Escolas da rede municipal em Feira de Santana são premiadas pelo Instituto Faça Parte em parceria com o MEC. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Escolas do município premiadas pelo MEC

Com o intuito de identificar, fortalecer e reconhecer escolas brasileiras que desenvolvem projetos solidários, o Instituto Faça Parte em parceria com o Ministério da Educação (MEC) premiou cinco escolas de Feira de Santana, sendo que duas fazem parte da rede municipal de ensino. As unidades de ensino Comendador Jonathas Teles de Carvalho, localizada no bairro Conceição II e Gente Miúda, no Jardim Acácia, receberam o “Selo de Escola Solidária” 2011.

As inscrições para concorrer ao prêmio do Projeto Selo de Escola Solidária são realizadas a cada dois anos em todo país. A Escola Comendador Jonathas Teles de Carvalho, que possui 1200 alunos matriculados, ganhou o prêmio pela segunda vez. Segundo a coordenadora do projeto Massia Katiane Aragão, o projeto contou com a participação de mais de 300 alunos do Ensino Fundamental.

“O projeto apresentado ‘Diversidade Sim, Desigualdade Não’ trabalhou com a inclusão social no ambiente escolar desenvolvendo atividades em equipe para que os efeitos do preconceito como o bulling, por exemplo, venha ser minimizado tanto na escola como na sociedade”, ressalta.

A Escola Gente Miúda apresentou o Projeto “Escola na Avenida” que levou centenas de alunos para a avenida em comemoração ao Dia da Cidade, festejado no dia 18 de setembro. Além do desfile, os alunos desenvolveram pesquisas, debates, produções de texto e dramatizações sobre a história do município.

Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os estados brasileiros.

Recuperação de mais postos de saúde

Cinco postos de saúde vão ser reformados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). A primeira unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) a receber os trabalhos de recuperação, ampliação e pintura será a do povoado de Alecrim Miúdo, no distrito da Matinha, nesta sexta-feira (30/09/2011), às 7h30.

O posto do Alecrim Miúdo atende em torno de 80 pacientes, de segunda-feira a sexta-feira. São oferecidos atendimentos de pré-natal, hiperdia, puericultura, consulta com nutricionista, serviços de vacinação e curativo. E nesta quinta-feira (29/09/2011), cerca de 40 idosos do povoado participaram de atividades educativas, café da manhã e palestras no posto, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, neste sábado (1º de outubro).

Moradora do povoado, a doméstica Madalena Soares afirma que a reforma e ampliação da unidade de saúde é muito necessária. “O prédio do PSF é pequeno e precisa de mais salas. Todos os dias temos uma grande procura por atendimento médico na unidade”, declara. A obra vai ser executada pela Construtora Lima e Silva.

Na terça-feira (4), às 7h30, o Governo Municipal dará início a recuperação e pintura do posto situado na Travessa Santo Antônio, s/nº, bairro Pampalona. O lançamento das obras continua na quarta-feira (5), às 7h30, na Policlínica do bairro Parque Ipê, localizada na rua Rodolfo Valentim, 126. Já esta unidade vai receber pintura e recuperação na estrutura física.

Dando continuidade aos trabalhos, a Prefeitura de Feira de Santana inicia, na quinta-feira (6), às 7h30, a recuperação e pintura do posto do conjunto Oyama Figueiredo, situado na Travessa Joviniano Santana, s/nº. Em seguida, às 8h30, o prefeito Tarcízio Pimenta autoriza a obra do posto do bairro Sítio Matias, na Travessa Vespasiano, s/nº.

A recuperação e pintura das quatro unidades de saúde localizadas na sede do Município totaliza um investimento no valor de R$ 41.766.61 e será desenvolvida pela Construtora Teixeira Bastos.

Amostra Cultural na Semana do Idoso

A 9ª Semana do Idoso segue até este sábado (1° de outubro) com vasta programação proporcionando lazer e diversão ao público da melhor idade. Nesta quinta-feira (29), integrantes de diversos grupos de terceira idade participaram da Amostra Cultural no Centro de Cultura Maestro Miro.

Durante o evento foi realizado o desfile com o tema “As flores da primavera”. Para a aposentada Maria José Soares da Cruz, de 72 anos, a atividade foi uma oportunidade para os idosos demonstrarem a alegria de viver. “Algumas pessoas acham que desfile é só para jovens modelos. Hoje vestimos belas fantasias para mostrar que, assim como os jovens, nós estamos esbanjando alegria, disposição e vitalidade”, afirmou.

