Jornal Nacional ganha Emmy por cobertura da ocupação policial do Complexo do Alemão; documentário mexicano também é premiado

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O “Jornal Nacional” (JN) conquistou o primeiro prêmio Emmy Internacional do jornalismo da TV Globo, na categoria “Notícia”, pela cobertura da operação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010, informaram a Folha de S. Paulo e a própria emissora. Em nove anos, o telejornal chegou à final sete vezes, acrescentou o portal G1, que também disponibilizou vídeos do JN.

O “Jornal Nacional” concorreu com produções da RUV Icelandic National Broadcasting Service, da Islândia, da Sky News, do Reino Unido, e da ABS-CBN, das Filipinas, explicou o portal Terra.

Segundo o jornal O Globo, mais de 20 repórteres participaram da cobertura da ocupação do Complexo do Alemão, do cerco policial à reação dos moradores, passando pelas comentadas imagens da debandada dos bandidos. Com um helicóptero e uma câmera muito potente, a emissora transmitiu ao vivo a fuga em massa de traficantes.

Lançado em 1969, o “Jornal Nacional” foi o primeiro telejornal do país a ser transmitido em rede nacional.

Além do telejornal brasileiro, o documentário mexicano “Suposto Culpado”, que discute as deficiências da Justiça no país, também recebeu um prêmio Emmy, na categoria “Jornalismo Investigativo”, noticiou a CNN México.

O filme de Roberto Hernández e Layda Negrete, dois advogados mexicanos, acompanha o julgamento deJosé Antonio Zúñiga, um vendedor ambulante da Cidade do México condenado a 20 anos de prisão por um assassinato que não cometeu.

“Suposto Culpado” já havia conquistado 20 prêmios em festivais internacionais de cinema, mas o Emmy é um reconhecimento ainda mais importante. O documentário foi visto por 2 milhões de pessoas no México, superando o público de filmes vencedores do Oscar, como “Cisne negro” e “O discurso do Rei”, segundo a agência Notimex.

Em março passado, a exibição do documentário chegou a ser temporariamente suspensa pela Justiça.

*Com informações:Knight Center | Por Adriana Prado

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111235 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]