
Como a literatura de ficção, apreendida numa abordagem comparativista, pode ajudar na formação de uma cultura de paz ao possibilitar o conhecimento de outras culturas? Para tentar encontrar respostas para estas e outras questões é que se reunirão, para a troca de experiências, pesquisadores de várias partes do mundo, no período de 7 a 10 de dezembro de 2011, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), dentro das atividades do “9º Seminário da Francofonia: vozes e imagens da diversidade” e do “1º. Colóquio de Literatura Comparada e Diversidade Cultural”.
Segundo o professor doutor Humberto Luiz de Oliveira do departamento de Letras da Uefs, um dos integrantes do comitê científico responsável pelos eventos, “as discussões pretendem evidenciar o extraordinário poder da literatura na difusão e da disseminação de ideias, sobretudo na formação de uma nova mentalidade, nos meios escolares e acadêmicos”. E conclui: “desta maneira, tem sido através da literatura que se difundiram e se fixaram, no imaginário cultural, os valores definidores de uma cultura”.
O Seminário da Francofonia e o Colóquio estão sendo organizados pelo Núcleo de Estudos em Literaturas e Culturas franco-afro-americanas e pelo curso de especialização Vozes da Francofonia em Língua Francesa e Literaturas Francófonas da Uefs. Pesquisadores de instituições e universidades européias, africanas, da América do Norte e brasileiras estarão envolvidos nos debates, oficinas, mini cursos, conferências e mesas redondas, em quatro línguas (francês, inglês, português e espanhol). Informações detalhadas podem ser obtidas pelo e-mail: humbert_oliveira@yahoo.com.br.