Representante da Paróquia Santo Antônio, no bairro Capuchinhos, a aposentada Maria José Carvalho, aos 73 anos, desfilou fantasiada de baiana e arrancou aplausos da platéia. “Estou orgulhosa em ver todos os meus amigos buscarem mais qualidade de vida com a prática de atividades físicas e culturais, que proporcionam alegria e contribui para termos vida longa”, declarou.

O sucesso da 9ª Semana do Idoso, que este ano tem como tema “Sou feliz com a idade que tenho”, foi destacado pela coordenadora do Centro de Convivência Isa e Almerinda, Rita Maia. “Eventos como este devem ser realizados sempre para contribuir com a inclusão social e autoestima das pessoas da melhor idade. Com certeza, os idosos se tornam mais felizes com a idade que têm recebendo atenção e carinho”, avalia.

A programação segue com tarde dançante, nesta sexta-feira (30), no Feira Tênis Clube, a partir das 14 horas. E no sábado, o encerramento será marcado com caminhada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).

Melhorias no Centro de Abastecimento de Feira de Santana

As intervenções da Prefeitura Municipal no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, principal entreposto comercial da região, seguem em ritmo acelerado. O serviço de pavimentação asfáltica já foi concluído na parte superior do equipamento e até o final de semana deverá contemplar toda a área de estacionamento.

As obras foram fiscalizadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quinta-feira (29). Ele destacou as ações do Governo Municipal visando a revitalização do entreposto comercial. “São vários serviços que estão sendo executados simultaneamente no Centro de Abastecimento para que possamos dar melhores condições aos consumidores e comerciantes”, assegura.

As intervenções são desenvolvidas por uma comissão especial composta pelas Secretarias Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Serviços Públicos (SESP), Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI) e Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV).

Além do recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nas áreas de estacionamento, o serviços incluem: criação de estacionamento para motocicletas, substituição das caçambas de coleta de lixo, relocação de feirantes, drenagem, limpeza, capinação e poda de árvores, eficientização da iluminação, projeto de paisagismo moderno, demarcação de áreas para carga e descarga de mercadorias, dentre outras.

O comerciante Izidoro Vieira destacou positivamente as ações no entreposto comercial. “Trabalho aqui no Centro de Abastecimento há 20 anos e nunca vi tantas obras sendo feitas aqui ao mesmo tempo. Tudo está ficando muito bonito e dando uma nova cara ao local. O prefeito está de parabéns em demonstrar essa preocupação com o nosso centro”, salientou.

Iniciada pavimentação no Pampalona

Os moradores do bairro Pampalona acompanharam na manhã desta quinta-feira (29/09/2011) o início das obras de pavimentação de três vias da localidade. O calçamento a paralelepípedo foi iniciado nas ruas Jaçarandi e Nova Canaã, além da 2ª travessa Jaçarandi. O serviço foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Ele destacou os investimentos do Governo Municipal naquela região da cidade. “Estamos atendendo a solicitação da comunidade e iniciamos a pavimentação destas ruas. Vamos patrolar também outras vias solicitadas, sempre buscando proporcionar boas condições de tráfego para as pessoas”, pontuou Tarcízio.

O prefeito também lembrou outras intervenções que estão sendo feitas. “Nesta região da cidade temos a Praça Sítio Novo, que está sendo totalmente reformada e será um dos mais bonitos equipamentos públicos da cidade, e as ruas Aeroporto e Paraisópolis, que estão recebendo asfaltamento”, enumerou.

Tarcízio anunciou ainda o início de obras em outros bairros da cidade. “Vamos iniciar o calçamento da rua Pax, no bairro 35 BI, nesta sexta-feira vamos iniciar a recuperação do Posto de Saúde da Família do Alecrim Miúdo, que irá beneficiar os moradores da Matinha e toda aquela região, dentre outras obras. O trabalho não pára e a população é quem mais ganha com isso”, destacou.

As obras no bairro Pampalona vão resultar em 2.798 metros quadrados de pavimentação e estão sendo executadas pela Construtora Lima e Silva, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura. Os investimentos envolvem recursos da ordem de R$ 161.500,00.

Também acompanharam o início dos serviços os secretários José Pinheiro, de Desenvolvimento Urbano, e Gilberto Ruy, de Habitação, além dos vereadores David Neto, Luiz Augusto de Jesus e Otavio Joel de Araújo.

