Feira de Santana: Vereador denúncia reserva de vagas em UTI do Hospital Geral Clériston Andrade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Lulinha denúncia reserva de vagas em UTI

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), na sessão desta segunda-feira (19), sem revelar nomes, disse que, ontem, ouviu comentários nas instalações da Câmara, durante a sessão solene em homenagem ao aniversário de emancipação política de Feira de Santana, que um deputado feirense tem vagas reservadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), para favorecer pacientes amigos. Segundo o edil, a denúncia já chegou às mãos do presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado José de Arimatéia (PRB).

Lulinha tratou deste assunto após citar um caso de saúde pública, que repercutiu na cidade, ocorrido na última quinta feira (15), onde, Maria Santana Oliveira da Silva se acorrentou em frente à emergência do HGCA, como forma de protesto, porque o seu sobrinho Jucivan Barbosa da Silva, hospitalizado nesta unidade de saúde, necessitava de ir para sala de UTI, visto que teria ingerido uma substância venenosa, popularmente chamada de chumbinho. De acordo com a manifestante, em entrevista à imprensa, duas pessoas que chegaram depois de Jucivan, teriam sido removidas para UTI, situação esta que lhe causou mais indignação.

Na oportunidade, Lulinha mais uma vez reclamou da falta de estrutura do Hospital Geral Clériston Andrade para atender com qualidade a crescente demanda de pacientes e reiterou que a diretora do HGCA, Iraci Leite da Silva, pegou uma “bomba”. “O Clériston é o melhor hospital da região, mas não suporta mais 600 mil habitantes de Feira e a população de mais de 126 municípios. Feira de Santana precisa de maternidades, precisa de um novo hospital regional, precisa de uma ala de queimados ou um Hospital de Queimados. É um descaso do Governo do Estado para com a nossa cidade”, disse.

Em aparte, o vereador Marialvo Barreto (PT) salientou que são cinco deputados estaduais que residem em Feira de Santana e, por conta disso, conforme o petista, a denúncia de que há privilégios no HGCA interessa a todos os feirenses. “Porque pelo o que eu sei da direção do Clériston Andrade, há muito tempo acabou reserva de vaga para alguém em UTI”, declarou, afirmando que não há indicação política para utilizar o serviço.

O legislador José Carneiro Rocha (PDT) declarou ser gravíssima a denúncia de Lulinha. E concordando com as declarações de Marialvo, ele informou que o irmão dele, Adailton Carneiro, que é médico do HGCA, assegurou que a entrada na UTI ocorre de acordo com a situação de emergência dos pacientes. “Eu confio plenamente em Adailton e, por ser meu irmão, ele jamais deixaria de me dizer se realmente há reserva de vaga de UTI. Nessa questão posso confiar plenamente que não existe esse tipo de coisa no Clériston Andrade”, garantiu.

O vereador David Neto (PMN) ressaltou que o Hospital Geral Clériston Andrade tem uma diretora (Iraci Leite) ética e competente que jamais permitiria esse tipo de procedimento na unidade de saúde.

Tourinho destaca aniversário de Feira e critica administração municipal

“Eu quero abraçar, congratular, parabenizar a cidade de Feira de Santana, que ontem completou 178 anos da sua emancipação”, disse o vereador Roberto Tourinho (PSB), nesta segunda-feira (19), em discurso proferido na Tribuna da Casa da Cidadania, enfatizando que, em todos os lugares que chega, tem o imenso prazer de falar bem deste município.

Em sua opinião, Feira de Santana é uma cidade encantadora. “Ficamos numa posição privilegiada no estado da Bahia e no Brasil. Como entroncamento rodoviário, é um município importante para toda a nossa região. E por esse motivo, nós que ocupamos uma posição pública, temos o dever de sempre enaltecê-la”, declarou, salientando que as críticas da bancada de oposição à administração municipal são proferidas em decorrência de fatores que depõem contra Feira de Santana.

“Quando transitamos nas ruas da nossa cidade, em muitas avenidas, com buracos tomando conta, nos entristecemos. Quando nós saímos e observamos o lixo tomando conta dos bairros de Feira de Santana, também ficamos tristes. Quando andamos na zona rural e verificamos o quanto as estradas estão destruídas, abandonadas, sem manutenção, também ficamos abatidos”, afirmou.

