IFBA realiza Semana do Turismo em Valença

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

De 21 e 25 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza a Semana do Turismo, no campus Valença. O tema desta edição éQualificação, Inovação e Criatividade na Atividade do Turismo, com o objetivo de trabalhar uma série de segmentos turísticos inovadores, como por exemplo, o étnico e o de aventura, e a qualidade na realização desses serviços.

O evento também tem o propósito de promover a região de Valença, ao divulgar as manifestações culturais e realizar o 1° Festival Gastronômico da Costa do Dendê, que irá eleger o melhor prato típico da região. Os participantes poderão conferir, além da exposição de trabalhos acadêmicos, palestras, lançamento de livros, minicursos, práticas esportivas livres, city tour, entre outras atrações.

Diversas instituições estão apoiando a Semana do Turismo, como o Ministério do Turismo, Bahiatursa, Secretaria de Turismo do Estado, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação Brasileira de Turismo de Aventura e Ecoturismo, além de órgãos oficiais, entidades de classe, instituições regionais e prefeituras das oito cidades da Costa do Dendê.

Para participar das atividades, é necessária a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e farinha). Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de assistência em Valença. As inscrições podem ser efetuadas através do site http://www.valenca.ifba.edu.br/semanadoturismo, até o dia 10 de setembro.

A Semana do Turismo, realizada desde 2006, surgiu como uma forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, através de atividades que envolvessem gestores públicos, alunos, profissionais, empresários e investidores da área, e a comunidade de Valença. O evento é responsabilidade da Coordenação do Curso de Hospitalidade e Turismo do campusValença.

Programação

No primeiro dia do evento, quarta-feira, as atividades se iniciam às 15h, com o cadastramento. Logo em seguida, haverá apresentações culturais. A abertura solene está prevista para começar às 19h, seguida de Palestra Magna, com o tema Qualificação, Inovação e Criatividade na atividade do Turismo, que será proferida pelo ator e cantor Edd Bala.

No segundo dia do evento, é a vez do 1º Festival Gastronômico da Costa do Dendê, que acontecerá das 8h às 12h. Nesse mesmo dia haverá práticas esportivas livres, entre elas rappel,tirolesa, escalada e slackline; exposições e estandes; apresentações de grupos culturais regionais; mostra de pôsteres de pesquisas científicas e projetos de extensão; degustação de ostras selecionadas e picolés produzidos na região; exposição de Laboratórios Móveis do IFBA, no núcleo avançado de Salinas da Margarida-BA, nas áreas de Informática e Pescados, além de lançamento de livros e minicursos.

Estes últimos iniciam no turno vespertino, às 14h. Entre os assuntos a serem discutidos nos minicursos, que serão conduzidos por profissionais convidados de instituições parceiras, estão oratória, elaboração de roteiros turísticos, inovação e intercâmbio.

A sexta-feira está reservada para o city tour aos principais atrativos turísticos da Costa do Dendê, além da Festa da Saudade. No final de semana a programação será livre.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário