IFBA oferece 350 vagas em Feira de Santana. Última semana para se inscrever no Processo Seletivo 2012

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa do estado da Bahia e a maior cidade do interior nordestino em população. O município faz parte da região industrial do Recôncavo Baiano e se encontra em um dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro-Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades da região. Dessa maneira, destaca-se, em especial, no setor industrial e de serviços.

Agora, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, instituição de ensino pública e com tradição centenária, contempla a cidade com a implantação de um campus. A ação faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende interiorizar o acesso ao ensino profissionalizante.

Até este domingo, 25 de setembro, o IFBA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2012, ampliando as possibilidades de capacitação para o mercado do trabalho. Ao todo são 350 vagas, distribuídas entre os cursos de Edificações, Eletrotécnica e Informática, nas modalidades integrada ao ensino médio e/ou subsequente.

Os cursos da modalidade integrada duram, em média, quatro anos, e conciliam ensino médio com formação técnica. Os subsequentes têm duração média de dois anos, sendo destinados a jovens e adultos que concluíram o ensino médio e pretendem se profissionalizar.

Para efetuar a inscrição, acesse: www.selecao.ifba.edu.br. O valor é de R$30. O pagamento do boleto deve ser efetuado até o dia 26, segunda-feira, em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

O IFBA também oferece vagas pelo sistema de cotas para afrodescendentes, indiodescendentes e demais etnias, além de reservar vagas para os candidatos com necessidades educativas especiais.

Sobre as provas

– Integrada

A prova consiste em 36 questões objetivas com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, além da redação.

– Subsequente

Ao todo são 40 questões objetivas Língua Portuguesa, Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia, além da redação.

Quando? 27 de novembro de 2011

Onde? Os locais de prova serão divulgados no site

Duração? Das 8h às 12h30, totalizando 4h e 30min

Para mais informações, consulte o edital.

Sobre os cursos

O técnico em Edificações desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma, ampliação, reconstrução, recuperação e restauração). Pode atuar em empresas públicas e privadas da área de construção civil, escritórios de projetos e canteiros de obras.

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações; atua no planejamento e na execução de instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Pode atuar em concessionárias de energia elétrica, indústrias em atividades de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

O técnico em Informática está apto a operar e programar sistemas, instalar e diagnosticar redes, administrar e manter hardware e software, além de dar suporte técnico a usuários de computadores, desenvolvendo processos de gerenciamento e produção. Pode atuar em instituições públicas, privadas e terceito setor.

Para mais informações, acesse o guia de cursos, disponível na página eletrônica do Processo Seletivo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]