Indignado com o governo Tarcízio, Tourinho acrescentou: “desejo que Feira de Santana possa acordar deste pesadelo, deste tsunami que abate sobre nossa cidade, desta destruição. A partir de 2013, quando se instalar um novo governo, ou até mesmo antes, que Feira de Santana volte a ser a cidade dos feirenses e motivo de orgulho para todos nós, uma vez que hoje é, infelizmente, motivo de tristeza, de decepção e de vergonha diante do abandono e do desmando”, desabafou.

Projeto pode garantir cobertura para carro em estacionamentos privados e também nos shoppings e hipermercados

A Câmara de Feira de Santana está apreciando projeto de lei que visa estabelecer obrigatoriedade, para os estacionamentos de supermercados considerados de grande porte (hipermercados), shoppings centers e estacionamentos privados comuns (rotativos e mensais) a dotar de cobertura de pelo menos 70% das vagas destinadas aos seus clientes. O projeto é de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM).

A matéria entrou em discussão na sessão desta segunda-feira (19) mas foi adiada de pauta, a pedido do vereador José Carneiro Rocha (PDT). Pelo debate inicial, promete causar polêmica quando retornar à ordem do dia, ainda este mês. O estabelecimento que não cumprir a lei será notificado para que, no prazo máximo de 30 dias, possa se adequar, estando sujeito a multa de valor equivalente a 20 salários mínimos. Decorridos 90 dias, caso a empresa continue irregular o valor da multa será dobrado, com possibilidade de suspensão das atividades por até 30 dias e cassação do alvará de funcionamento.

O vereador Marialvo Barreto (PT) disse que os estacionamentos comerciais do centro da cidade são feitos através da demolição de antigos casarões com seus pomares. Ele manteria a exigência para os estacionamentos privados e não para os de supermercados.

O autor do projeto disse que em cidades como Aracaju, estacionamentos privados e de supermercados funcionam com cobertura de suas vagas. “Em Feira de Santana, o Atacadão tem cobertura. Na rede G Barbosa, porém, nenhum supermercado da rede tem cobertura”, afirmou. Ele disse que está apenas complementando legislação municipal já em vigor e que trata de uma série de obrigações por parte dos estacionamentos, a exemplo da pavimentação obrigatória de sua área interna, disponibilização de manobristas, entre outras.

O vereador José Carneiro disse que é preciso cautela na apreciação de leis que procuram disciplinar a atividade das empresas. “Os estacionamentos já são responsáveis por danos e até pelo furto de bens que estejam no automóvel do cliente. O cidadão diz que tinha mil reais na carteira e que o dinheiro sumiu. Vai ter que provar”. Outra lei, que obriga os estacionamentos a oferecer uma tolerância de 10 minutos após a “hora cheia”, antes de iniciar a cobrança de um novo período, também é “perigosa”, observa José Carneiro. “Se todos os clientes utilizarem a tolerância, tendência é que os estacionamentos deixem de existir”.

Para o vereador Angelo Almeida (PT), como está proposta a lei não seria cumprida. “A Câmara não pode obrigar que supermercados e shoppings façam cobertura de estacionamento, alterando fachada, projeto, etc”. Em seu entendimento, apenas o estacionamento privado comum pode ser submetido a esse tipo de legislação.

O líder da bancada governista na Câmara, Maurício Carvalho (PR), também entende que o Legislativo não tem competência para obrigar as empresas do ramo de estacionamento a adotar tais medidas. “O empresário até pode ter manobrista, mas não por obrigação”. Disse ainda que não conhece nenhum grande estacionamento que tenha todas suas vagas cobertas.

Vereadores próximos de entendimento sobre projeto que concede meia-passagem para alunos de EAD e cursos técnicos

Está próximo de um entendimento entre os vereadores o polêmico projeto relacionado a benefício de meia-passagem para estudantes de cursos técnicos profissionalizantes e também os de ensino superior à distância. Nesta segunda-feira (19), a matéria entrou em discussão, teve a votação adiada por duas sessões mas está praticamente acordado que será aprovada com alguns ajustes.

Originalmente, a proposta, de autoria do vereador Marialvo Barreto (PT) e subscrita por vários vereadores estabelece que os alunos de cursos técnicos e de ensino superior à distância devem ter direito a 50% da quantidade de meia-passagem garantida, por lei, aos estudantes do ensino médio e fundamental e faculdades presenciais.

O líder da bancada governista, Maurício Carvalho (PR), acata os 50% para estudantes dos cursos técnicos, mas propõe que os alunos do ensino superior à distância devem ser contemplados com 30% da cota em vigor para os que frequentam o ensino fundamental e médio e as faculdades presenciais. Maurício disse que 50% do quantitativo de meia-passagem para o curso de ensino superior à distância é exagero, pois os alunos desses cursos “no máximo frequentam duas vezes a faculdade”.

