Governador Jaques Wagner apresenta potencial baiano para empresários portugueses

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O governador Jaques Wagner participa nesta sexta-feira (09/09/2011), em Lisboa, Portugal, de um encontro com 150 executivos e lideranças políticas e empresariais do Brasil e daquele país, onde apresenta as oportunidades de investimentos na Bahia. Promovido pelo jornal português Diário Econômico em parceria com a Ejesa – Empresa Jornalística Econômica S/A, responsável, no Brasil, pelas publicações do Brasil Econômico, O Dia e Marca Brasil, o seminário “Oportunidades de Investimentos no Nordeste” vai reunir grandes empresários e identificar e discutir as oportunidades de investimentos na região.

A apresentação do governador Jaques Wagner para o empresariado português sobre o potencial para investimentos privados na Bahia ocorre no momento em que o Brasil busca estreitar os laços culturais e econômicos com o país luso. Nos últimos anos, o volume de transações comerciais entre os dois países, com destaque, inclusive, para o estado baiano, deu um salto expressivo. O comércio bilateral entre Bahia e Portugal avançou significativamente no ano passado.

Em 2010, a Bahia ocupou a terceira posição dentre os Estados brasileiros que mais exportaram para Portugal, com o incremento das vendas externas de 269,5% em relação a 2009. Com este resultado, o estado baiano foi responsável por 12,1% da participação total das exportações brasileiras. Perdeu apenas para Rio de Janeiro e São Paulo.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior indicam que as relações comerciais entre os dois países vêm crescendo ano a ano, superando, inclusive, o comércio tradicional que o Brasil mantém com outros países da União Européia, como a Espanha. De janeiro a julho deste ano, os negócios entre Brasil e Portugal já movimentaram US$ 1,7 bilhão.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]