Exposição agropecuária de Itapebi 2011 começa nesta quarta-feira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A XXXIV Exposição Agropecuária de Itapebi e a II Exposição Regional de Artesanato começam amanhã (14) e seguem até domingo (18/09/2011), no Parque de Exposições Luiz Viana Filho, no município de Itapebi, a 558 quilômetros de Salvador. Os eventos acontecem paralelamente e prometem movimentar os municípios de Itapebi, Itabela, Itagimirim, Guaratinga, Belmonte, Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz.

O escritório local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), faz parte da comissão organizadora do evento e fará uma demonstração das ações desenvolvidas, na região, com a exposição de tecnologias agrícolas, dos serviços e programas agropecuários oferecidos aos agricultores familiares, e das principais culturas regionais, como mamão, abacaxi, banana e coco.

No estande da EBDA, os visitantes também poderão conferir o artesanato de Belmonte e de Ponto Central, distrito de Santa Cruz Cabrália, feito de piaçava, com assistência técnica da empresa. “Vamos mostrar o que a nossa região tem de melhor neste segmento agropecuário e não-agrícola, que cresce ano após ano. Será um grande evento e esperamos um público recorde”, disse Luiz Reis, chefe do escritório da EBDA de Itapebi.

Outra atividade programada é a assinatura de contratos entre os agricultores familiares assistidos pela EBDA e o Banco do Nordeste, através de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para beneficiar 23 agricultores familiares da Associação Comunitária Agrícola Cosme e Damião, de Itapebi.

Essa ação acontecerá, na presença do secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, que participará da exposição, junto com o Projeto Seagri Itinerante, o qual tem como objetivo aproximar a Seagri do agricultor familiar, em busca de soluções para as demandas das principais cadeias produtivas, da região.

Além dos tradicionais leilões de bovinos e eqüinos, também faz parte do evento a atividade Dia de Campo, que acontecerá na Fazenda Esmeralda, em Itapebí, com palestras sobre Recuperação de Pastagens; Contabilidade para Atividades Rurais; e Trabalhos de Melhoramento Genético em Bovinos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108845 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]