Para o vereador Angelo Almeida (PT), é um entendimento razoável. “O colega Marialvo faz esforço por esta matéria desde seu primeiro mandato. Acho que a proposta do líder Maurício Carvalho é razoável e acho que devemos acolhê-la”.

O vereador Marialvo Barreto continua defendendo os 50% da cota da meia-passagem para os estudantes do ensino superior à distância. “Aluno de EAD tem a renda mais baixa entre todos os alunos que fazem faculdade privada no país. A grande massa é formada de trabalhadores do comércio, pessoas simples”.

Quanto ao benefício alcançar o aluno que frequenta curso técnico profissionalizante, ele disse que o projeto contempla exclusivamente os estudantes que freqüentam cursos regulamentados e reconhecidos pelo MEC. Os cursos livres, de curta duração, não fazem parte. “A proposta é contemplar as pessoas que cursam enfermagem, patologia, construção civil e outras áreas com o objetivo de conquistar uma profissão e garantir sua sobrevivência”, assinalou.

Câmara aprova por unanimidade, em 1ª votação, projeto que beneficia servidor municipal com folga remunerada na data do seu aniversário

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Feira de Santana nesta segunda-feira (19), em primeira votação, um projeto de lei que pode conceder ao servidor público municipal uma folga remunerada, no trabalho, por ocasião da data do seu aniversário. A proposta, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus, deverá ser votada em segunda e última discussão nesta terça-feira.

A concessão de repouso remunerado para o servidor municipal, em sua data natalícia, não causa despesa para o erário, conforme informou o vereador autor da matéria. Em discurso justificando a apresentação do projeto, ele relacionou várias cidades, a exemplo de Valença, Luiz Eduardo Magalhães e Guarapari, que já aprovaram lei semelhante. “A Comissão de Constituição e Justiça não encontrou nenhuma ilegalidade”, acrescentou.

De acordo com o vereador, na prática, a folga remunerada para o servidor, no dia do seu aniversário, já existe em Feira de Santana. “Algumas repartições municipais concedem o descanso, mas nem todos são contemplados. Às vezes, um superior não vai com a cara do aniversariante e não lhe concede o benefício. Com a lei, todos poderão ser beneficiados”, disse ele.

Frei Cal parabeniza ex-vereador Ildes Ferreira por ter sido selecionado para coordenar programa da ONU

O edil Carlos Alberto Costa da Rocha – Frei Cal (PMDB), em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, informou que o professor e ex-vereador desta Casa Ildes Ferreira, após participar de uma seleção pública com mais de 100 pessoas, foi escolhido para trabalhar em uma consultoria ao programa do Fundo de Desenvolvimento Agrícola, órgão vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU).

O peemedebista disse que se trata de uma ação para coordenar um programa de Gestão do Conhecimento da Região Semiárida do Brasil. O local de trabalho, segundo ele, será no escritório da ONU, na Praça da Sé, em Salvador, onde ficam vários organismos internacionais, dentre eles: o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Em nome da Casa da Cidadania, quero parabenizar a Ildes Ferreira por ter sido escolhido para ocupar um cargo importante na ONU. Ele é ex-vereador de Feira de Santana e ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia. É de uma capacidade muito grande, inclusive quando foi secretário estadual, deixou a sua marca, representou bem a nossa cidade e o nosso estado. Isso é motivo de muita alegria”, declarou Frei Cal, desejando que o professor tenha muito sucesso na nova missão.

Zé Curuca defende reeleição de Tarcízio e agradece a Embasa por ação em Humildes

O vereador José Marques de Messias – Zé Curuca (PSDB), nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana, agradeceu e parabenizou a direção regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em nome do senhor Onias Neto, pela conclusão da rede de abastecimento de água no distrito de Humildes. Segundo o edil, a obra contemplou algumas ruas da localidade, especialmente a Colina das Árvores, e tem 1.700 metros de extensão.

Curuca também parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta e o governador Jaques Wagner pela parceria entre o Município e o Estado, fato que segundo o vereador tem sido decisivo para o desenvolvimento de Feira de Santana. Na opinião dele, a realização de ações em Humildes comprova que o prefeito está trabalhando com muito empenho e dedicação pela cidade.