Pavimentação da Praça dos Despachantes

A Praça dos Despachantes, situada no conjunto Jomafa, irá receber pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A intervenção na via foi autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quinta-feira (29/09/2011). O início do serviço também foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

A obra é uma antiga reivindicação dos comerciantes e pessoas que trabalham no local. “Esta região da cidade está recebendo muitas intervenções nos últimos dias, como a pavimentação asfáltica da Rua A, em breve vamos iniciar as obras da rua Lopes Rodrigues, e agora atendendo a solicitação e urbanizando a Praça dos Despachantes”, destacou.

O prefeito também observou a importância das intervenções para a trafegabilidade na região. “Temos nos preocupado em investir nesses corredores de tráfego com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos nas regiões centrais da cidade. A rua Lopes Rodrigues, por exemplo, vai ligar o Jomafa à avenida Presidente Dutra e o bairro Santa Mônica. Se tornará uma alternativa para desafogar o trânsito”, considera.

Para Bruna Gomes, funcionária de uma emplacadora que funciona no local, as obras de asfaltamento da Rua A e da Praça dos Despachantes resultará em melhorias significativas. “Os clientes já reclamavam há muito tempo das condições da rua, principalmente depois das obras de esgotamento, e agora até o visual da nossa praça vai melhorar”, frisou.

Centro Digital da Rua Nova inicia matrículas

Mais de 100 moradores do bairro Rua Nova já se inscreveram nos cursos de informática que serão oferecidos gratuitamente no Centro Digital do bairro. Além de noções de informática, a comunidade vai ter acesso à internet através dos 30 computadores instalados.

O equipamento foi entregue pelo Governo Municipal no último dia 22, em parceria com a Microsoft do Brasil, e visa atender moradores de baixo poder aquisitivo. As aulas serão ministradas nos três turnos e os interessados em participar devem inscrever-se no local, munidos de xerox do RG, CPF e Comprovante de Residência.

A moradora do bairro, Lucicleide Santos, já inscreveu o filho de 10 anos no Centro Digital. “Esta é uma excelente oportunidade para ele aprender informática ainda criança. Estou muito feliz em inscrever meu filho no Centro Digital”, afirma.

Quem também garantiu a inscrição foi Leide Daiane Félix. Ela diz que matriculou a família toda. “O Centro Digital proporciona aprendizado para muitas pessoas que não têm condições financeiras de pagar um curso profissionalizante e garantir uma capacitação para disputar uma vaga no mercado de trabalho”, declara.

A dona de casa Elisete Oliveira Mendes afirma que tem computador em casa, mas precisa aprimorar seus conhecimentos. “Hoje há uma necessidade de aprendermos, pois tudo é digitalizado e depende do conhecimento na área de informática”, reconhece.

Feira de Santana já dispõe de 23 centros digitais instalados no Mercado de Arte Popular (MAP), Edifício Mandacaru e em diversos bairros da cidade como, Parque Ipê, Limoeiro, Viveiros, Conceição, Mangabeira, Capuchinhos, Feira VII, Baraúnas, Muchila, dentre outros. Os moradores dos distritos de Jaíba, Jaguara e Matinha também contam com os equipamentos.

Os centros digitais executam 11 projetos voltados para informática, entre eles, Inclusão Digital, Alfabetização Digital, Acessibilidade, Tecnologia nas Nuvens, Manual da Governança Amiga, Habilidades em Tecnologia, Soluções da Microsoft para Educação, dentre outros.

Acolhimento pedagógico voltado à Atenção Básica

Profissionais que atuam na Atenção Básica da rede de saúde municipal de Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Rafael Jambeiro e Conceição do Jacuípe estão participando do Acolhimento Pedagógico, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, através do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde, e 2ª Dires.

Nesta quinta-feira (29/09/2011) acontece mais um encontro, das 8h às 17h. Eles são direcionados para enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, recepcionistas e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos quatro municípios e estão sendo realizados na Faculdade Anísio Teixeira. Na ocasião são discutidos temas como Tendências Pedagógicas, Políticas de Saúde, Determinantes Sociais, Controle Social, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde, Eulália Aparecida Soares, o Acolhimento Pedagógico é uma proposta que se soma ao processo de qualificação da Estratégia Saúde da Família. “O objetivo é receber os trabalhadores com a perspectiva da significação dos conceitos, e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Básica a partir do cotidiano das suas equipes”, ressalta.

São facilitadores no Acolhimento Pedagógico os profissionais da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana e da 2ª DIRES envolvidos no Curso de Especialização em Saúde da Família com ênfase nas Linhas de Cuidado. O próximo encontro ocorrerá no dia 13 de outubro, das 8h às 17h.

