Fundação Pedro Calmon oferece programação especial na Festa Literária Internacional de Cachoeira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Entre os dias 11 e 16 de outubro (2011) é realizada a primeira Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontecerá na cidade histórica do Recôncavo Baiano. A Bahia será palco de uma festa literária com autores do Brasil. Serão 33 escritores e 10 especialistas reunidos em mesas de debate e palestras, que enfocarão temas como: crítica literária, heranças africanas e portuguesas, a literatura baiana contemporânea, educação, tecnologia, literatura de humor e pornografia. Para completar, uma grade com seis atrações musicais encerrará as atividades a cada dia da festa. Entre os músicos: Magary Lord, Clécia Queiroz, o grupo BaianaSystem, Samba Suerdick e a Orquestra Rumpilezz

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA, além de apoiar a realização da FLICA, participará do evento com uma programação no Toldo da Palavra, instalação em frente ao espaço culturalPouso da Palavra, criado pelo poeta Damário da Cruz, que também sediará atrações. Entre as diversas atividades, contação de histórias, apresentações musicais e sessões de autógrafos, com destaque para o lançamento do livro O Semeador de Orquestras – História de um Maestro Abolicionista, do jornalista Jorge Ramos que apresenta a biografia do músico cachoeirano, Manuel Tranquilino Bastos (1850-1935), que deixou um notável acervo de mais de 700 composições. O lançamento será no Pouso da Palavra, dia 15 de outubro, às 19h.

Vampiros – Na programação especial da Fundação Pedro Calmon, será realizado no dia 15 de outubro, às 14h, Seminários Novas Letras: Vampiros na literatura e no cinema, com Nancy Vieira, Milena Britto, Mônica Menezes, Vanessa Brasil e Márcio Matos, na Câmara Municipal de Cachoeira. O seminário tematiza as origens da presença de personagens vampirescos em obras literárias e cinematográficas e o recente sucesso editorial de livros como a série Crepúsculo. Dentro dessa temática, será lançado o cordel O Vampiro Apaixonado, de Antônio Barreto, no Toldo da Palavra, dia 13 de outubro, às 18h.

Já no dia 14 de outubro, às 19h, no Pouso da Palavra, uma mesa reunirá escritores dedicados à criação de minicontos. São eles: Carlos Barbosa, Eliezer César, Igor Rossoni, Lidiane Nunes, Mayrant Gallo, Rafael Rodrigues e Thiago Lins. Haverá ainda recitais, oficinas, apresentações musicais e sessões de autógrafos com a participação dos escritores Nádia São Paulo, Vanessa Brasil, José Inácio Vieira de Melo, Alexandre Coutinho, Dalila Machado, Tom Correia e Flamarion Silva.

Toda a programação paralela idealizada pela Fundação Pedro Calmon é gratuita e aberta a todos os públicos. Acesse: www.fpc.ba.gov.br ou http://leituraelivro.blogspot.com/

Programação oficial – O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA e membro da Academia de Letras da Bahia, Ubiratan Castro de Araújo, participará de duas mesas da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica): Paradidáticos e sua Importância para a Educação eAs Primeiras Vilas da Bahia, no dia 12 de outubro, às 10h e às 15h respectivamente.

Na primeira mesa Paradidáticos e sua Importância para a Educação o historiador e os escritores Pawlo Cidade e Silvino Bastos conversarão sobre a importância do livro paradidático, no universo educacional. Na segunda mesa, Ubiratan Castro de Araújo, e o escritor e curador da FLICA Aurélio Schommer falam sobre a memória, fatos e acontecimentos históricos de São Francisco do Conde, Cachoeira, Jaguaripe e outras vilas da Bahia.

O escritor e diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, Mayrant Gallo, terá participação na mesa do dia 15 de outubro, às 10h: “O romance e a grande literatura”. Sob esse tema Gallo, Jorge Araújo e Carlos Barbosa vão discutir a necessidade de conceitos como “talento” e técnica na criação literária.

A FLICA é uma realização da Putzgrillo Assessoria em Cultura e estará rodeada pela paisagem natural do Rio Paraguaçu e pela beleza da arquitetura histórica que fazem de Cachoeira um patrimônio artístico e cultural do Estado.

Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA)

Programação Paralela da Fundação Pedro Calmon/SecultBA

Onde: Município de Cachoeira, no Pouso da Palavra, Toldo da Palavra e Câmara Municipal de Cachoeira

Quando: De 11 a 16 de outubro de 2011

Programação gratuita

E-mail: [email protected]

Site: www.flica2011.com.br

Contato: 71 3116-6923

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9385 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).