Ainda de acordo com o legislador, sete ruas do distrito serão beneficiadas com pavimentação asfáltica, sendo elas: rua Elinho e travessa Elinho, no povoado do Doutor; rua Teles; rua São Francisco; ruas Ipanema e Santo Antônio, ambas no conjunto Planolar e rua Sítio Novo, às margens da BR 101, próximo ao posto de combustíveis Coqueiro.

Zé Curuca também anunciou que brevemente o posto de saúde da comunidade do Pau Seco será reformado pelo Governo Municipal e para finalizar declarou que defende a reeleição do prefeito. “O distrito de Humildes nunca foi tão beneficiado e eu já posso dizer neste momento que meu candidato é Tarcízio Pimenta”, concluiu.

Bastinho pede colaboração da imprensa para divulgação da 1ª Semana da Saúde do Homem

O vereador José Sebastião Alves – Bastinho (PRTB), na sessão da Casa da Cidadania, informou que, a partir desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar, está promovendo a Semana de Saúde do Homem, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

O vereador ressaltou que a programação inclui palestras sobre prevenção ao câncer de próstata, alimentação saudável, DST/AIDS, importância da realização de exames preventivos, o consumo de álcool e fumo, entre outros. Além da ação educativa, a Semana irá disponibilizar exames de glicemia, coleta de PSA, aferição de pressão arterial e consulta com urologista.

“Quero aqui pedir à imprensa que divulgue, porque é muito importante esse trabalho que a CMPC trás à Feira de Santana. É uma campanha que nunca aconteceu. É público e notório que há muito mais viúvas do que viúvos, porque o homem se preocupa muito pouco com a saúde, principalmente com a próstata”, declarou, tecendo elogios ao Governo Municipal.

Em consonância com o discurso de Bastinho, o legislador Justiniano França (DEM) parabenizou a iniciativa da Prefeitura e disse que só sabe, exatamente, a importância dessas ações quem já teve pessoas da família acometidas de câncer de próstata por não ter se cuidado anteriormente.

“O trabalho da coordenação do CMPC é bastante relevante, porque tudo que se faz na área de saúde pensa-se apenas da questão da mulher, no entanto, estamos vendo agora ações voltadas também para a saúde do homem, até porque nós homens temos dificuldades de se colocar a disposição para fazer determinados exames, por conta de preconceitos. São ações como essa que vão fortalecer a saúde do homem no município de Feira de Santana”, afirmou.

O vereador José Carneiro Rocha (PDT) também observa que a Semana de Saúde do Homem é uma ação importante. “Entendemos que, infelizmente, os homens não tem se cuidado como as mulheres. É importante que o homem se conscientize de que ele também possui riscos e problemas relacionados à saúde. E essa questão do constrangimento de fazer uma consulta com o urologista, por exemplo, tem sido um dos maiores tabus para o sexo masculino, em Feira de Santana”, pontuou.

Angelo destaca realização da II Conferência Municipal de Juventude

O vereador Angelo Almeida (PT), na manhã desta segunda-feira (19), em discurso na sessão legislativa, destacou eventos realizados no último final semana, no município de Feira de Santana: II Conferência Municipal de Juventude, Congresso da Juventude do PT e plenária na Chácara da Luta.

No que tange a II Conferência Municipal de Juventude, o edil disse que o evento aconteceu, na manhã de sexta-feira (16), no Centro de Cultura Amélio Amorim, com a participação de centenas de jovens e adolescentes que, segundo ele, discutiram e propuseram políticas públicas para a juventude de Feira de Santana. Angelo relatou que lá foram definidos os delegados que vão representar a cidade na Conferência Estadual de Juventude, que por sua vez elegerá os estudantes que vão representar a Bahia, na Conferência Federal, em Brasília. Quanto ao Congresso da Juventude do PT, ele informou que ocorreu, no último domingo, na sede do Partido dos Trabalhadores.

Na sequência, o petista registrou que, no dia do aniversário de emancipação política de Feira de Santana (18 de setembro), o município contou com a presença de vários políticos e lideranças de outras cidades, que se fizeram presentes na plenária na Chácara da Luta, do deputado estadual José Neto (PT), dentre eles: o senador Walter Pinheiro (PT); o secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa; e o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida. Conforme Angelo, Durante a plenária foi reafirmada a pré-candidatura do deputado Zé Neto para prefeito de Feira de Santana.

“Foi marcante para nós, uma energia bastante positiva do Governo do Estado, em trazer para nossa cidade militantes do PT, para construir o debate necessário ao convencimento da sociedade sobre a importância de Feira de Santana estar também incluída no projeto que melhorou e que pode melhorar ainda mais a vida do povo feirense”, pontuou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]