. Segundo a assistente social, Liliane Carvalho, o evento é de grande importância porque é necessário fortalecer o movimento negro em Feira de Santana.

“Debates como estes devem acontecer sempre, pois somos iguais independente da raça, credo ou cor. A participação dos estudantes é indispensável para que eles possam contextualizar com aquilo que é vivenciado”, afirma.

Para o participante Gilson Alves, o evento deveria ser realizado sempre. “É muito bom ter um espaço onde as nossas idéias podem ser colocadas sem preconceito e distinção” declara.

Ubirajara de Jesus, afirma que a negritude deve ser respeitada. “Apesar de conquistar alguns espaços sociais atualmente, ainda assim precisamos lutar pelos nossos direitos. A iniciativa é muito válida vai servir para conscientizar um pouco mais a população”, explica.

Neste sábado a abertura do evento está marcada para começar às 8h30 com as palestras sobre musicalidade afro, marketing e mídia, mercado de trabalho, dentreoutras. A diretora do Odungê e Integrante do Movimento Negro, Lourdes Santana será a facilitadora da palestra “Diagnóstico de DST/AIDS no município de Feira de Santana”.

Inaugurado Centro Comunitário da Queimadinha nesta sexta-feira (09/09/2011)

A comunidade do bairro Queimadinha comemora a inauguração do Centro Comunitário do bairro ocorrida nesta sexta-feira (9). No local serão oferecidas aulas de informática, corte e costura, crochê, bordado, tricô, além de serviços de assistência social, assessoria jurídica e consultas odontólogicas.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que o Centro Comunitário trará integração à população, além de oferecer serviços. “O local faz com que a juventude e as crianças, principalmente, possam se inserir, além de conhecer esse mundo moderno da internet”, afirma.

Ele ressalta a importância destes serviços em um bairro carente como a Queimadinha. “É muito importante que a gente atue em bairros onde há conflitos sociais. A Prefeitura está presente e aqui também será celebrado um convênio com a Microsoft, que oferecerá cursos básicos ministrados por monitores da empresa”, ressalta.

O evento foi celebrado com um culto evangélico na Igreja Batista Kairós, que fica localizada ao lado do Centro Comunitário. A inauguração com a participação de moradores e autoridades municipais.

*Com informações do site da Prefeitura de Feira de Santana

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.