Água encanada e energia para mais famílias

Dezenas de famílias que residem no distrito de Humildes puderam abrir as torneiras de suas casas pela primeira vez, nesta quarta-feira (28/09/2011), e receber água potável para beber e realizar as atividades domésticas. A melhoria relevante na prevenção de doenças e higiene pessoal foi possível através da parceria firmada entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

E para celebrar a promoção da saúde e melhor qualidade de vida às 70 famílias das ruas Colina das Árvores, Flor de Cactos, Fernando Alves, Recife, Flor de Lins, José Francisco, Maria Barbosa e Aurelino da Hora, o prefeito Tarcízio Pimenta entregou o serviço na noite desta quarta-feira, nas diferentes ruas contempladas.

Foram 1.450 metros de rede de água, conforme o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes. Para a moradora local e artesã, Dilma Lopes, a distribuição de água tratada melhora a vida da população consideravelmente. “Uma família sem água não faz nada. Quando não há água encanada é preciso se virar com poço, carro pipa ou de qualquer outra forma, mas é tudo mais difícil”, observa.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta assegurou que vai continuar desenvolvendo estas ações e agradeceu a Embasa pela parceria. “Já pensou se vocês continuassem com água do poço ou precisassem buscar outros meios para ter água em casa? É por nos preocuparmos com vocês que tivemos coragem de vim trabalhar por essa terra. Ainda vamos fazer muito mais”, declara.

Segundo o gerente regional da Embasa, Onias Neto, a água tratada é um benefício que significa saúde, menos doenças e crianças sadias. E é justamente por motivos como este, diz ele, que a Embasa tem ofertado esta melhoria a cada dia, disponibilizando-a para outras localidades na medida do possível.

O vereador José Marques de Messias, por sua vez, lembrou que outros governantes realizaram a medição das ruas para executar o serviço, mas não deram início a obra. “Só agora conseguimos este benefício. Quem ganha com isso é a comunidade, também contemplada com policlínica, ginásio de esportes, pavimentação de sete ruas nos próximos dias e tantos outros serviços”, relembra.

Dentro de 15 dias, segundo o secretário de Agricultura, começa a obra de extensão da rede de água na comunidade Lagoa do Mendes, também situada no distrito. As comemorações também incluíram a instalação de 12 novos pontos de iluminação, entre poste e braço de luz, nas ruas Fernando Alves, Flor de Lins e Aurelino da Hora, localizadas em Humildes.

A entrega dos serviços também contou com a presença dos vereadores Antônio Francisco Neto, Alcione Cedraz, Eremita Mota e David Neto, secretário municipal de Comunicação Social, Fabrício Almeida, e superintendente municipal de Trânsito, Denílson Santiago.

Festival de Filarmônica nesta quinta-feira (29/09)

Visando estimular o resgate das filarmônicas e incentivar o aprendizado musical, Feira de Santana sedia, a partir desta quinta-feira (29/09/2011), o 1º Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão. O evento, promovido pela Fundação Senhor dos Passos através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, com recursos do programa Pró-Cultura Esporte da Prefeitura de Feira de Santana, acontece até 1º de outubro com a participação de grupos de seis municípios.

Para o presidente da Fundação, Carlos Brito, as sociedades filarmônicas tiveram participação marcante na história musical de Feira de Santana e cidades do interior. “As filarmônicas estão vivas, lutando para sobreviver. O Festival tem a finalidade de promover o resgate destes grupos além de estimular os jovens a buscarem na música uma profissão, uma forma de se manter longe das drogas, sair do ócio e trazer para a atualidade essa cultura tão bonita”, destaca Brito.

Na primeira noite do Festival haverá apresentação das Filarmônicas Euterpe Feirense (Feira de Santana) e 25 de Dezembro (Irará). A programação segue nesta sexta-feira (30) com apresentação da Filarmônica Lira Sangonçalense, do município de São Gonçalo dos Campos, e Filarmônica 19 de Março, de Santo Amaro da Purificação. A Filarmônica Lira Ceciliana, de Cachoeira, e Filarmônica Terpsícore, do município de Maragogipe, encerram o festival no sábado.

As apresentações acontecem no Centro Comunitário Ederval Falcão, bairro Baraúnas, sempre às 20 horas. O ingresso é um quilo de alimento. Os donativos serão doados para as instituições carentes da cidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111132 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]