International Herald Tribune também vai cobrar pelo conteúdo online

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois de começar a cobrar pelo conteúdo online do New York Times, em março, a New York Times Co. anunciou que, no outono no hemisfério Norte, lançará um sistema de cobrança pelo acesso ao site do International Herald Tribune, segundo o PaidContent.

Embora os detalhes do funcionamento do chamado paywall do International Herald Tribune ainda não tenham sido divulgados, o sistema de cobrança será diferente do adotado pelo NY Times, acrescentou o PaidContent.

A CEO da NYT Co., Janet Robinson, disse que, no segundo trimestre de 2011, o número de assinantes da versão digital chegou a 224 mil, 12% deles estrangeiros.

No início de setembro, o Boston Globe lançou uma versão paga de seu site – foi a mais recente publicação a começar a cobrar pelo conteúdo digital.

Segundo a revista The Atlantic, a tendência da cobrança pelo conteúdo online não explica apenas pelo faturamento com esse conteúdo – tem a ver com “fazer dinheiro com o velho jornal de papel… Pelo equivalente a um desconto, as pessoas podem ter acesso integral ao conteúdo online e ganhar um jornal impresso. Esse é um bom negócio para os jornais, porque o objetivo principal deles não é ganhar mais dinheiro com a web: é conter a perda de assinantes do impresso que enfrentam desde quando as pessoas começaram a se informar pela internet e, talvez (tomara), até aumentar o número de assinantes do papel”

*Com informações: Knight Center | Por Summer Harlow/AP

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]