Espetáculo Casa Velha da Ponte estreia em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
espetaculo-casa-velha-da-ponte-estreia-em-salvador
espetaculo-casa-velha-da-ponte-estreia-em-salvador

espetaculo-casa-velha-da-ponte-estreia-em-salvadorAmantes da cultura, da música e da poesia brasileira poderão apreciar Casa Velha da Ponte, um espetáculo de dança inspirado na obra de uma das maiores poetisas de Língua Portuguesa do século XX: Cora Coralina. As apresentações acontecem entre os dias 23 e 25 de setembro, a partir das 20 horas, em Salvador, no Teatro dos Correios, no bairro da Pituba. O elenco conta com a presença da atriz Tina Tude, dos bailarinos da Companhia By La Dança e da Banda de Boca. Os ingressos podem ser trocados no local por 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica. O projeto e o roteiro, idealizados e escritos pela editora, produtora e escritoraMárcia Tude, diretora da editora Livro.com, venceu o edital cultural dos Correios e conta com a chancela do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Elementos da dança contemporânea, da literatura, da música e do teatro se encontram no espetáculo. A miscelânea artística terá a dança como elemento principal, encabeçada pelos bailarinos da Companhia By La Dança, sob o comando da diretora artística e coreográfica Luciana Tude. A apresentação musical fica por conta da Banda de Boca, que encantará a plateia com músicas executadas sem instrumentos, apenas com a voz. A atriz Tina Tude fará uma intervenção poética entreatos.

espetaculo-casa-velha-da-ponte-estreia-em-salvadorCora Coralina e a Casa Velha da Ponte

Cotidiano com simplicidade e desapego, assim é a poesia da goiana que nasceu e cresceu na Casa Velha da Ponte. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida como Cora Coralina, vendia doces e frutas para sobreviver. Ela nasceu em 1889 e morreu em 1985. Sua primeira obra, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, só foi publicada em 1965, aos 75 anos.

O projeto visa mostrar a obra desta poetiza ao público baiano, através da dança contemporânea, acoplando elementos da literatura, onde a poesia feminina é uma das grandes vertentes, e da música, elo que multiplica e evidencia o hibridismo do trabalho. Para compor o espetáculo, além de poemas e textos extraídos dos livros Estórias da Casa Velha da Ponte, Vintém de Cobre, Meu Livro de Cordel e Melhores Poemas de Cora Coralina, serão usados elementos que fizeram parte da vida de Cora, como as máquinas datilográficas e os tachos de doce. Baseada nos escritos, a equipe de bailarinos do By La Dança retrata, nos seus movimentos, os elementos que Cora utilizava para se inspirar e produzir.

Este foi o único projeto selecionado na Bahia, pelos Correios, na categoria artes cênicas (dança). Ao integrar as artes, a montagem propõe levar a plateia à compreensão e conhecimento da obra de Cora Coralina de forma lúdica, apresentando à população a relação entre a linguagem e o tom coloquial da obra da poetiza, demonstrando as conexões existentes entre o falar baiano e a poesia da autora.

SERVIÇO:
Evento: Espetáculo Casa Velha da Ponte.
Data e horário: 23, 24 e 25 de setembro, a partir das 20 horas
Local: Teatro dos Correios, Av. Paulo VI, 190, Pituba – Salvador (Bahia).
Valor: 1kg de alimento não perecível.
Mais informações: (71) 3379-9531

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113733 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]