Mais um Centro Digital será inaugurado nesta quinta-feira (22/09) em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Levar conhecimento à comunidade através da informática e suas ferramentas é uma das propostas dos centros digitais, mantidos pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Microsoft Brasil. Em breve serão inaugurados novos equipamentos nos bairros, Novo Horizonte, Calumbi e conjunto Nova Esperança. Nesta quinta-feira (22/09/11), a partir das 15h30, será inaugurado o Centro Digital da Rua Nova, e terá a presença do presidente da Microsoft, Michel Levy.

Segundo o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, Cezar Orrico, o município hoje ocupa posição de destaque. “Feira de Santana é reconhecida como a melhor cidade digital do Brasil”, assegura.

Cezar Orrico lembra que Feira de Santana já foi representada em diversos encontros. “O prefeito Tarcízio Pimenta já esteve representando o município em eventos ligados a área tecnológica, tanto no Brasil quanto em outros países, como Estados Unidos”, ressalta.

Feira de Santana já dispõe de 23 centros digitais instalados no Mercado de Arte Popular (MAP), Edifício Mandacaru e em diversos bairros da cidade como, Parque Ipê, Limoeiro, Viveiros, Conceição, Mangabeira, Capuchinhos, Feira VII, Baraúnas, Muchila, dentre outros. Os moradores dos distritos de Jaíba, Jaguara e Matinha também contam com os equipamentos.

Os centros digitais executam 11 projetos voltados para informática, entre eles, Inclusão Digital, Alfabetização Digital, Acessibilidade, Tecnologia nas Nuvens, Manual da Governança Amiga, Habilidades em Tecnologia, Soluções da Microsoft para Educação, dentre outros.

Desapropriados terrenos na Matinha

As duas áreas de terra que impediam a largura padrão da avenida Gil Oliveira, estrada que liga o distrito da Matinha à BR-116 Norte, foram desapropriadas pela Prefeitura de Feira de Santana na semana passada. Os terrenos medem 529.867 metros quadrados e e 113.946 metros quadrados, e pertencem a Chácara Limeira e Posto Jaguar, respectivamente.

Os decretos 8.373 e 8.374 de 12 de setembro de 2011 foram publicados em jornal de circulação local e informam ainda que a publicação só não inclui as áreas de domínio da União que se encontram dentro das linhas demarcatórias e aquelas que já tenham sido objeto de desapropriação amigável ou jurídica.

Após a publicação, informa o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento, Alfredo Rego, os interessados serão informados para adotarem as devidas providências. “Depois disso os proprietários dos terrenos vão receber o pagamento da Prefeitura pela área desapropriada. Este valor é avaliado com base na arrecadação de impostos. Depois a área será liberada para que seja feita a ampliação da pista”, explica Rego.

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Mulheres de diversos segmentos estarão reunidas na próxima quarta-feira (28), durante a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana, para discutir e elaborar políticas públicas voltadas para a construção da igualdade e defesa dos direitos da mulher.

Com o tema “Autonomia e Igualdade para as Mulheres”, a Conferência é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ). O encontro será realizado, das 7 às 17 horas, na Fundação Senhor dos Passos, situada na rua Deraldo Alves Costa, bairro Baraúnas.

Na oportunidade serão levantadas as necessidades locais e apresentadas propostas para elaboração do Plano de Políticas Públicas para Mulheres. “As propostas aprovadas serão defendidas na Conferência Estadual pelas delegadas, que serão eleitas em nosso encontro. Este é um meio para impulsionar que Feira de Santana tenha um organismo direcionado às políticas para as mulheres deste município”, explica a coordenadora do CRMQ, Maria Luíza Coelho.

Serão realizadas palestras sobre o panorama atual das políticas públicas para mulheres em Feira de Santana, saúde das mulheres, autonomia, participação política e poder, prevenção e enfrentamento a violência contra mulher, dentre outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121605 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.