
Inovação Tecnológica
Cinco estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, (CETEB), estão entre os três classificados do país, para concorrer ao Prêmio WEG de Inovação Tecnológica. O projeto visa gerar energia através do esgoto residencial de condomínios. Thiago Souza, Victor Gustavo, Anderson Brandão, Ecson Carvalho e Ramon Bazílio estiveram em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para defender o projeto.
Titulo
Durante o 2º Encontro de Escritores Baianos Independentes – ENEBI, o jornalista Valdeck Almeida de Jesus recebeu o título de “Personalidade de Importância Cultural” pelos relevantes trabalhos em prol da cultura do estado. O ENEBI é uma realização da Fundação Òmnira, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, do CEPA-Círculo de Estudo Pensamento e Ação, APUB-Associação dos Professores Universitários da Bahia, UBE-União Brasileira de Escritores/BA e Art Poesia. O encontro tem a coordenação dos jornalistas e escritores Roberto Leal e Carlos Souza, e aconteceu de 9 à 11 de setembro de 2011, com debates, lançamentos, exposição de publicações de escritores independentes baianos, recital poético, uma palestra e uma mesa redonda por dia.
Helyos
Os estudantes do Colégio Helyos, em Feira de Santana, mais uma vez alcançaram excelentes resultados na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2010 obteve o primeiro lugar na Bahia, na avaliação e nos quatro anos anteriores, ficou entre os dez primeiros no ranking nacional das provas. O Helyos tem 19 anos e possui 800 alunos matriculados no 1º e 2º graus.
Reuniões do PMDB
Mais uma vez reuniu no Hotel Acalanto, em Feira, sob a presidência de Evaldo Martins e a participação de outros membros do diretório, o PMDB feirense, quando foram anotadas as presenças do empresário Wilson Pereira, os advogados Celso Daltro e Moura Pinho, e o sociólogo Ildes Ferreira. Na pauta a formação da chapa proporcional (vereadores) e o imediato ingresso ao partido daqueles que estão filiados a outras agremiações.
Recorde
A Expofeira alcançou este ano como era esperado, a marca de aproximadamente R$ 10 milhões em comércio de animais, implementos agrários e vendas de produtos variados como alimentos, bebidas, artesanato, dentre outros. A programação variada atraiu mais de 250 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de conferir exposição de animais, feira de agronegócios, shows musicais, apresentações culturais, parque de diversões, leilões, praça de alimentação, dentre outros atrativos.
O evento, realizado no Parque de Exposição João Martins da Silva no período de 04 a 11 de setembro, reuniu criadores de diversos municípios da Bahia e de outros estados como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Sergipe e Espírito Santo. A principal fonte de geração de renda durante a mostra agropecuária foram os leilões e a venda direta ao comprador. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, foram gerados aproximadamente R$ 6 milhões com as negociações. Para incentivar a concretização de negócios, o evento contou com a presença de duas instituições bancárias oficiais: Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
Está coluna é publicada nos sítios jornalísticos: