Governo distribui 490 mil alevinos de tilápia para municípios do Litoral Sul. Secretário discute com produtores demandas de sete cadeias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O município de Camacan, no Território de Identidade Litoral Sul, que está em festa deste o dia 31 de agosto, data do seu 50º aniversário de emancipação, ganhou ontem dois importantes presentes. O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou ordem de serviço para a recuperação da unidade de beneficiamento de pescado da cidade, e fez a entrega de 490 mil alevinos de tilápia para agricultores familiares de sete municípios da região, entre eles Camacan. Os demais são Arataca, Canavieiras, Jussari, Mascote, Pau Brasil e Santa Luzia, cada um com 70 mil. Os alevinos vão povoar barragens e aguadas.O objetivo da ação é dar sustentabilidade à piscicultura.

O secretário autorizou ainda a reforma do frigorífico de Camacan, adequando-o às exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura. Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, foram designados para fazer o levantamento das necessidades.

Os atos aconteceram no segundo dia de realização do projeto Seagri Itinerante, numa reunião que contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas deputados estaduais, vereadores e prefeitos, lideranças políticas, empresariais e sindicais dos municípios do Território de Identidade Litoral Sul, além de representantes das cadeias produtivas da fruticultura, cacauicultura, café, bovinocultura de corte e de leite, apicultura, mandiocultura e piscicultura. O objetivo do encontro foi debater os problemas que afetam estas cadeias e as possíveis soluções.

“Camacan já foi o maior município produtor de cacau da Bahia, e as ações desenvolvidas pela Seagri na região são importante para revitalizar e fortalecer a agropecuária no território”, disse Angela Castro, prefeita do município, reivindicando juntamente com a Câmara de Vereadores a instalação de uma indústria de chocolate. O secretário Eduardo Salles considerou justo o pedido e disse que vai encaminhá-lo à Sedir.

ITINERANTE

Salles explicou que a Seagri Itinerante tem o objetivo de aproximar o governo dos produtores, e verificar in loco as dificuldades de cada território. “Estamos aqui com a secretaria em peso para, em conjunto com os agricultores, com os elos das cadeias produtivas, buscarmos as soluções para os problemas detectados”, disse ele.

Da comitiva do secretário fizeram parte o diretor da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo; diretor de agricultura da EBDA, Marcelo Matos; superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio; superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias; diretor da Suaf, Jeandro Laytynher; diretores da Adab, Rui Leal e Armando Sá, e o diretor da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, Leopoldo Mont’Alverne. Também participaram das discussões os prefeitos Cláudio Dourado, de Ibicui e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia; Jairo Jacques Pinto Loureiro, de Canavieiras, o secretário da Agricultura de Camacan, Amúlio Loureiro, e o deputado estadual Nelson Leal.

O Litoral Sul é um dos nove territórios da cidadania, informou o superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias, explicando que nesta condição é atendido pelo Pacto Federativo. Um convênio celebrado entre a EBDA e o Incra disponibiliza a assistência técnica na proporção de um técnico para cada 100 famílias de agricultores. Esse convênio visa atender a 35 mil famílias em 553 assentamentos do Incra na Bahia. A meta é atender com assistência técnica, em quatro anos, 400 mil famílias na Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]