Jornalistas das Américas se reúnem para discutir a cobertura jornalística da migração no 9º Fórum de Austin

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Cerca de 50 jornalistas e especialistas de 20 países da América Latina e do Caribe estão reunidos em Austin, no Texas, Estados Unidos, para o 9º Fórum de Austin sobre Jornalismo nas Américas, entre os dias 8 e 10 de setembro. O tema do evento em 2011 será “Cobertura da Migração nas Américas.

Organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pelos programas para aAmérica Latina e de mídia das Fundações Open Society, o evento será iniciado na quinta-feira 8 de setembro com o painel de discussão “Cobertura da Migração Internacional nas Américas do Norte e Central” e com uma exposição digital de fotografia, chamada “Cruzando Fronteiras nas Américas/Crossing Borders in the Americas”.

O fundador e diretor do Centro Knight, Rosental Calmon Alves, chamou a exposição de “inovadora,” já que as imagens serão apresentadas em telas de plasma, não impressas.

Na sexta-feira 9 de setembro, José Luis Benítez, da Jose Simeon Cañas Central American University(UCA), falará de migração internacional nas Américas e mídia. No sábado, Fabián Sánchez, da organização i(dh)eas, discutirá os problemas do México com a migração, já que muitas pessoas cruzam o país para ir da América Central aos Estados Unidos.

Na sexta e no sábado, as discussões terão como foco a cobertura jornalística da migração, abordando temas como mitos e estereótipos, a reforma da imigração nos EUA e a onda de deportações.

Jornalistas e representantes de organizações de mídia também discutirão iniciativas inovadoras na cobertura da migração internacional. O evento será encerrado com grupos de trabalhos, que irão explorar recomendações para melhorar a qualidade da cobertura da migração nas Américas.

Entre os participantes, representantes de veículos regionais e nacionais e organizações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, EUA e Venezuela. Entre as organizações participantes, estão a Inter American Press Association, os programas para a América Latina e de Mídia das Fundações Open Society, a Aliança Nacional de Comunidades Latino-Americanas e Caribenhas, a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos e a UNITY.

Informações sobre as edições anteriores do Fórum de Austin estão disponíveis nesta seção do site do Centro Knight.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves. Graças a generosas doações da Fundação John S. e James L. Knight Foundation, o centro já ajudou milhares de jornalistas da América Latina e do Caribe.

*Com informações: Knight Center | Por Summer Harlow/NM

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]