Intelectuais apresentam Manifesto pela Comissão Nacional da Verdade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

m manifesto de apoio à criação da Comissão Nacional da Verdade foi lançado por personalidades da academia e do mundo artístico. Nomes como Leonardo Boff, Emir Sader, Marilena Chauí e Fernando Morais estão à frente da iniciativa, que já conta com as adesões dos cantores e compositores Chico Buarque, Caetano Veloso e da cantora Alcione.

Para o deputado federal Emiliano José (PT-BA), o manifesto expressa um amplo clamor da sociedade. “Corresponde a um anseio nacional. Estes artistas e intelectuais estão em consonância com o anseio da sociedade brasileira pela verdade e pelo respeito à memória histórica, pela reconciliação nacional. Segundo o deputado, ” a Comissão da Verdade será um passo adiante na consolidação da democracia no Brasil e os criadores do manifesto estão sintonizados com esta perspectiva”. Emiliano José é ex-preso político da ditadura encerrada em 1985, e autor de diversos livros sobre o tema.

De acordo com o manifesto “a democracia não nos foi dada, ela foi conquistada por uma geração que não se calou diante da opressão. A experiência vivenciada naquele período de repressão marcou vidas e foi capaz de mudar a história, mas ainda não podemos celebrar a democracia se não tivermos pleno conhecimento das violações cometidas nesse passado tão recente”.

Para ser votado ainda esta semana, o PL 7376/10, que cria o órgão, depende da costura de um acordo de lideranças. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, deverá acompanhar a entrega do manifesto ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

Para conferir o manifesto na íntegra, clique aqui.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]